O diabo não apenas toca o nosso corpo, a Bíblia diz que ele cega os olhos do nosso entendimento.
Deus tem um plano para você! Deus não quer que você permaneça nessa condição. Aquele que trabalha para nos manter superficiais é Satanás, porque ele sabe que Deus deseja que sirvamos de propaganda para o Evangelho. Não devemos ser uma propaganda enganosa. Não devemos desencorajar as pessoas que têm a oportunidade de nos observar.
Deus ilumina os olhos do nosso entendimento. Os olhos que Satanás deseja cegar, Deus quer iluminar. Nesse encontro, Deus tem um propósito! A posição de um homem exige postura e responsabilidade! Assim como na vida natural, devemos ser homens também na vida espiritual.
“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que a luz do evangelho da glória de Cristo não lhes resplandeça, que é a imagem de Deus” (II Coríntios 4.4).
“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo” (I Coríntios 3.1).
Temos três categorias de homens: natural, carnal e espiritual. O que você deseja ser? Deus trabalha com o livre-arbítrio. Ele em parceria conosco; mas muitos vivem o Evangelho achando que Deus fará tudo. Ele precisa da nossa parceria para realizar o que deseja em nossa vida. Às vezes, nos contentamos em escolher uma igreja e viver no ambiente que nós queremos frequentar. Independentemente do cargo, ocupamos o mesmo nível de autoridade em nossa casa. Nossa casa também é uma obra de Deus!
O que você deseja ser?
Às vezes, negligenciamos nossa casa para servir à igreja, e a nossa casa vive em desordem. Deus suporta nossa aparência pública, mas o que determina o que receberemos d’Ele é como nos comportamos quando ninguém nos vê; e a única motivação em nosso coração deve ser agradá-lO. A sua verdadeira versão é revelada quando ninguém está olhando. O Céu vê coisas que nós não vemos. Perceba que na igreja nossa voz muda! Falamos com carinho, mas equilibramos nossas ações. Em casa, às vezes, não é assim.
O homem carnal cria contendas. Falo com misericórdia, pois sou humano como você. Se convivermos, você perceberá que tenho defeitos, assim como eu perceberei que você tem defeitos. Mas Deus já viu nossa transformação! Existe um padrão necessário, e Deus está interessado em nos moldar de acordo com esse padrão.
Vejo o exemplo de Zaqueu, que foi influenciado pela injustiça e por um ambiente de fraude. Somos uma realidade do meio que nos influenciou. Jesus disse: “Zaqueu, desça depressa!” Foi como se uma graça do Céu tivesse descido para a aceitação. O Céu nos concede graça e aceitação quando portas como essa se abrem. Aproveite a oportunidade! Jesus não precisou pregar, mas algo aconteceu quando Zaqueu disse: “Se eu defraudei alguém, vou restituir, vou doar metade do que tenho”. Ele expressou seu compromisso com o Céu, que vê a transformação no presente.
Como você é como marido?
Quando falamos de sucesso, não estamos falando de se tornar um grande empresário, mas de ser bem resolvido. Como você é como marido? Você é natural, carnal ou espiritual? Você, carnal, reclama de tudo em casa? A condição de ir para a igreja e dizer “quero ser mudado” requer uma decisão. As coisas dependem de uma decisão que só você pode tomar. O lindo plano de Deus para sua vida só se concretiza quando você o aceita!
Jesus disse: “Apenas creia”. Duvidar é uma decisão. Você precisa criar uma barreira contra a dúvida. Até onde você vai, meu irmão? Você vai aceitar ser o homem carnal? Quando o anjo apareceu para Maria, ela perguntou: “Como será isso?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre você!”.
Decida viver o plano que Deus tem para sua vida, expondo-se à Palavra d’Ele e permitindo ser transformado por Ele!
Trechos da mensagem do dia 21 de outubro de 2023, na Conferência de Homens .