Por: Manassés Guerra
No contexto da liderança muitas vezes as pessoas entendem que o líder da equipe tem que resolver todos os problemas. As pessoas normalmente preferem não resolver desentendimentos e incompatibilidades entre os membros da equipe, mas querem que o líder da equipe resolva.
Por isso, se você é um líder de uma equipe, cuidado para não se deixar levar por esse tipo de assédio. Em ocasiões como estas, quando você vai conversar com a pessoa acusada de causar o conflito, ela vai esboçar surpresa e questionar a acusação, já que todos elogiam o seu trabalho. Você ainda corre o risco de ouvir “quem são as pessoas?”, “porque não vieram até mim?” Fica até parecendo que você foi quem criou toda a circunstância.
Se você faz parte de uma equipe, como um liderado, tome a iniciativa para dialogar e dirimir diferenças. Assim, caso seja preciso repassar o problema pra o líder, você vai repassar a solução do problema.
Todo cuidado é necessário, nesse sentido, senão você vai ser envolvido pela tensão contínua de problemas que as pessoas que lhe trazem, mas não se dispõe a resolver, e a própria organização será envolvida numa atmosfera de tensão e desconfiança. As pessoas envolvidas nessas ocorrências procurarão o líder cada vez mais, para lhe repassar queixas que não são capazes de resolver pelo diálogo, e até mesmo o confronto, e as pessoas que nada têm haver com essas burburinhos, percebem e são contaminadas pela falta de entusiasmo que se instala entre as pessoas, e no ambiente da equipe.
Quando a equipe possui ânimo, o desempenho de seus seus integrantes se eleva a um patamar incomum. A equipe foca no seu potencial e não nas circunstâncias opositoras. A confiança e o entusiasmo inspira as pessoas na equipe e isso eleva o desempenho de todos.
Por outro lado, quando a equipe se concentra em problemas, sem o empenho pela solução, o comprometimento se esvai e o entusiasmo vai por água abaixo. As pessoas da equipe começam a impelir umas as outras, colocar os seus interesses em primeiro plano, em vez de se voltarem uns para os outros, e até mesmo pequenos problemas perturbam a equipe. A negatividade, causada pela ênfase em problemas, produz letargia e desânimo.
É desanimador estar numa equipe que ninguém quer estar. Você precisa, como líder da equipe, ajudar as pessoas que você lidera a desenvolverem o ânimo para criar uma equipe apaixonada e vencedora. Seja na família, na igreja, na empresa, no serviço voluntário.
As pessoas vão reproduzir o que veem em você. A melhor maneira de elas aprenderem o que você espera delas é servir de exemplo. Assim, trabalhe com entusiasmos, mostrando as pessoas que os problemas não podem obscurecer a visão e o compromisso de se chegar no outro lado. Faça a equipe entender que problemas e diferenças não podem ser maiores que elas mesmas, o potencial que elas têm e a importância como seres únicos. O foco no problemas diminui a importância que uma pessoa ver na outra, e compromete o seu próprio potencial, porque a impedirá de caminhar em equipe. Jesus disse: “Porque vocês são tímidos”. O que ele queria era dizer: “Vocês também poderiam fazer isso!”. Faça assim e as pessoas se unirão a você.
O líder, juntamente com as pessoas da equipe, são responsáveis por minimizar os danos que qualquer membro da equipe possa fazer por causa da fraqueza ou de atitude errada. Normalmente essas ações exigem posicionamento firme…
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