Verbo FM

A unção do Espírito

por João Roberto Albuquerque

Às vezes fazemos uma leitura muito superficial sobre nós mesmos e achamos que está tudo bem. Consideramos o vir para à igreja e ficamos acomodados nessa condição, esquecendo de vigiar como está nossa confiança em Deus, se a mesma está limpa e ajustada.

Quero ajudá-lo a tomar uma posição. Você é dono de si mesmo. Nem Deus nem Satanás podem interferir no seu livre arbítrio. Você pode ser conduzido a tomar uma escolha, mas a partir do momento que você toma uma posição, o poder de influência acaba. O fato de você ter que abrir mão da sua crença para aceitar determinadas coisas, deixa você enfraquecido.

Estar em dúvida é estar em dois caminhos. É como uma bifurcação. Eu tenho orado e fechado minha oração com essa definição: “A verdade para mim é a Palavra de Deus”. Eu respondo e me movo na Sua Palavra. Eu tenho o que a Bíblia diz que eu tenho, e posso o que a Bíblia diz que eu posso! Isso não é apenas uma confissão, mas é um modo de viver. Não estou aberto para a pluralidade de ideias. Eu fico com o que Palavra diz.

Tem pessoas que estão enfraquecidas na sua vida de oração porque quando vão orar estão com dúvidas nos pensamentos. A dúvida enfraquece a fé.

Nós precisamos nos enriquecer de convicção. Nós temos ajuda da parte de Deus para isso. Independente de você entender ou não, tome uma posição de ficar com o que a Palavra diz. Rompa com pensamentos de dúvida! Tudo que estiver fora da Palavra de Deus, não tem que estar no nosso hall de pensamentos. Deus pode o que a Bíblia diz, Deus tem o que a Bíblia diz!

Estou fechado com a Palavra de Deus porque ela é a verdade.

Você percebe que para algumas verdades da Bíblia, apesar de termos uma crença espiritual, temos uma aceitação sem profundidade? Por exemplo: você crê que o Espírito Santo está com você, mas vive como se não estivesse. Você diz que é pentecostal, mas quando é para você experimentar na prática, essa convicção não se apresenta. 

Como denunciamos que não acreditamos? Nos comportamos como se estivéssemos sozinhos. Não há aquela consciência de que Deus está conosco e que o Espírito Santo habita em nós. Precisamos dar uma afinada na nossa fé. Jesus disse que não nos deixaria órfãos. Ele disse que enviaria outro para nos auxiliar. Deus nos deu o Seu Espírito como resposta à uma necessidade. A finalidade do Espírito Santo é capacitar, fortalecer. Muitas vezes, nossas experiências com o Espírito Santo estão limitadas a emoções e sentimentos, mas esse não é o efeito proposto. 

A evidência do batismo é o falar em outras línguas. Isso é uma evidência, mas não o efeito. O batismo não é somente esse falar. Línguas é o sinal, o efeito é outro. Talvez você viva bem sem falar em línguas, mas não sem o efeito. Você pode não entender as línguas estranhas, mas elas são sua comunicação com os céus. Uma comunicação está acontecendo enquanto você ora. Mas, os efeitos só vamos ver quando alguém é cheio do Espirito Santo.

Quando o Espírito veio sobre Gideão, qual foi o efeito? Coragem. Quando veio a Sansão, qual foi o efeito? Força. A Bíblia diz que o Espírito Santo veio sobre Saul e o efeito foi indignação com aquilo que era errado. E foi essa indignação que deu força para ele libertar Israel. Quando veio sobre Davi, qual foi o efeito? Ousadia. Ele enfrentou urso, leão e exércitos. O Espírito Santo veio sobre João Batista e provocou nele consagração, alguém destemido e comprometido com a missão, mesmo que isso lhe custasse algumas coisas.

Em Lucas 4.1, vemos que veio o Espírito Santo sobre Jesus e o tornou eficaz, ajustado com o coração do Pai, até o ponto de ele cumprir a missão e dizer “está consumado”. Dia a após dia, Jesus destruía as obras do diabo, curava e libertava pessoas. Pedro, um homem sem estudos, mas quando foi cheio do Espírito Santo, ele falava diante de autoridades com tanta sabedoria e ousadia que muitos perguntavam: “Quem são esses? Eles são iletrados. Como podem falar com tanta autoridade e sabedoria?”. O que dizer de Estevão? Homem cheio do Espírito Santo, tomado por uma coragem e urgência de trazer esclarecimento, foi ousado e intrépido. Olharam para ele e viram o efeito dele estar cheio do Espírito. Ele falava com ousadia, sabedoria e não parava mesmo debaixo das pedras. Enquanto era apedrejado, teve uma visão de Jesus e pediu que aqueles que o apedrejaram fossem perdoados (Atos 7.54-59). Isso só acontece com quem está cheio!

Uma pessoa cheia do Espírito não é triste, desanimada, tola, acomodada, isolada, egoísta,  maliciosa, desonesta, avarenta, preguiçosa, vingativa, infiel, dominada e iracunda. Você pode me dizer: “pastor, eu sou batizado no Espírito, mas eu fico triste”. Em I Samuel 10.6, Deus estava concedendo o Espírito Santo sobre Saul para capacitá-lo e mudá-lo. Uma pessoa me disse: “Eu era uma pessoa bem problemática, tinha medo, tinha muitas reservas, mas me converti e fui instruído a buscar o batismo no Espírito Santo. Eu fui batizado e, depois do meu batismo, aquelas coisas deixaram de dominar a minha vida. Eu hoje tenho força, ousadia, me movo em um conceito diferente sobre mim mesmo”

Essas pessoas relacionaram o batismo no Espírito Santo a um efeito, uma transformação de vida. Falar em línguas é um efeito inicial, mas existe um efeito colateral de ser batizado. Não é somente algo que toca suas emoções e, quando o culto acaba, você volta a ser a mesma pessoa. Não. Quando o Espírito Santo toca sua vida é para lhe mudar, lhe qualificar e melhorar, mas, muitas vezes, retemos isso.

Em I Samuel 19.22, está escrito que o Espírito Santo veio sobre Saul e ele ficou um dia e uma noite sem conseguir se levantar. Ele teve uma experiência extraordinária com a unção, mas nada mudou nele. Ele caiu vingativo e se levantou vingativo. Isso quer dizer que o Espírito foi fraco? Não, o Espírito não é por medida. Ele nunca fica fraco. Se Ele age, Ele está agindo com intensidade. Porém, a forma como a gente reage é que pode ser muito, pouco ou nenhuma. 

Sabia que muito do que as pessoas têm para contar do Espírito Santo é que já oraram em línguas? Saul teve uma experiência extraordinária com a unção, mas levantou o mesmo porque não tinha entrega, consagração e não se abriu para aquela experiência. Às vezes, as pessoas desfrutam da unção do Espírito apenas por um momento e é bonito, é bom, faz com que elas se sintam bem, mas, depois, você acaba se sentindo o mesmo. Volta para um vida triste, sem coragem, desanimada, melancólica e isso não condiz com uma vida cheia de Espírito. 

Não é sobre ter uma experiência de ser cheio, mas de permanecer se enchendo.

Alguém que vive uma vida plena com acesso direto ao céu, passa a ter todas as suas necessidades atendidas. Para isso é preciso se manter cheio, sendo fervoroso em servir ao Senhor. Muitos procuram ter somente uma experiência extraordinária com o Espírito. Esse desejo é legítimo, é por esse caminho mesmo, mas é preciso continuar! Não é apenas por um momento! Use do acesso que você tem e você vai perceber coragem chegando. O batismo no Espírito Santo é estar imerso, mergulhado n’Ele. O que foi batizado pega a natureza, a cor e o cheiro daquilo com o qual foi batizado.

Onde você tem passado o seu tempo? São as características desse lugar que estarão em você. 

Tem filmes que falam da fonte da juventude. Ser batizado no Espírito Santo é muito melhor! Vem força, sabedoria, coragem e santidade. O pecado pode bater à sua porta, mas você vai sentir repugnância por ele. Não vai querer satisfazer àquela vontade da carne. E isso acontece porque você orou um pouco em línguas? Não. É porque você tem estado imerso no Espírito, se enchendo constantemente! Você não pode ser batizado e permanecer do mesmo jeito! Se você foi batizado e continua do mesmo jeito, você está negligenciando a porta que foi aberta para você. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!