por Manassés Guerra
Intuição, talento, atitude e dinamismo estão em questão, tanto os do liderado em treinamento como os do líder que treina, na figura de um orientador e treinador. Seu tempo e dedicação, seu potencial e suas percepções, feedbacks e orientações entram em cena de maneira crucial. Além disso, recursos materiais e financeiros podem ser também necessários para que a missão dada seja cabalmente cumprida. Isso tudo é suporte.
O treinamento tem o propósito de fazer com que seja possível delegar uma missão. Contudo, o que torna o próprio treinamento mais amplo e robusto é o suporte, que precisa estar presente quando o líder delega, tendo em vista a expectativa compartilhada no treinamento. No campo das habilidades e ferramentas, veja algumas que você pode desenvolver nos seus liderados enquanto fornece suporte na jornada do treinamento:
- Autoconfiança —Esta é uma das habilidades mais importantes para um futuro líder. A autoconfiança não deve ser apenas mostrada, precisa ser experimentada; quero dizer, a pessoa tem de acreditar no seu potencial, chamado e vocação. Fé em Deus, mas fé também naquilo que Deus diz que você é. Por isso o treinamento na liderança exige suporte no sentido de você perceber quando alguém tem uma baixa autoestima ou autoimagem depreciada e oferecer-lhe apoio. Uma pessoa será ineficiente em sua liderança se não acreditar em si mesma, e isso comprometerá a sua fé nas pessoas e em seus chamados.
- Tomada de decisão –Bons líderes têm que ser capazes de tomar boas decisões. Portanto, dar aos seus liderados a oportunidade de tomarem decisões por si mesmos é muito importante; mas isso não significa deixá-los decidir sobre responsabilidades que não são adequadas ao papel que desempenham. Comece com pequenas questões, incorporando-os à participação nas decisões cotidianas e aproveite para ensiná-los sobre responsabilidade e consequências na esfera da liderança.
- Resolução de problemas –A resolução de problemas é outra habilidade importante para bons líderes. No dia a dia podemos criar muitas oportunidades para que os aprendizes entendam como solucionar problemas. Não dê respostas prontas; ouça as hipóteses, deixe que participem das soluções, valorize as opiniões e incentive a criatividade nas resoluções. Há quem acredite que líder é aquele que consegue identificar problemas. No entanto, a liderança vai além disso, identificando soluções para os problemas.
- Trabalho em equipe –Os liderados precisam aprender a trabalhar bem uns com os outros, partilhar atividades e responsabilidades e até mesmo superar frustrações e lidar com contrariedades. Assim, a parceria é o caminho do sucesso. Você precisa levar os seus liderados a enxergarem pela perspectiva global — a de participarem de algo maior do que eles mesmos. E quando entenderem o que isso significa, servirão à equipe mais rapidamente, buscando a eficácia no que fazem para o bem comum.
- Envolvimento e motivação –Essas são habilidades muito importantes para os futuros líderes. Ao incentivar essas características, o líder pode ajudá-los a prosseguir e desenvolver suas ideias mesmo quando ainda são embrionárias, estimulando a persistência, o comprometimento e o empenho, ainda que em face de obstáculos. A pessoa que desenvolve a mentalidade de liderança assume a responsabilidade pessoal de desenvolver a si mesmo e manter-se motivado, ao passo em que aceita ser treinado e supervisionado. Todo líder deve ter um líder a quem se submeta, preste contas e por quem seja orientado, e isso começa no treinamento e se desenvolve no suporte que é oferecido por um e acolhido pelo outro.
Extraído do livro 5 PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DA LIDERANÇA |