Hoje eu quero conversar acerca de um assunto que tenho percebido ser comum em nosso meio, que é o medo de promover pessoas, ou não se alegrar com os que estão crescendo. Talvez, para alguns esse texto seja uma vacina, e para outros um antibiótico, o mais importante é que possamos pensar como Deus pensa e assim agradá-lo.
Jesus nos ensinou que “o maior seja servo de todos”, isso não significa apenas serviço natural, que também é importante. Mas, eu quero tratar aqui do serviço espiritual, ter coragem de se abaixar e ser suporte pra que outros cresçam.
A bíblia diz: “… cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo…” Filipenses 2.3-8
De acordo com essa passagem devemos considerar as pessoas que estão ao nosso lado superior a nós mesmos, tendo o mesmo sentimento que houve em Jesus, uma atitude de servo. Assim como Ele, podemos servir uns aos outros, ajudando o irmão que está ao nosso lado a crescer no Senhor, promovendo-o, sendo ponte para que ele possa alcançar o sucesso.
Eu vou citar dois exemplo para respaldar o que tenho tratado nessa mensagem :
1º Jesus convidou pescadores para compor o time da salvação ! (Mateus 4.19)
Não desmerecendo a profissão de pescador, que é digna como qualquer outra. Mas, qualquer líder que tivesse um projeto de transformar o mundo com certeza convidaria as pessoas que mais demonstrassem aptidões de eloquência, liderança, que tivesse uma presença marcante.
Contudo, Jesus veio quebrar paradigmas e convidou os mais improváveis, transformando-os em pescadores de vidas.
2º Jesus antes de partir afirmou que aqueles que cressem em seu nome, fariam obras maiores (João 14.12)
Jesus era o tipo de líder que incentivava seus seguidores a irem mais longe do que Ele próprio. Ele nos ensinou que ser servo uns dos outros é ter coragem de promover !
Quando servirmos nosso próximo, promovendo-os, o céu promove as nossas vidas a lugares mais altos, não apenas físico, mas, a lugares espirituais que só podemos alcançar se andarmos no Amor de Deus.
Eu não estou falando de promoção no sentido de posição, muito embora, quantos de nós temos medo de perder o nosso lugar de influência, se promovermos a vida de alguém que demonstra mais aptidões do que nós. Todavia, jamais perderemos, se promovermos iremos multiplicar vida, líderes, pastores, escritores, professores, diáconos no reino de Deus.
Fomos chamados para multiplicar e não ter ciúme, inveja do crescimento do nosso próximo!
Não tenha medo de promover, ou deixe de se alegrar se o irmão do seu lado está “passando de você”, a promoção dele é sua também, afinal, o Reino de Deus é que está sendo promovido! Sejamos do time dos que se alegram com quem se alegra, e não o contrário, dos que entristecem porque nossos amigos se alegram.
Como também, quando formos promovidos podemos desenvolver a atitude do profeta Daniel, que recebeu uma promoção e promoveu os seus amigos.
A nossa promoção é a oportunidade de promover nossos amigos.
E se caso estivermos numa posição de liderança na Igreja isso requer um maior compromisso no sentido de servir o corpo de Cristo, e uma das funções de todo grande líder é garimpar pepitas de ouro, que estão escondidas, mas, cheias de talento para abençoar o Reino de Deus. É bom que estejamos abertos a orientação do Espírito Santo para promovermos pessoas, talvez novos pastores, novos professores de Rhema, profetas, líderes, professores de DI, e treiná-los, afinal ninguém nasce pronto, e assim cumpram o chamado que receberam da parte de Deus.
Fomos chamados para promover as pessoas que estão ao nosso lado, como uma escada para o sucesso do nosso próximo