A mentalidade é mais do que um simples pensamento. É um conceito bastante comum nos dias de hoje. Mentalidade é “o conjunto de manifestações de ordem mental (crenças, maneira de pensar, disposições psíquicas e morais) de um indivíduo, de uma classe de pessoas ou de uma coletividade. Estado ou qualidade daquilo que é mental, que caracteriza os processos e atividades da mente”.

Muitas vezes, acreditamos que nossos pensamentos são aleatórios, como se caíssem de paraquedas. No entanto, se não compreendermos que a Palavra espera de nós um posicionamento diante deles, podemos perder aquilo que Deus tem para nós.

Somos o povo da fé, e a fé está diretamente ligada à nossa mentalidade. Se não cuidarmos da nossa vida mental, não desfrutaremos de uma vida de fé plena. Acreditar que nossos pensamentos surgem aleatoriamente não contribui para uma mente saudável. Muitas vezes, um pensamento pode ser uma seta lançada pelo inimigo, algo que realmente foge do nosso controle. No entanto, permitir que ele permaneça e crie raízes em nossa mente é algo que está sob nossa responsabilidade, e Deus espera que tenhamos uma posição firme sobre isso.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4.8).

Se um pensamento atende a essas características, ele deve ocupar nossa mente. No entanto, muitas vezes vivemos de maneira displicente, esquecendo que Deus nos estabeleceu como guardiões dos nossos pensamentos.

Qual tem sido a nossa atitude diante dos nossos próprios pensamentos?

Nossos cinco sentidos são portas de entrada para aquilo que pensamos, e, com o tempo, esses pensamentos moldam nossas palavras e comportamentos. Um pensamento, quando alimentado, pode se transformar em uma estrutura robusta dentro de nós, tornando-se algo difícil de modificar.

Deus nos confiou a responsabilidade de guardar e vigiar nossos pensamentos. Vivemos em tempos de uma verdadeira pandemia de ansiedade e depressão. Mas Deus deseja cuidar de nós e transformar nossa vida mental.

Comece a identificar seus pensamentos. Alguns vêm de Deus, outros do inimigo, e há aqueles que surgem de nós mesmos ou são influenciados por outras pessoas. O primeiro passo é reconhecê-los e reagir com a Palavra.

O primeiro critério para lidar com nossos pensamentos é entender sua origem e se eles nos favorecem ou não. Precisamos dedicar energia para essa avaliação.

Uma vez identificado um pensamento inimigo, devemos partir para a segunda etapa: eliminá-lo.

“Um fogo é extinto à medida que cortamos e retiramos sua fonte de combustível. A fonte de combustível dos pensamentos é a atenção. Quando retiramos o fator atenção de um pensamento, estamos essencialmente apagando-o (Doug Jones, Dominando o Silêncio, Capítulo 7).

“O redirecionamento da sua atenção será o resultado de uma decisão da sua vontade. Isso não ocorre automaticamente. Apenas aqueles que estão vigilantes e fazem um esforço consciente conseguem proteger sua vida mental” (Doug Jones, Dominando o Silêncio, Capítulo 7).

Devemos nos comprometer a filtrar cada pensamento de acordo com a Palavra do Senhor. Se Deus está falando com você para exterminar pensamentos destrutivos, aja rapidamente! Corte a raiz enquanto ela ainda é um broto. Mas, se já se tornou uma árvore, você pode perguntar: “Como posso arrancá-la?”.

Você consegue fazer coisas difíceis!

Você não está sozinho. O Senhor está com você. Talvez, o processo para eliminar um pensamento leve tempo, mas Deus nos capacita a vencer qualquer situação. Por fim, quero deixar uma última dica: cuide das suas palavras.

“Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos? Ou que beberemos? Ou com que nos vestiremos?” (Mateus 6.30).

Mude a maneira como você fala. Pare de declarar coisas negativas. Use palavras que edifiquem e eliminem pensamentos desalinhados com a vontade de Deus para sua vida. Para viver plenamente as promessas do Senhor, é essencial desenvolver uma mentalidade voltada para o alto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!