por Manassés Guerra

Expectativas além da realidade podem ser alimentadas quanto ao que se espera do liderado. Contudo, outro obstáculo que pode também suceder é o liderado não ter a condição favorável — o suporte — para produzir bons resultados. Em muitos casos, o líder treinador até energiza o potencial, mas não oferece condições para a continuidade do que foi iniciado. A falta do suporte adequado pode comprometer a realização de uma visão, por mais gloriosa que possa ser.

O líder precisa entender quando deve fornecer as condições necessárias para que o liderado possa avançar sem sofrimentos e desgastes desnecessários. Imagine uma pessoa deixar de produzir resultados possíveis porque não pôde contar com um suporte que poderia receber, mas do qual foi privado. Esta privação do auxílio pode acontecer de maneira proposital, quando o líder se nega a fornecê-lo — às vezes até com o pretexto de testar o caráter do liderado. Mas também de maneira relapsa, porque o líder não estava atento ao processo

É claro, iniciativa e proatividade devem ser incentivadas de modo que a pessoa não fique paralisada diante de uma realidade em que, por exemplo, não haja tantos recursos quanto gostaria. Contudo, é preciso que exista o interesse na provisão de pessoas e recursos, que ajudarão na tarefa que foi delegada. Ainda que isso possa não vir no curto prazo, deve estar no planejamento do processo.

Em um mundo com tantas reviravoltas e transições, o comprometimento na liderança é um bem muito valioso. Assim, quando as coisas ficam difíceis, o líder que não abandona a equipe e o liderado que não desampara seu líder, demonstram sua lealdade com a missão com a qual se comprometeram.

Durante a sua jornada ministerial, Jesus precisou de suporte. Fosse um barco que pudesse transformar em púlpito, um recinto para organizar a ceia ou para alimentar uma multidão. Jesus contou com o suporte dos seus liderados até mesmo nos últimos momentos antes de entregar-se definitivamente ao seu propósito: “Depois, voltou aos discípulos e os encontrou dormindo. ‘Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?’, disse ele a Pedro” (Mateus 26.40 – NVI).

Naquele momento em que a sua alma estava “profundamente triste, numa tristeza mortal” (v. 38), Jesus buscava conforto e companheirismo dos Seus discípulos. Isso mostra a importância deste suporte que o líder e o liderado tanto precisam. Seja nos momentos em que todos estão lá para pegar junto e dar apoio, seja em momentos de solidão. Muitas vezes as pessoas podem estar tão focadas nelas mesmas que sequer consideram servir com este tipo de apoio. Contudo, o que muitos líderes mais precisam é deste tipo de suporte em momentos cruciais.

Extraído do livro 5 PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DA LIDERANÇA | 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!