Verbo FM

Ousadia no Espírito

por João Roberto

Todos precisamos ter a consciência de que somos seres espirituais. Deus também é espírito. E a grande proposta da vida é ligarmos o nosso espírito ao do Senhor.

Parece uma coisa básica, mas acredito que estamos sendo um pouco lentos na vivência disso. Somos bons em sermos evangélicos, em confessarmos a nossa fé e contrapor os que se opõem aos nossos valores. Mas isso é um plano social. Quero falar daqui do plano espiritual.

Assim como lidamos com pessoas ao nosso redor, também lidamos com anjos, potestades, demônios… Mas é interessante pensar que somos firmes ao dizermos que lemos a Bíblia, mas não mostramos a mesma autoridade quando lidamos com as coisas espirituais. Sabe qual o problema disso? É que nós fomos convocados a lidar com o mundo espiritual. Precisamos desenvolver esse aspecto em nossas vidas.

Lidar com o espiritual vai ser estranho aos olhos de alguns. Jesus pareceu estranho ao falar com a figueira, mas sabia o alcance e poder de suas palavras. Será que cremos e falamos? Usamos as nossas palavras para falar aos montes, cientes das consequências espirituais? Percebo que a maioria dos cristãos consegue chegar à igreja, mas passa o resto da vida sem se posicionar, questionando-se por que as coisas ruins acontecem e Deus não intervém. Bem, Ele poderia intervir se você estivesse em maturidade espiritual, posicionado contra as circunstâncias.

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5.1-2).

Pela fé, nós temos acesso a Deus, à graça do Evangelho. Temos usado esse acesso? Observe este outro trecho:

“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4.16).

Se você ainda não construiu esse acesso, a Bíblia nos diz com qual atitude podemos desenvolver isso: com confiança, com ousadia. Não podemos ficar escondidos atrás de perfis em mídias sociais, com uma falsa ousadia que serve apenas para rebater polêmicas e discutir com os outros. Nós precisamos ser ousados e firmes, em frente aos anjos e demônios. Nossa consciência de eternidade precisa tocar o céu.

A minha filha está tirando a carteira de motorista e esse tempo é muito simbólico. São muitas sensações diferentes, muita pressão, coisas novas que podem assustar naquele percurso com o carro. Mas ela não para. Diligentemente, pratica o que ouviu. Isso é fé. Não atentar para as circunstâncias, mas seguir em seu caminho, olhando em frente e praticando o que ouviu de Deus. 

Temos visto isso na igreja? Nem sempre. Muitas vezes, os crentes ouvem a verdade da Palavra, mas pensam na mesma hora: “Eu me sinto diferente!”. E se perdem nesse momento. Quando você age assim , não responde à condição espiritual que Deus espera. Ele é Espírito. Importa que O adoremos em Espírito. E a verdadeira adoração em Espírito requer que alcancemos um nível diferente.

Às vezes, vai parecer que você está falando sozinho. Às vezes, vai parecer que você está dando ordem a coisas. Mas você estará agindo no espírito, em reconhecimento ao que a Bíblia ensina: “Cri, por isso falei”.

Já sei que você é evangélico. Que tem o posicionamento social na defesa da sua fé. Mas o convido a ser, de fato, um crente e orar dizendo: “Eu vou me posicionar espiritualmente a partir de agora. O céu conta comigo e eu levanto as minhas mãos, como uma resposta à Palavra. Eu me posiciono naquilo que o Senhor me ensinou e o meu foco está naquilo que vejo nas Escrituras”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!