Verbo FM

Poesias do Poeta

Não sei se você curte poesias ou poemas, mas acredito que concorde comigo que não são todas as pessoas que possuem o talento de escrever em versos. Deus possui esse talento. Ele é o melhor poeta de todos os tempos e escreveu um poema que se chama “Você”. Não é literalmente a palavra você que é o poema, somos nós, as  mais belas poesias das quais já se viu ou se ouviu falar.

“Pois somos feituras dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras, as

quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”

(Efésios 2.10)

A palavra “feitura” no original grego é o mesmo que “poema” ou “poesia”, logo, o versículo acima poderia estar escrito da seguinte maneira “Pois somos poesias dele”. E o poeta da criação escreveu, em nós, projetos, sonhos grandiosos e ousados que ganham sintonia através da nossa vida.

Antes de Jesus, a nossa vida não tinha rima, mas o novo nascimento nos trouxe harmonia, simetria e ordem, somos o poema de Deus, a Sua obra de arte, vista por todos os homens que precisam de salvação. Alegremo-nos, portanto, pois somos tão especiais, importantes, que Paulo nos comparou a poesias, escritas com uma tinta que jamais poderá ser apagada, o Sangue de Jesus.

Vivemos dias da inovação tecnológica, da criatividade, do 3D. E, paralela a essa inovação, vivenciamos uma crise de identidade no mundo. As pessoas não sabem o quanto são preciosas e importantes. Por conta disso, todo mundo quer ser igual a alguém, sem saber que Deus as destinou para serem grandiosas, poderosas, importantes, especiais, únicas para o propósito divino.

E porque muitas vezes não sabemos ou reconhecemos os nossos valores em Cristo, nós passamos a maior parte do tempo desejando a vida do nosso vizinho, pensando que a dele é melhor do que a nossa. Ou, simplesmente, não acreditamos em nós mesmos, passamos a maior parte do tempo sonhando em ser igual a quem admiramos.

Entretanto, a Bíblia é o atestado de que “somos a menina dos olhos de Deus”, “somos a menina dos olhos de Deus, Ele nos esconde à sombra das Suas asas”, e “somos mais do que vencedores, por meio dAquele que nos amou” (Salmos 17.8; Romanos 8.37).

Quem vive sem saber quem é, vive numa montanha-russa de insatisfação com a vida, colocando a culpa em tudo e em todos. Mas, conosco pode ser diferente, o Sol da Justiça brilhou e um novo dia cheio de esperança, sonhos e perspectivas nasceu para nós. Não somos os mesmos depois que nos encontramos com Jesus, verdadeiramente, a nossa vida foi transformada de dentro para fora.

Como estudante de direito, particularmente, eu gostava da disciplina “direitos humanos” e “direito internacional público”, pois ambas buscam mecanismos que possibilitem o desenvolvimento humano, de modo que cada ser humano usufrua o que é seu de direito, sem desrespeitar o direito alheio. De certa forma, essas disciplinas almejam conscientizar o homem, tornando-o um ser humano melhor.

No entanto, nem essas disciplinas, tampouco as diversas correntes ideológicas e religiosas que também tencionam dar um sentido altruísta ao homem conseguirão tal objetivo plenamente. No máximo, cada um delas pode dar-lhe algumas instruções e conselhos práticos para viver em paz, entretanto, apenas o novo nascimento é que tem o poder de mudar o homem por completo, uma vez que o transforma de dentro para fora.

Não adianta tirar o homem da “escravidão” e não arrancar a “escravidão” de dentro desse homem. É por isso que muitas pessoas em nossa sociedade, por mais que passem a ganhar mais, ou morar num lugar melhor, continuam do mesmo jeito, é como se fossem tão pobres como antes. Elas saíram fisicamente de uma condição medíocre,

mas essa condição está enraizada dentro delas. Assim também é espiritualmente: muitos homens ainda estão vivendo como escravos quando Cristo já lhes proporcionou a liberdade.

Apenas o novo nascimento, um encontro genuíno com Jesus Cristo, é que nos muda de dentro para fora, arrancando do nosso interior toda condição de mediocridade e inserindo em nós a vida de Deus, que nos habilita a sermos pessoas únicas e grandiosas.

Através da Palavra de Deus, nós descobrimos quem somos e podemos a cada dia nos tornar pessoas verdadeiramente melhores… irmos além da marca. Minha vida tem sido cada vez mais surpreendente desde o dia em que nasci de novo e descobri que sou uma poesia do Deus vivo, destinada às boas obras.

Logo, o primeiro passo para fazermos coisas grandes e poderosas é descobrimos quem somos, portanto, aprendamos que somos o “muito bom” de Deus, somos a Sua imagem e semelhança, comprados pelo Sangue de Jesus e recebemos um presente do céu, o batismo no Espírito Santo. Enfim, somos poesias do Deus vivo, destinados a ir além da marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!