Muita gente enxerga o líder como alguém especialmente diferente de todos os demais humanos. Alguém que conseguiu chegar ao triunfo porque foi escolhido a dedo, pelo próprio Deus, para não passar por todas as dificuldades que os demais mortais passam.

No entanto, é claro que isso nada tem a ver com a realidade. Um líder é alguém que decidiu vencer um mundo diabolicamente programado para derrotar os humanos. Ele acredita de coração no propósito divinamente elaborado para reconduzir os humanos ao sucesso.

Um líder é, na verdade, alguém que decidiu chegar a outra margem, preparando-se para vencer o que vier a acontecer durante a travessia.

Um líder é alguém que decide viver à altura do seu mundo original, triunfando neste mundo. Alguém que está determinado a mover-se, mesmo quando confrontado pela insuficiência de recursos e circunstâncias diversas.

Jesus foi assim. Um ser humano triunfando sobre este mundo, por viver conforme a natureza original dada por Deus. Ele mostrou que este mundo não tem a menor condição de se impor contra alguém que vive à altura da sua origem e do seu propósito.

A gloriosa recompensa da missão de um líder não acontece sem que, antes, seja percorrido um caminho desafiador com instantes de aparente derrota. diante de um sistema expert em se opor e derrotar os humanos e o legado em potencial de cada um.

Há momentos em que o caminho da liderança parece nos conduzir de um degrau de fracasso a outro. Porém, essa trajetória vai acabar em um lugar que se chama missão cumprida, o estágio em que você é recepcionado pelo triunfo.

Se nos deixarmos ser inspirados por Jesus quando o assunto é liderança, aprenderemos que a vitória de um líder é também a vitória de muitos outros por ele inspirados, principalmente, ajudando cada um a ser cada um.

O líder é alguém que é visto como um membro da elite dos sempre vencedores, mas ao mesmo tempo, alguém que jamais aceitaria ser seguido como quem desconhece o caminho das dores, dos obstáculos e tentações. O líder é um desenvolvedor de líderes, mas também um mentor cheio de compaixão.

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus… A si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo… Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome”. (Filipenses 2.5-7-9).

Jesus, que parecia despencar a cada estágio de sua trajetória, persistiu até alcançar a glória promovida pelo mundo lá de cima, que não conspira contra nós como o mundo aqui de baixo, mas nos insere na recompensa que foi criada para ser nossa.

Assim,  ele se tornou o líder cheio de compaixão, pronto para oferecer a ajuda mais que apropriada e eficaz para as nossa insuficiências e carências. Venceu e nos ensina como vencer, nos capacitando para os desafios que temos que vencer e não ignorando os tais cruéis desafios.

Albert Camus  disse: “Envelhecer é passar da paixão à compaixão”.

(Extraído do livro “Liderar é Preciso” – Manasses Guerra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!