Lealdade é como uma cola que mantém a gente unido. Ao longo desses anos, agimos por princípios e não por circunstâncias. A fé age pelo que crê e não pelas situações. Precisamos ser leais, leais à visão. Alcançar o Brasil e as nações com a Palavra da Fé e o amor é a nossa visão.
Existem centenas de maneiras diferentes de fazer isso, e você pode fazer segundo o lugar que está inserido. O Verbo da Vida não está aqui para cumprir outra visão. A visão foi alcançar os estados do Nordeste, do Brasil e agora as nações. Seguimos nessa visão. Fomos alcançados para alcançar. A disposição de alguém tem alcançado o nosso país. Há muitos lugares a serem alcançados ainda no Brasil. Temos 511 igrejas que já transformaram a nossa nação, mas tem muito mais a fazer.
A Europa, a Ásia, a África, todos os lugares serão tocados. Você faz parte dessa visão. Então, seja leal a essa visão. Visão é uma questão de destino. Sem visão não há realização.
“Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei!” (Provérbios 29.18).
Sou muito tocado pelo apreço a essa visão. A minha família faz parte dessa visão há 30 anos. Meus pais seguem essa visão e nós, como filhos, seguimos também.
Qual a visão que tem o motivado todos os dias?
Não quero tolher a sua necessidade específica. Nem limitar você numa caixinha. Você fará a visão de Deus e a sua visão de maneira distinta, mas como líderes precisamos fazer a mesma coisa. Seja especialista em correr com a visão. Não invente nenhuma novidade. Onde tem visão o destino está estabelecido. Unidade é uma questão de destino.
“Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo?” (Amós 3.3).
Precisamos ser leais à visão. É importante as pessoas ouvirem da sua boca a visão com clareza. As pessoas estão prontas para correr com a visão, mas elas precisam conhecer essa visão. Nós somos leais à visão Verbo da Vida e somos leais a você. Nós percebemos exemplos dessa lealdade. Olhando para Paulo e Timóteo na Bíblia.
Você está unido a uma visão, está protegido. Deus vai levantar “Timóteos” para servi-lo, mas seja um Timóteo de alguém também. Seja alívio de alguém. Quem planta alívio, vai colher alívio. Timóteo oferecia a Paulo mais que sua habilidade, oferecia a sua disponibilidade. Paulo recomendou Timóteo para os outros e destacava que ele cuidava das coisas no ministério sem interesse. Timóteo tinha lealdade à visão. Isso fez dele um companheiro leal para Paulo.
Lealdade é devoção, ele compartilhava o coração e era um relacionamento além do ministério, era uma união que trabalhava junto com o propósito de avançar para o reino de Deus. A nossa relação não é de natureza profissional, é um entrelaçar de corações. Não fazemos porque somos pagos, fazemos por amor a Deus.
Se alguém for leal a Guto e não for leal ao seu supervisor, de nada adianta a sua lealdade. Cultive a sua lealdade à liderança que está acima de você. Às vezes, em nome da lealdade, vamos engolir uma opinião distinta.
Ser leal à visão e ser leal às pessoas nos dá a condição de sermos leal às diferenças. Você precisa ser o que Deus o criou para ser. Não viva desejando ser igual às outras pessoas, somos um corpo, mas membros diferentes. São as diferenças que vão impulsionar o nosso crescimento para as próximas estações.
Você precisa ser honesto e verdadeiro. Discorde, mas de maneira respeitosa. Honra é ser a melhor versão que você pode ser de você mesmo. Deus precisa que você seja quem você foi chamado para ser. Se a gente for leal à visão, vamos poder ser leais às pessoas e vamos poder ser leais às diferenças.
*Trechos da mensagem do dia 22 de março de 2024, na Reunião de Pastores e Diretorias 2024.