Às vezes, tenho uma sensação esquisita, é como se o anseio por mais tempo – mais minutos, mais horas, mais dias, mais meses – distanciasse as pessoas do prazer de existir. Como se essa frenética busca por mais tempo para suprir a falta de tempo mergulhasse-nos em uma escuridão de obsessões.

A questão é que o tempo é um recurso não renovável e demanda sabedoria de quem dele cuida e dele faz uso. A maneira como as pessoas utilizam o tempo é o que separa aqueles que constroem vidas extraordinárias daqueles que apenas deixam a vida passar. Sem o domínio do tempo a vida fica complicada, empilhada de tarefas inalcançáveis e somente nos daremos conta de que perdemos o melhor da vida quando ficar muito difícil para mudarmos nosso estilo de vida.

O “princípio 80 x 20” (a Lei de Pareto) afirma que 80% dos resultados que alcançamos na vida vem de apenas 20% das atividades que tomam nosso tempo. Por exemplo: em vendas comissionadas, 20% dos vendedores ganharão mais de 80% das comissões. Estudos mostram que 20% dos clientes respondem por mais de 80% dos lucros de qualquer negócio. Descobertas científicas são realizadas por 20% dos cientistas. Desse modo, entre as muitas atividades às quais você dedica o seu tempo, só uns 20% produzirão resultados eficazes e duradouros. Consequentemente, estar ocupado não quer dizer necessariamente ser produtivo.

Você precisa defender o seu tempo com determinação. Não permita que pessoas ou mesmos situações urgentes roubem o seu tempo. As pessoas respeitam quem dá valor ao seu tempo. Pessoas movidas por prioridades são, não apenas produtivas, como também felizes.

Dedicar um dia para planejar a semana, cultivar uma hora para avaliar o dia promove disciplina e domínio do tempo. E domínio do tempo, por sua vez, leva ao domínio das prioridades e da vida. E isso não significa que você tenha que se transformar em uma ‘máquina de trabalho’. Ao contrário, a gestão do tempo permite que você tenha mais tempo para as coisas que realmente significa algo para você. E esses são segredos para uma vida equilibrada.

Desenvolva a disciplina para concentrar o seu tempo em função das suas prioridades. Afinal, as coisas mais importantes da sua vida não podem ser sacrificadas em detrimento daquelas que não são tão importantes.

Como alguém já disse, “não se esqueça de que falhar em planejar é planejar falhar”. Aprenda a ver a vida não por compartimentos, mas como um todo indivisível. O seu comportamento em uma área da vida consequentemente afetará outra.

Um ritmo agitado e frenético não condiz com a nossa natureza espiritual. E uma vida cheia de realizações não tem que vir pelo sacrifício da paz e tranquilidade pessoal.

A sua gestão com o tempo no seu dia a dia, com a suas prioridades espirituais, emocionais, físicas e materiais, determina ao mesmo tempo a maneira como você cultiva o seu relacionamento com a sua esposa e seus filhos, com os seus amigos e como desempenha o seu trabalho e seus sonhos. O domínio do tempo inspira você a aproveitar o momento, ao invés de apenas sonhar com o que ainda não aconteceu.

Não vale apena sacrificar o presente pelo futuro. Desperte para a dádiva da vida antes que seja tarde demais. Planeje o seu futuro, tenha metas, mas não esqueça de viver cada momento, com o coração cheio de gratidão a Deus e às pessoas que lhe cercam. Que tal aproveitarmos melhor o nosso tempo, com sabedoria, serenidade, gratidão!

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!