por João Roberto Albuquerque
Muitas vezes não conseguimos dar respostas a altura do que Deus espera porque não estamos conseguindo identificar a voz de Deus, por não conhecê-la.
Todo ambiente promove uma atmosfera. Qual o ambiente aqui? De glória, da presença de Deus. Mas, esse ambiente pode não se repetir amanhã. Os ambientes vão mudar, mas a Palavra não muda. Quando a gente não aprende isso, ficamos com saudade do evento. Se você aprender a dar resposta a essa presença continuamente, você sempre terá esse ambiente.
Muitas vezes, vivemos como se a presença só estivesse na igreja, no culto. Claro que tem uma presença que é coletiva, mas tem a que é permanente. Se você aprende a identificar esse presença, usufruirá disso 24h.
Existem momentos que estamos como um celular com a tela bloqueada, porque a nossa configuração é para o natural. Mas, é só você mexer que a tela abre. Assim somos nós, o sobrenatural só acontece se você se mexer e, como isso acontece? Levantando mãos santas, confessando a Palavra.
Deus é espírito e, importa que aqueles que O adorem O adorem em espírito e em verdade. É uma condição. Responder a Palavra é andar no espírito, levantando mãos santas, isso é andar no espírito. Mas, você está sentindo alguma coisa? Não. Mas, está no espírito.
Quando reconhecemos a presença nós damos respostas, correspondemos. Quando nós recebemos em espírito, o natural, o racional, é suspenso.
Quando Abraão creu em Deus que seria pai de nações ele não enfraqueceu na fé, mas se fortaleceu dando glória a Deus.
Eu acredito que os maiores milagres acontecerão quando não houver emoção. Tem a ver com fé.
Cada um de nós já tem a Palavra, resta saber que crédito nós estamos dando a ela, qual a nossa crença real a Palavra?
Ele disse “não lhe deixo”, então eu não tenho consciência de que estou só.
A gente tem dificuldade de se alegrar porque confundimos alegria com felicidade. Felicidade é uma condição que o ambiente produz. Alegria é uma condição espiritual; pode estar tudo dando errado, você pode não ter motivo para estar feliz, mas tem motivo para estar alegre, eu lhe digo que isso é possível. Alegria é algo que você administra.
Alegria está na sua administração, felicidade é uma consequência. Você rir na hora que quiser. O seu corpo precisa saber, porque um coração alegre cura.
A química do corpo muda quando você está preocupado. Mas, se você permite que o seu espírito controle, o corpo vai começar a entender.
Têm pessoas que dizem: “eu não tô com vontade de rir”, mas você fala muitas vezes quando não estar com vontade de falar. Isso é porque você pode administrar e fazer mesmo sem vontade.
Com alegria as coisas fluem melhor.
É difícil uma pessoa brigar alegre. Porque quando se está alegre tudo só flui para a vida. Deus quer que você se alegre sempre.
A alegria do Senhor é a nossa força.
Eu não preciso me emocionar para responder a Palavra de Deus, podemos fazer isso todos os dias, não precisamos esperar um evento.
Deus falou algo com você neste evento, mas a Palavra que você ouviu só será proveitosa se você acolher em fé.
“Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram”. (Hebreus 4.2)
Você tem uma responsabilidade, que é envolver fé no que você ouvir. A emoção amanhã não estará mais, mas a Palavra sempre estará.
Se nós segurarmos as palavras que Deus tem dito ao nosso respeito, estaremos na mesma condição de Abraão. Nós somos filhos de Abraão porque temos a fé e, com essa fé podemos desfrutar do extra de Deus em todas as áreas.
O processo do nosso crescimento permite que Deus nos levar a níveis de revelação maiores.
É a minha resposta a essa presença que diz se vou receber dela ou não.
Você precisa misturar a sua fé com a palavra que você tem ouvido.
É sua responsabilidade pegar a fé que você recebeu e misturar com essa Palavra. Porque o ambiente acaba hoje e, o que fica é a Palavra.
Você pensa que tudo foi fácil para Abraão? Ele foi ameaçado pela fome e, por conta disso precisou se posicionar. Não mude a sua condição pelas circunstâncias.
“E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti”. (Gênesis 17.2-6)
Muitas promessas de Deus não são fecundadas porque não foram regadas com a sua fé. Tem o potencial para se tornar fruto, mas falta fé. A bíblia afirma que Abraão foi fecundo.
Deus não tem em vista que você tenha só as suas necessidades supridas, Ele quer que você tenha além do necessário.
Tudo o que for ordinário na sua vida você vai começar a observar que é hora de mudar. Isso é exagero? Não. Foi Deus quem propôs o Extraordinário.
Os sentimentos podem mudar, mas no seu coração você fica com a Palavra. Por mais que seja extraordinário para você, qualquer coisa no mundo ainda é ordinário para Deus. Ele quer lhe dar mais!
*Trechos da mensagem do Pr. João Roberto no Seminário de Verão 2018.