por Eliezer Rodrigues
“Transformaste meu pranto em dança; tiraste minhas roupas de luto e me vestiste de alegria” (Salmos 30.11 – versão NVT)
Deus é bom demais, Salmos capítulo 119, versículo 162 diz: “Alegro-me em tua Palavra”. Antes de vir para o Verbo da Vida, eu passei por 8 denominações, até mormon eu já fui, mas nenhuma delas me ensinou sobre alegria, me lembro que quando os pregadores comprimentavam a igreja seriamente e diziam com voz muito séria: “Estou aqui explodindo de alegria”, para mim isso era alegria. Então, um dia eu fui em um evento com Brad Flook em Natal e ele já entrou tremendo e verbalizando “ha ha ha ha ha”, eu não conhecia a Palavra e nós fomos convidados para aquele evento e o povo caia, ria, haviam pessoas orando em línguas e o que me deixou mais encabulado é porque tinham pessoas rindo. Era um ginásio e Brad Flook ia por blocos passando e gritando “Recebam!!” e as pessoas iam caindo. Lembro-me de falar com minha esposa, Geórgia: “Cuidado com esse negócio aí! Porque o cair é do homem”, havia uma coluna perto de mim e eu me agarrei a ela pra não cair. Quando o ministro chegou em nosso bloco e falou ““receba!!!”, havia uma senhorinha perto de mim e ela gritou e caiu como quem tinha levado uma descarga de 10 mil volts. Ela caiu olhando para mim e a chapa dela estava folgada e eu fiquei com medo dela agarrado ao pilar e olhando para ela e ela rindo com a chapa folgada balançando, eu comecei a repreender: “Sai em nome de Jesus, saia dela pomba gira…” e ela apenas ria mais.
Eu fiquei com muita raiva daquele culto e fui chamar a minha esposa para ir embora, ela, já muito mais solta do que eu estava lá embaixo na unção e, então, eu não podia mais ir para casa, afinal, como eu levaria minha mulher daquele jeito? Com raiva, decidi ir para fora, havia um jardim lá fora e eu fiquei com os grilos “cri, cri, cri”. Quando o culto terminou, lá vem Geórgia andando igual ao Brad Flook, se tremendo e soprando. Nós fomos para casa e ela disse:
– “Amor, eu gostei demais desse culto” e eu respondi:
“Deus me livre, eu não vou mais para um culto desse não, não tem como isso ser de Deus. É um cai cai daqui, umas risadas, o pregador se tremendo” Mas ela disse que recebeu algo muito bom lá. E eu disse a ela que iríamos, mas chegaríamos atrasados para ficar perto da porta se precisasse ir embora.
Brad Flook entrou e disse: “Eu não sei o porquê, mas o senhor me mandou fazer a mesma coisa de hoje”. Eu comecei a implorar a Geórgia para irmos embora e ela para ficarmos. Contudo, no dia anterior, Brad Flook havia ido por blocos e nesse ele pediu para todos ficarem em pé e gritou para receberem. Todos receberam e caíram igual efeito dominó, Geórgia me “traiu” caiu de novo com o Espírito Santo (risos) e eu fiquei olhando para ela com raiva e, quando me virei, estavam só o pregador e o pastor da igreja em pé olhando para mim e eu pensei “será que estão olhando para mim mesmo?”, mas só havia eu em pé. O pastor virou-se para mim como quem começava a ficar com raiva, bufando… Me veio um medo e ele veio andando em minha direção, Brad Flook veio junto atrás e falou: “Deus vai libertar você da religiosidade” (com o sotaque dele americano).
Eu levantei as mãos cinicamente dizendo que recebia apenas para não ficar por fora. Brad Flook falou: ”Então decide agora!!” e levou a mão na minha cara e hoje eu prego sobre esse tema que eu mais criticava.
“alegro-me em tua palavra como quem descobre um grande tesouro” (Salmos 119.162)
“Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente. (Salmos 16.11)
Se eu não tivesse encontrado essa Palavra, se eu e minha esposa não tivéssemos encontrado o Centro de Treinamento Bíblico Rhema, eu confesso a vocês que eu não sei onde eu estaria. Meu pai foi embora quando eu tinha 8 anos de idade, eu morava com a minha avó e meu avô e eu pensava em Deus como alguém de cara feia. Minha primeira Conferência de Ministros Verbo da Vida foi em 1999, o pastor Marquinhos e Iara me convidaram para ir e eu respondi que não queria, porque dava muita briga nessas conferências, mas é porque na minha outra igreja era assim. Então, o pastor Marquinhos me explicou que não era assim no Verbo e eu fui. Eu nasci em um lar cristão, morei com a minha avó e meu avô, meu avô foi um grande evangelista, meu avô não sabia ler, mas quando ele abria a Bíblia ele lia, nesse lar com um Evangelista eu vi muitos milagres, paralíticos andando, mortos sendo ressuscitados, vi muitos milagres. Ainda assim, quando eu cheguei no Verbo da Vida eu fiquei escandalizado com os risos, era um tal de “hahaha” pra cá, “hahaha” pra lá… mas algo que eu observei é que todos os ministros estavam totalmente compenetrados e mergulhados ali. Sabe, essa é a essência do Verbo da Vida, temos a Palavra Revelada, temos a oração e temos o mover do Espírito, nós temos o riso da fé! Foi através dessa experiência que eu tive a alegria do Senhor, que eu fui curado, que eu avancei…
Tudo o que eu e minha família temos conquistado tem sido rindo no espírito, dançando no espírito, nos alegrando no Espírito. Um dia eu disse a Deus: Senhor, eu quero um prédio maior para a igreja, mas estou sem dinheiro”, e Deus me levou para a passagem em Isaías capítulo 55.1: “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”. Deus falou comigo: “Você paga quanto pra rir?”. Vou lhe dizer algo, quem está crendo, está alegre, não tem como uma pessoa estar crendo com cara de maracujá murcho. Quando você se converteu, a Bíblia diz que até a sua tristeza se converteu em alegria. Você não é mais um portador de tristeza, mas é um portador de alegria e onde você chegar eu quero lhe dizer que você é um portador de alegria é o que Salmos 30.11 nos confirma:“Transformaste meu pranto em dança; tiraste minhas roupas de luto e me vestiste de alegria”. O irmão Hagin diz o seguinte: “A Palavra de Deus vai funcionar para você quando você se empolgar com ela”. Se você não está empolgado com a Palavra, você não vai chegar muito longe não. Se a sua boca não move você, ela nunca vai mover uma montanha. Sua fé precisa lhe animar e lhe levantar para que você rompa e viva coisas em Deus que nunca viveu, para que você conquiste novas vitórias. Quando o diabo lhe disse que não dá, diga: “eu já sei, eu tenho a resposta no meu espírito, a Palavra diz que eu já sou vencedor sobre todas as coisas, eu vou rir com o Senhor”. Deus deseja que você se alegre com a Palavra como se você tivesse acabado de receber um milhão de reais em sua conta. Isso é fé.
*Trechos da mensagem do dia 15 de julho de 2022, na Conferência de Ministros Nordeste.
1 Comentário
Eu ri tanto lendo essa mensagem. Eu quero me sentir assim 😅🤣 sou cristã mas não experimentei essa alegria dessa forma.