Verbo FM

Versatilidade!

“Versatilidade” no dicionário significa ter qualidades variadas e numerosas. E “Mediocridade” é viver aquém do que Deus nos chamou para viver, é passarmos por esta Terra sem sair da periferia do que o Senhor nos chamou, primeiramente para ser, e só depois fazer. É impressionante como encontramos jovens acomodados, conformados com o que já são, sem ter a perspectiva de se tornarem pessoas melhores, lembrando que versatilidade é o estado de ser e não apenas de fazer.

O jovem versátil é aquele que sabe encontrar na sua vida o valor dos estudos, é crucial para irmos mais longe, sermos versáteis. Estudando, aprendendo uma outra língua, fazendo um curso universitário ou um curso técnico; Quem sabe passando em concursos públicos,  e assim, obter um bom emprego, financiando suas primeiras viagens  internacionais, conhecimento nunca será valor, tempo perdido.

Na bíblia temos muitos exemplos de jovens bem preparados. Um deles é José, conhecido entre seus irmãos como “tal sonhador” (Genesis 37.9) , te aconselho a ler a história desse jovem, observe :

“Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este em quem há o Espírito de Deus?
Depois, disse faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu.”
 (Gênesis: 41.38-39)

É interessante notarmos, que José foi chamado por Faraó, apenas para interpretar o sonho e, não para expor seu conhecimento sobre administração, economia, matemática. Aconselhando faraó, de forma sábia a como lhe dar com a fartura, sem desperdiça – lá, e em seguida com o período posterior que seria de fome. Diante desse conhecimento, no texto acima lemos que Faraó reconheceu o Espírito de Deus na vida de José.

Enfim, se José apenas tivesse interpretado os sonhos, talvez o máximo que acontecesse era ele ser liberto da prisão. Contudo, no tempo em que esteve na casa de Potifar aprendeu sobre administração e economia, e no cárcere José aprendeu sobre liderança e confiança, a bíblia afirma que José fazia tudo que chegava as suas mãos. Ele não perdeu as oportunidades para aprender, e seu conhecimento natural somado ao conhecimento sobrenatural geraram uma força explosiva para Deus, como diz Kenneth Hagin, colocando-o no lugar que Deus tinha falado com ele há cerca de treze anos atrás – governador do Egito.

Vejamos o que a bíblia tem a dizer sobre Daniel :

“Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus. E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias;” (Daniel: 1.4-6)

O contexto dessa passagem faz referência ao cativeiro de Israel na babilônia, o Rei Nabucodonosor buscava jovens que pudessem ensinar a cultura e a língua dos caldeus, terra originaria de Abraão, de quem todos os judeus descendem.

Mas, o versículo diz que esses jovens deveriam ser doutos em toda ciência e versados no conhecimento, num era pouca coisa não! E no meio desses jovens o chefe dos eunucos encontrou Daniel, um jovem judeu, muito inteligente.

Durante o livro de Daniel, e os muitos episódios de sua vida, lemos que o rei Nabucodonosor o colocou como governador de toda a província da babilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da babilônia ( Daniel 2.48) , mas de fato Ele se tornou uma voz profética em seus dias anunciando a vida de Deus, podemos dizer que ele era um missionário em seus dias, conhecido por ter um espírito excelente ( Daniel 5.12, 6.3)

Entretanto,  se Daniel tivesse o conhecimento divino e não possuísse o conhecimento natural , será que teria tido tal oportunidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!