“Então disse Moisés a Deus: Eis que, quando for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós, e eles me disseram: Qual é o seu nome? que lhes direi? E disse Deus a Moisés: Eu Sou O Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós” (Êxodo 3.13).

Moisés iria falar para os filhos de Israel. E é interessante, porque as pessoas já deveriam saber quem era Deus. Ele se apresenta assim a Moisés, porque é assim que Ele quer ser lembrado: como o ‘’Eu Sou’’. 

Sabe, queridos, Deus não quer ser lembrado como o ‘’Eu era’’, como o ‘’Eu vou ser’’, mas, sim, como o ‘’Eu Sou’’. Ele não quer ser apenas o Deus dos nossos pais, ou dos nossos filhos do futuro, mas o desejo d’Ele é continuar sendo o Senhor da nossa família

Muitas vezes, como pais, podemos ser cuidadosos em deixar uma herança para nossos filhos, mas muito melhor do que deixar uma herança, é deixar um legado.

O que é legado?

Em uma definição bem simplória, é aquilo que é transmitido às gerações que se seguem. 

“E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia” (Gênesis 48.15).

Daniel 2.23 começa dizendo: “Ó Deus de meus pais, eu te louvo e celebro porque me deste sabedoria e força; e, agora, me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este assunto do rei”.

Será que os seus filhos poderão se referir a Deus como o ‘’Deus de meus pais’’? Lembre-se de que Ele quer ser lembrado de geração à geração.

“Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos” (Salmo 145.4).

O que nós temos contado aos nossos filhos? O que nós temos proclamado em nossa casa? Se aquilo que foi transmitido pelos seus pais não foi o legado certo, você pode interromper essa hereditariedade hoje. Uma das coisas que eu sempre gosto de frisar nos aconselhamentos pré-nupciais é que eles estão prestes a viver um livro com páginas em branco. Você pode criar e desenvolver sua história retendo o que é bom.

Precisamos passar algo bom para nossos filhos, para que eles possam dar continuidade. O que nós temos contado aos nossos filhos? Quais escolhas você tem tomado? Pode ser que você não tenha ouvido muitas coisas sobre Deus na sua vida, mas isso não o isenta de não transmitir sobre as obras d’Ele.

‘’Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia’’ (II Timóteo 1.3).

O pai de Timóteo, de acordo com a citação da Bíblia, era grego. Não sabemos se ele nasceu de novo, mas, de acordo com as Escrituras, a mãe de Timóteo pôde transmitir para ele a visão de Deus que ela recebeu de sua mãe. O nome disso é legado!

Podemos aparentar um estilo de vida em muitos lugares, porém existe um único lugar que você não consegue viver de maneira fingida: na sua casa. É por isso que no livro ‘’Amor, o caminho para vitória”, do irmão Kenneth E. Hagin, diz: ‘’quer saber se um homem é espiritual? É bem simples. Apenas pergunte à sua esposa e filhos como são suas reações’’.

Características de uma fé autêntica

Existem três características básicas de uma fé verdadeira e autêntica:

  1. É uma fé que é alimentada diariamente

A fé vem pelo ouvir (Romanos 10.10). Você só terá uma fé verdadeira, enchendo-se da verdade!

‘’Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas’’ (Deuteronômio 6.6-9).

Os pais devem ‘’inculcar’’ a Palavra de Deus em seus filhos. Você não pode transmiti-la se você não estiver cheio dela. Os seus filhos e sua família precisam ver você se alimentando da Palavra, pois suas atitudes irão ministrar com muito mais vigor que as suas palavras, apenas. O Departamento Infantil é maravilhoso, mas melhor do que isso é o ensinamento diário.

  1. Uma fé que possui palavras com declarações e ações coerentes

No livro de Tiago diz que a fé sem obras é morta. Mais do que ações, as reações vão dizer se sua fé é verdadeiramente autêntica, pois suas ações podem ser premeditadas, mas suas reações são genuínas. A fé opera pelo amor. O amor é o maior tesouro que podemos compartilhar com as outras pessoas. Palavras de afirmação, elogios, lembretes do amor que sentimos, essa é a nossa responsabilidade, de passar Deus para as pessoas. Não há como transmitir Deus sem amar uns aos outros, pois Ele é amor.

Nossas atitudes não podem ser fingidas, porque o mesmo Deus da igreja também está em nossa casa. Antes de ser para pessoas, para ensinar ou agradar alguém, é para Deus e para agradar o coração d’Ele.

Uma fé não fingida terá reações espirituais. Nós somos como esponjas: na hora da pressão, vai sair de nós aquilo de que estamos cheios. Não tem como passar o dia buscando coisas vãs e querer transbordar as coisas do Espírito. 

  1. Uma fé perseverante

Mesmo diante de adversidades, de problemas e situações, você deve permanecer firme. Uma fé perseverante permanece com as mesmas confissões. As pessoas ao seu redor veem suas reações, veem suas atitudes e, sua perseverança vai influenciar o ambiente que você tem frequentado.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!