por Fernando Leal
“Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado” (Provérbios 29.18).
Desde o Antigo Testamento, vemos o quanto o chamado profético precisa estar em manifestação. Notamos também que, antigamente, os profetas estavam em constante auxílio aos reis.
Na Nova Aliança, o profeta não tem a mesma função, mas existe uma importância desse dom na igreja local, onde o sobrenatural é uma necessidade. Os dons ministeriais foram dados ao Corpo de Cristo para que cheguemos a um nível de maturidade, alcançando níveis espirituais maiores aqui na terra.
Muitos acham que o profeta é sinônimo de carnalidade, mas isso é uma mentira.
Deus estabeleceu uns para profetas e isso é bíblico. O chamado e o dom de Deus são perfeitos. Sendo assim, não há como associar o profético à carnalidade — se a pessoa é complicada, ela precisa tratar isso.
A IGREJA LOCAL É A GRANDE INCUBADORA PARA OS DONS ESPIRITUAIS E O PROFETA PRECISA TER CONEXÃO COM ELA, POIS A FALTA DESSA CONEXÃO SERÁ PERCEBIDA NA SUA CONDUTA.
Os profetas que congregam sabem entrar e sair dos lugares — ele é ético e entende o que está no coração do pastor, devendo comunicá-lo algumas coisas antes de manifestá-la no púlpito. Isso exige uma boa conexão com a liderança!
Já vimos excessos no chamado do profeta. Sim, o profeta não pode atuar fora da atmosfera que lhe é chamada. O pastor tem a abertura de conectar a sua liderança ao dom profético.
Profeta, não se isole, mas se adeque ao ambiente que lhe fará saudável. Se você já teve alguma experiência ruim na igreja local, essa experiência não pode pará-lo.
Aqui em Campina Grande, nós temos uma linha de feedback com a igreja local e isso torna o nosso trabalho saudável. Existe uma voz no chamado profético, e a igreja é um bom lugar de treinamento.
Temos desenvolvido um trabalho com um grupo de pessoas que estão aqui para qualificação e treinamento. Em especial, os profetas estão inseridos nesse grupo. Estamos trabalhando, trazendo instruções, conversando e ensinando, pois quando existe um caminho, uma instrução, eles não cometerão erros desnecessários.
No começo, quando as pessoas estão atuando no chamado, elas precisam de instruções muito precisas. Vamos abençoar o Corpo de Cristo e a igreja local, pois isso é saudável e ajuda no crescimento dela.
“Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão” (II Reis 4.8).
Esse texto fala sobre a mulher Sulamita que construiu um quarto para o profeta. Há uma abertura para o profético e haverá uma aceleração, uma sensibilidade maior e um ajuntamento que trará pessoas com uma percepção maior. Deus dará estratégias especificas e sua igreja será bênção.
Quando você, profeta, desenvolve bons relacionamentos na sua igreja local, você será “pau para toda obra”. E, você que é pastor, que Deus lhe traga estratégias para que os profetas na sua igreja sejam suporte e ajudem no crescimento da sua igreja.
Existe um legado nesta geração que será transferido para a próxima geração. Eu creio que estamos em uma fase em que os poços estão sendo reabertos novamente. Esse dom profético terá uma restituição e veremos esse manto de uma geração caindo sobre a outra. Existe um liberar e levantar de Deus para que pessoas ocupem o lugar de profetas fundamentados na Palavra de Deus, considerando o testemunho interior.
Também há um despertamento para que o dom profético se torne uma grande bênção na sua igreja local. Os profetas irão ocupar um lugar estratégico onde congregam. Pastores, se vocês tiveram experiências negativas com os profetas, não criem muros, abram-se para o novo olhar profético. Você vai levantar profetas conscientes da Nova Aliança. Pessoas levantadas por Deus para ocupar a terra de forma divina.
Veremos a unção de Deus, o sobrenatural como uma chuva aqui na terra. Profeta, Deus trará você para um lugar em que serás bênção na sua igreja local. Veremos, neste novo tempo nas nossas igrejas, profetas equilibrados. É da vontade de Deus que aquilo que está escondido venha à tona. Declaro que toda intimidação caia por terra, agora!
1 Comentário
Obrigado em compartilhar essas instruções. Acrescentou muito a minha vida pessoal e ao meu chamado.
Que possamos fluir de forma certeira e equilibrada em nossas igrejas.
Deus abencoe!