Verbo FM

Deus se revela em Cristo

Quantos de nós já não ouvimos: “Olhe, Deus é amor, mas cuidado! Ele também é justiça!” em um tom que nos fez sentir ameaçados? Isso faz parecer que o bem e o mal são duas faces de um mesmo Deus. Ou que a justiça é o lado obscuro do Criador. Todavia isso é de fato apavorante. É o mesmo que dizer que Deus e Satanás são a mesma pessoa.

Nas Sagradas Escrituras, o escritor aos hebreus, por sua vez, afirma que “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” e que “o Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser” (Hebreus 13.8 e 1.3).

Deus, que é amor, é igualmente justo, e isso quer dizer que ele é absolutamente isento do mal e da injustiça – “A retidão e a justiça são os alicerces do teu trono; o amor e a fidelidade vão à tua frente”. (Salmos 89.14).

Portanto, Jesus desvenda o Deus que nunca mudou. Thiago afirma em sua carta: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” (Tiago 1.17).

Que venha à luz a verdade! Jesus Cristo não é um antagonismo ao Deus do Velho Testamento – “O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!” (Marcos 12.29). Jesus é o triunfo do Eterno Deus que desde os tempos antigos deu início a uma peregrinação de amor, cheia de conquistas pelo bem daqueles que tanto amou.

Por meio de Jesus, vimos e ouvimos aquilo que o Pai sempre desejou comunicar aos filhos. Em Jesus, Deus encontrou um meio de se relacionar com os seres humanos sem a interferência do medo.

Enquanto na revelação do Velho Testamento, Deus Jeová é um ser misterioso, impessoal e distante, em Jesus, ele é amigo, presente – Deus conosco. O Criador falou aos pais por meio de porta-vozes imperfeitos. Conosco Deus fala através do Filho, sua expressão exata, revelando-se como o nosso Pai e a nossa Fonte. E foi isso mesmo que o próprio
Jesus afirmou, “quem me vê, vê o Pai” (João 14.9).

Colossenses 1.16, na versão A Mensagem, expõe assim a proeminência de Jesus: “… Tudo começou nele e nele encontra propósito”. Uma versão americana (NLT) apresenta com muita clareza Colossenses 1.19: “Porque Deus em toda sua plenitude se agradou em viver em Cristo”. Ainda a versão A Mensagem traz assim esse mesmo versículo: “Ele é tão sublime que tudo que é de Deus encontra um lugar apropriado nele, sem nenhum conflito.”

No Filho, a humanidade tem a oportunidade de conhecer Deus face a face e ver o Pai. É Jesus quem nos arrebata das mãos do inimigo que o tempo todo se escondeu por trás da falta de conhecimento, maculando a imagem do Criador e destruindo a dignidade dos filhos.

Do livro “A Festa da Redenção” – Manassés Guerra | Edição comemorativa 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!