Quando Jesus falou sobre a parábola dos talentos, graças a Deus, Ele apresentou lá: um talento, dois talentos, cinco talentos. Pela forma que a parábola é mostrada Ele não está estimulando quem tem um desejar ter cinco talentos. Ele está estimulando você ser pleno naquilo que você recebeu. Ele não está dizendo que quem recebeu um talento é inferior a quem recebeu cinco. Ele quer dizer que independente do chamado que você recebeu de Deus, você pode ser pleno nele. Você pode ser 100% nele. Isso é sucesso.
Se nós não tivermos cuidado, essa influência que está no mundo irá nos contaminar, pois em todo tempo pecado encontrou forma de se apresentar e por mais que mude as pessoas ou até mesmo as manifestações, a essência é a mesma.
Quando lemos a Bíblia percebemos Jesus tendo a oportunidade de orientar os discípulos. Toda instrução que é repetida na Palavra de Deus, principalmente por Jesus é porque aquilo tem certa importância. Por mais de uma vez Ele advertiu os discípulos sobre os cuidados do mundo e a fascinação que vem nessa visão deturpada de ter sucesso.
Percebemos os discípulos inquietos em saber quem seria o maior e Jesus na primeira oportunidade disse: “Quem quiser ser grande no reino de Deus é o contrário. Você precisa ser servo de todos”. Com isso, Jesus estava mostrando uma forma diferente de ver crescimento.
Muitos estão voltados para as estatísticas naturais para obter sucesso, mas os valores eternos têm critérios diferenciados. No reino de Deus temos outro governo com novas leis que regem as nossas vidas. Se nós não nos adequarmos a essas leis não teremos sucesso.
Percebo esses sentimentos por perto e estou atento a isso. Se não tomarmos um bom banho da palavra vamos ficando empoeirados. E assim como os produtos eletrônicos, quando ficam com poeira começam a perder a sensibilidade. Isso pode acontecer na nossa vida. Muitos de nós estamos com a unção comprometida por poeira.
O sinal já não sai tão limpo, a freqüência já não é tão boa, porque temos permitido que essa poeira do mundo chegue até nós, podendo nos fazer questionar: “quem é o maior?” “Quem faz melhor?” “Quem tem uma perspectiva de crescimento?” Hoje, Deus está nos fazendo entender que naquilo que Ele nos confiou podemos ser melhor. Podemos ser cabeça dentro daquilo que compete o nosso talento. Eu posso ser pleno no que Deus me chamou. E ser pleno com alegria.
“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.” (Tiago 3.13-16)
Eu tenho percebido que o objetivo de satanás é nos tirar dos princípios que regem o reino de Deus. Você sabe que ele fez isso com Adão e conseguiu. Adão não tinha sentimento faccioso nem inveja, mas vivia em perfeita paz. No entanto, satanás começou a trazer sugestões e insinuações gerando um desconforto com um argumento: “Por que estar embaixo se você pode ser igual?” Ou estar acima? E essa frase ecoou com em uma constância tão grande que desestabilizou Adão e ele não guardou o seu coração. Mas entrou nessa ideia dada por satanás.
Os anos se passaram e satanás voltou com a mesma proposta para Jesus. Por que estar sofrendo na obediência se um simples gesto faz você usufruir de tudo? Ou seja, eu te dou em vida aquilo que o teu Deus te propôs na morte.
Era muito fácil ser o deus desse mundo. Ter todas as coisas debaixo do seu governo. Simplesmente por desistir dos princípios de Deus e aderir aquele modelo fácil de crescimento. Mas, graças a Deus por Jesus Cristo, que se posicionou do lado da palavra dizendo: “Eu não vou comprometer uma plenitude, porque satanás, você pode me oferecer sucesso aqui na terra, mas Deus me garante sucesso no céu, na terra e debaixo da terra, porque a benção de Deus é completa e plena”.
Precisamos ter essa sabedoria. Sermos espertos o suficiente para escolher o caminho do crescimento. E Jesus disse: está escrito. Só a Deus adorarás. Ou só as princípios de Deus devemos obedecer. Ele ficou nessa posição e você sabe que a curto prazo, teve conseqüências, mas a médio e longo prazo (esse longo prazo é a eternidade), Ele entrou em uma plenitude que não pode mais ser abalada. Nós somos cristãos, temos a mesma perspectiva e a mesma possibilidade.