Este é um tempo em que precisamos nos examinar. Examine-se para verificar se está alinhado à visão do Ministério. Entendemos e conseguimos compreender o corpo de Cristo no ambiente da igreja local e em um contexto mais amplo. Pensando neste tema, é importante considerarmos os cinco dons ministeriais e o ministério de primeiros socorros. Somos uma parte desse todo!
“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” (Efésios 4.15).
Guardiões da paz
Os dons ministeriais não existem para competirmos entre nós. Precisamos entender a cooperação entre os dons. Veremos uma unidade nos dons ministeriais como nunca antes, porque as coisas que Deus tem preparado para acontecer precisam ser compreendidas.
Quando estamos no ministério, precisamos guardar nosso coração da contenda, das feridas e do desânimo. Examine o seu coração e guarde-o.
“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer” (I Coríntios 1.10).
Iremos nos levantar como guardiões da paz. Estaremos andando em perfeita sincronia com o que Deus pensa. Em alguns momentos, um entrará em evidência e outro ficará em silêncio e vice-versa. Como uma orquestra. Há coisas que, se não nos movermos, Deus não poderá agir. É necessário haver essa unidade, essa disciplina.
“Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros” (Filipenses 2.1-4).
Deixando de lado a individualidade
Deus está esperando um nível de unidade entre os dons espirituais e as lideranças. Estar juntos não significa estar unidos. Precisamos passar por alguns processos, porque Deus vai trabalhar em nós. Precisamos deixar de lado a individualidade.
Deus está se antecipando para nos livrar dos ataques que viriam para nos dividir. Estaremos unidos como uma só alma. Há um crescimento que o Senhor quer fornecer para nos impulsionar para um novo tempo. Deus está introduzindo esse ministério para um novo tempo. Há coisas para acontecer, um mover para ser liberado, um derramar do Espírito. Deus tem mais.
Deus tem mais unção, mais graça. Mas, andando fora do amor e da unidade, podemos atrapalhar, pois vazamos e contaminamos. Não se envolva com as coisas desta vida. Examine as suas próprias intenções. Existe uma faxina diária que precisamos realizar. Não nos separemos da Palavra, Ela tem o poder de limpar nosso coração, nossa vida, nossas atitudes. Antes de entrarmos no serviço, precisamos nos limpar. Cristo está lavando Sua igreja pela água da Palavra.
“Quisera eu me suportásseis um pouco mais na minha loucura. Suportai-me, pois. Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo” (II Coríntios 11.1-2).
Há um processo de limpeza
Há um processo de limpeza. No entanto, a instrução que Deus deu ao profeta para falar a Naamã foi: “Mergulhe-se no rio sete vezes.” Assim, Deus está te chamando para mergulhar no Rio. Quem evita a poda, evita a edificação. Jesus disse que aquele que se deixa podar, frutifica. Os ramos vão florescer, e o seu ministério vai florescer. Assim como falamos de crescimento espiritual para os novos convertidos dentro da igreja, porque existe uma infância ministerial, mas precisamos manter este crescimento e maturação. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos. Deus é Aquele que realinha as nossas vidas, Ele ama a restauração. Ele disse: “Examine-se, submeta-se à minha Palavra, viva minha Palavra, ande em unidade uns com os outros, mergulhe na minha Palavra, viva-A!”.
Muitos pensam que o oposto do amor é o ódio, mas na verdade, o oposto do amor é a indiferença. O ódio é um amor deformado. Na medida do possível, tenha paz uns com os outros. Levante-se como um embaixador do amor. Esse é um dos nossos valores: unidade e amor. Deus tem muitas coisas, muitos avanços para nos proporcionar.
Moisés foi instruído; ele sabia que tinha que circuncidar seus filhos. Ele não o fez. Chegou um momento em que o anjo impediu Moisés de passar. Se você tem atitudes não corrigidas, faça como Naamã: mergulhe na Palavra, porque tudo será limpo. Ande em amor com as pessoas que estão ao seu redor, independentemente da posição.
Examine-se!
Não estamos competindo. Deus está te dando uma chance para você se corrigir. A escritura diz: “Julgue-se a si mesmo, senão você será julgado.” Examine-se, submeta-se. Trate as feridas, afaste-se das associações erradas. Seja um promotor da paz, seja um guardião dos irmãos. Faça aos outros o que gostaria que fizessem por você.
Às vezes, uma área precisa ser colocada em ordem para que as outras possam prosperar. A Bíblia diz, no livro de Tito, que há um rio santificado. Eu declaro que veremos pessoas santificadas, ouviremos falar de milagres, expansão, cultos em que a glória encherá o ambiente.
Venha para o lugar em que a Palavra exercerá autoridade sobre sua vida; portanto, onde suas emoções se submeterão à Palavra. Isso não é uma utopia inalcançável. Eu declaro uma nova unidade entre pais e filhos; assim como nos casamentos, nas lideranças. Deus está se antecipando e dizendo: “A paz entrará em suas vidas.” Além disso, o Espírito Santo tapará as brechas em suas vidas!
O Rio purificador da Palavra de Deus endireitará nossas vidas. Deus resiste ao orgulho, mas dá graça aos humildes. Longe de vocês toda ira, toda inveja, toda competição, mas sigam a verdade em amor.
*Trechos da mensagem do dia 21 de março de 2024, na Reunião de Pastores e Diretorias 2024.