Verbo FM

A importância da ceia

Em culto de Ceia é muito comum que as pessoas pensem em 1 Coríntios 11. O capítulo bíblico traz instruções de como o Senhor estabeleceu esse momento e nos ensina de que devemos examinar a nós mesmos antes de participar da Comunhão. É muito importante essa atitude de se auto avaliar, mas não podemos esquecer outros aspectos a respeito dessa ocasião. A Ceia também significa ação de graças, anunciar o sacrifício do Senhor e estar em comunhão com Aquele a quem amamos. A Ceia é um momento de adoração e de mergulhar intensamente na presença de Deus.

Nesses últimos dias, é fundamental o conhecimento de quão valiosa é a intimidade com o Senhor. A presença manifesta do Deus Vivo é poderosa e muda para sempre as nossas vidas. Mas, como ser inundado por essa presença? Podemos orar buscando a Face de Deus, mas é através de uma vida de louvor e adoração que o nosso Pai irá revelar-se cada vez mais diante de nós.

Paulo descobriu um pouco disso quando adorou a Deus mesmo estando preso em um local sujo e fétido. Quando se derramou diante do Senhor em um momento de louvor sincero, a mão de Deus o libertou daquela situação. O mesmo ocorria com Davi, que se mantinha em uma atitude de louvor e reverência, enquanto Deus ia adiante dos exércitos, derrotando os seus inimigos.

Sofonias 3:17 diz que Deus se regozija em meio aos louvores do seu povo. Não sei se temos a plena compreensão de tudo o que pode acontecer quando nos aprofundamos na presença e na adoração ao nosso Pai. Lembro que havia uma sala na casa onde eu morava, e eu sempre recebia um pequeno grupo de amigos para que ficássemos juntos louvando a Deus. Em muitas ocasiões, acabávamos virando a noite, intensos e comprometidos com aquele momento. Parávamos apenas pela manhã, quando éramos recebidos com um café da manhã preparado pelo meu pai. Quantas coisas aconteceram naquelas noites! De fato, a atmosfera de adoração impregnou a minha casa ao ponto de um colega de faculdade ir me visitar para buscar um livro e sentir-se imediatamente tocado apenas pelo ambiente onde eu vivia.

Quando as pessoas entram em sua casa, o que elas sentem? A presença, o poder e a liberdade para a unção de Deus ou a influência das telenovelas e programas de auditório? Às vezes, deixamos de crescer em intensidade para o Senhor por uma má administração do nosso tempo e das nossas prioridades. Até quando vamos viver nos arrastando pela vida dessa forma? Se cultivarmos uma atitude intensa e reverente, vamos ver se cumprir a Palavra em nossas e vamos conhecer o Deus que é socorro em tempos de tribulação.

Creio que esses últimos tempos exigem uma faxina nos lares. Ídolos arrancados e quebrados, famílias comprometidas com a adoração. A unção tem muitas funções e uma delas é nos cobrir com vestes de louvor. Não deixe ninguém paralisar a sua intensidade como adorador para Deus. Que haja liberdade do Espírito Santo em nossas casas e na intimidade de nossas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!