Verbo FM

O Ativismo no Reino de Deus

Você já se sentiu sem rumo? Envolvido com tantas atividades no Reino, servindo com excelência, mas, com uma sensação de vazio? Você não é único, qualquer cristão está sujeito a passar por essas situações, isso acontece quando há uma inversão de valores, o fazer torna-se mais importante de que ser.

Ocorre quando o ativismo no Reino de Deus ocupa o lugar da comunhão,e da identificação com as realidades da nova criação. Não resta dúvida que é uma atitude nobre estar envolvido com as atividades da igreja, alguns de nós fomos chamados para viver integralmente para o ministério, no entanto, não podemos esquecer que o mais importante é ser filho e ter comunhão com o Deus vivo.

Quando Deus criou a humanidade, o primeiro benefício que eles receberam foi uma identidade “façamos o homem a nossa imagem e semelhança”, em seguida receberam responsabilidades “tenha ele domínio sobre a terra, fecundai-vos e multiplicai-vos”. Ao recebermos Jesus como Senhor das nossas vidas, o primeiro benefício que ganhamos é a identidade restaurada, “Se alguém está Cristo é nova criatura”, e depois recebemos responsabilidades, “e Ele nos deu o ministério da reconciliação”.  (Gênesis 1.26-28; II Coríntios 5.17,18).

O ministério da reconciliação envolve também as nossas atividades no reino, uma vez que, se fizermos a nossa parte, o reino será expandido e mais pessoas serão alcançadas. Mas, perceba que Deus primeiro estabeleceu a identidade do ser humano, e depois lhe deu um destino. Ser veio antes de fazer algo. E ser é se identificar com Cristo e ter comunhão Ele, e fazer é cumprir com o seu propósito para as nossas vidas.

Às vezes perdemos o rumo por não andar nas realidades de quem somos em Cristo, e numa intensa comunhão com o Senhor da obra. O ativismo no Reino de Deus tem ocupado o lugar da nossa comunhão, e por isso temos uma sensação de vazio. Eu não estou sendo contra você ser envolvido em inúmeras atividades, mas, quero que você responda para si os seguintes questionamentos: “Porque você está envolvido? Para agradar a Deus ou aos homens? Ou Você estar envolvido porque sabe quem é Cristo, e guiado pelo espírito assumiu compromissos?”

A resposta a esses questionamentos é como um termômetro, que revela a real temperatura das nossas vidas. Afinal de contas, Deus não quer ver ninguém estressado, ou que só sente prazer se estiver mecanicamente envolvido no Reino, desejando unicamente as recompensas, e não em agradar aquele que o comissionou.

Lembremos-nos da história clássica de Marta e Maria. A intenção de Marta era correta, oferecer uma boa hospitalidade a Jesus, mas, Ele a repreendeu, pois o que realmente era prioridade é que ela desfrutasse de sua companhia, assim como sua irmã Maria que “quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos”.

E o que Jesus disse a Marta, resume tudo o que estamos conversando: “Marta andas inquieta e te preocupas com muitos coisas, mas, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa, Maria escolheu a boa parte e essa não lhe será tirada!” (Lucas 10.38-42). A vontade do Senhor é que nós tenhamos a disposição de servo que Marta teve, mas, não abramos mão da boa parte assim como Maria, que escolheu ouvir os ensinamentos de Cristo.

Perdemos o rumo quando priorizamos o fazer em detrimento do ser, o servir em lugar da comunhão. Graças a Deus, que podemos voltar para o caminho certo, atentando para quem somos em Cristo e priorizando nossa vida de oração, e meditação na palavra. E nesse lugar descobrimos o nosso destino, saberemos pelo espírito o que realmente devemos fazer no Reino de Deus. Ouça essa canção “Nasci de Ti Senhor” de Eliezer Rodrigues, creio que você será grandemente abençoado.

Ouça a música de Eliezer Rodrigues

2 Comentários

  • A paz do senhor esteja com todos. Concordo em parte com seu contexto, porém devemos seguir os passos de Jesus, e ele foi um revolucionário, lutou pelo reino de Deus até sua morte. Ele foi morto por religiosos que acreditavam só em rituais, cerimônia, e religião. Sem esquecer oque Isaías falou sobre o renovo o Messias. Então por isso em parte concordo com seu contexto

    Resposta
  • Texto maravilhoso Lu! Realmente não podemos deixar o fazer vir antes do ser! Simon Potter falou sobre isso outro dia: O que existe por trás da máquina? Um grande homem e mulher ou uma pessoa vazia por estar ocupada demais nos afazeres? (parafraseando)…
    Super Beijo! Você é um grande exemplo!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!