Proporcionar feedback aos seus liderados deve fazer parte da rotina dos chefes, da mesma forma como administrar orçamento e resultados. Cada chefe deve ser um mentor que canaliza atenção e energia para ajudar a desenvolver líderes de alto padrão.
Apresentar feedback consiste em oferecer comentário honesto, franco, direto e orientado ao líder sob sua supervisão, com o objetivo de desenvolver o potencial e os talentos do líder, bem como elevar suas perspectivas e desenvolver aspectos como intuição e habilidade relacional.
Afinal de contas, os chefes estão posicionados para observar os líderes em desenvolvimento e dar sugestões, fazer perguntas e ajudar a manter o foco nas coisas certas. O intercâmbio entre o chefe e o líder se torna uma ocasião de ajuda no aprendizado e crescimento em liderança.
Há um conhecido provérbio chinês que traduz apropriadamente o trabalho dos chefes conselheiros e professores: “Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida.”
Vejamos alguns dos muitos benefícios do feedback no desenvolvimento de líderes:
- Ajuda na avaliação não somente do cumprimento de metas, mas, principalmente na eficácia e eficiência no desempenho do trabalho.
- Contribui na análise de como as coisas estão progredindo e de que maneira o líder está lidando com as situações à medida que surgem.
- Auxilia na abordagem e na correção de problemas no momento em que vem à tona ou logo depois.
- É uma ferramenta essencial para se avaliar questões subjetivas. Por exemplo: Se um líder não atingiu o resultado esperado, seria isso consequência de um problema com o seu trabalho ou com as pessoas?
- Observando o líder em vários ambientes, um chefe poderia, por exemplo, perceber a tendência do líder de se unir apenas a pessoas que pensam da mesma forma que ele.
- O feedback ajuda na remoção de obstáculos psicológicos ou que impedem o fluxo de informações e aprendizagem. Ajuda também a eliminar barreiras burocráticas e também de relacionamentos.
- Ajuda a avaliar o progresso individual de cada líder: Como está sendo seu desempenho e qual pode ser o seu próximo passo?
- O acompanhamento de perto e orientado detecta se o líder está sendo intimidado ou impedido por alguma pessoa ou alguma questão organizacional. Por exemplo: Algum líder acima dele está sonegando informações. Ou outro líder, no mesmo nível, porém mais antigo, insiste em resistir às suas percepções intuitivas e boicotar os seus insights.
- O feedback intencional é essencial para manter o ímpeto do líder em ascensão e conduzi-lo numa rota de automotivação e autodesenvolvimento.
Quanto mais frequente e focada for a prática do feedback, mais competências se ampliam e mais incentivo é proporcionado à autocorreção,visando o aprimoramento.