por João Roberto Albuquerque
* Trechos da ministração na Conferência de Líderes em Campina Grande-PB em 2017.
“Deem ao Senhor a glória devida ao seu nome e entrem nos seus átrios trazendo ofertas. Adorem o Senhor no esplendor da sua santidade; tremam diante dele todos os habitantes da terra”. ( Salmos 96.8-9)
“Os homens de Quiriate-Jearim vieram para levar a arca do Senhor . Eles a levaram para a casa de Abinadabe, na colina, e consagraram seu filho Eleazar para guardar a arca do Senhor . A arca permaneceu em Quiriate-Jearim muito tempo; foram vinte anos. E todo o povo de Israel buscava o Senhor com súplicas”.
(I Samuel 7.1-2)
Como que pode uma arca passar 20 anos em algum lugar e só existir lamentação (Casa de Abinadabe), e quando ela foi colocada em outra casa (Casa de Obede-Edom) por 3 meses as bençãos eram abundantes? Uzar colocou a mão na arca porque o pai, Abinadabe, não falou da reverência que se deveria ter a presença de Deus.
“Os sacerdotes Sebanias, Josafá, Natanael, Amasai, Zacarias, Benaia e Eliézer deviam tocar as cornetas diante da arca de Deus. Obede-Edom e Jeías também deviam ser porteiros e vigiar a arca”. (I Crônicas 15.24)
“Davi nomeou alguns dos levitas para ministrarem diante da arca do Senhor , fazendo petições, dando graças e louvando o Senhor , o Deus de Israel. Desses, Asafe era o chefe, Zacarias vinha em seguida, e depois Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaia, Obede-Edom e Jeiel. Eles deviam tocar lira e harpa enquanto Asafe tocava os címbalos”. (I Crônicas 16. 4-5)
Obede-Edom não se conformou apenas em ser porteiro, ele já estava tocando instrumentos musicais em adoração ao Senhor. Obede-Edom teve a oportunidade te ter a presença de Deus na sua casa, mas não se contentou quando ela foi embora, ele a acompanhou.
“Saul ordenou a Aías: “Traga a arca de Deus”. Naquele tempo ela estava com os israelitas. Enquanto Saul falava com o sacerdote, o tumulto no acampamento filisteu ia crescendo cada vez mais. Então Saul disse ao sacerdote: “Não precisa trazer a arca”. (I Samuel 14.18-19)
Saul desistiu de trazer a arca e ela não se tornou mais uma necessidade para ele. O reinado de Saul se tornou parcial, porque ele não desenvolveu o entendimento que a presença é importante e precisa ser reverenciada. Saul se tornou um rei guerreiro, mas não se tornou um rei adorador.
Se não considerarmos a presença de Deus a ponto de reverenciá-la nos tornaremos ministros guerreiros, onde Deus está esperando que nos tornemos ministros adoradores.
Um culto não pode ser dividido com redes sociais. Quantos foram os cultos que Deus estava preparado para revelar coisas determinantes na vida de pessoas, e não haviam uma reverência da parte dessas pessoas pela presença de Deus.
Quando você se afasta da presença você passa a ficar muito lógico. Queira se desviar da casa de Abinadabe e de Saul onde o evento justifica não ter tempo, que a excelência justifica não ter tempo.
Naquele dia Davi teve medo de Deus e se perguntou: “Como vou conseguir levar a arca de Deus?”. (I Crônicas 13.12)
Antes de Davi ser guerreiro, ele era adorador. Davi não se contentava que ele estivesse em um palácio e a arca em uma tenda. A descendência de Davi se perpetuou até Cristo porque ele não foi como Abinadabe ou Saul. A presença do Senhor não é pra ser levada em carros, mas é pra ser levada por sacerdotes.
Não posso ter a presença de Deus como algo secundário. Nosso tempo gasto com a presença de Deus significa a valorização que temos com a presença. Para muitos a oração é um período de castigo religioso que serve apenas para amaciar você. Nosso culto é dirigido à beleza da santidade de Deus.
Se não tratamos a presença com reverência, significa que ao nosso redor só existe lamentação. O que faz mudar situações é a presença. O que estamos fazendo para carregar a presença de Deus?
Precisamos restaurar na nossa vida de comunhão pessoal, esse lugar que a presença de Deus se faz necessária. Quando você se afasta da presença você deixa de falar a Palavra de Deus, e passa a falar a palavra de homens. Aquilo que você planta com os seus líderes, você colhe com os seus liderados. Se desvie da casa de Abinadabe e Saul, e queira congregar com Obede-Edom.