Jesus estudava sempre e não apenas na hora de ministrar as pessoas.

Sabe o que Jesus fez dos 12 aos 30 anos? Ele estudou a Bíblia. Por isso, a Palavra estava dentro dela em toda e qualquer situação.

Mais do que qualquer crente, os mestres tem que ter a Palavra dentro de si. Lembro-me de uma frase: “Sacrifique seu sono, mas não sacrifique a sua comunhão com Deus”. Só vamos ter o que falar ao abrir a nossa boca se colocarmos as verdades dentro de nós.

Os cinco dons ministeriais têm suas particularidades:

O que enche os olhos do apóstolo é a obra.

O que move o profeta é a vontade de Deus, o profeta sofre quando o povo está no pecado.

O evangelista se move pelas almas perdidas.

O pastor se move pelas ovelhas.

O mestre se move pela Palavra,  o ensino, ele provoca nas pessoas o amor pela Palavra.

Quando você ensina, o povo é inspirado? Como estamos entregando a Palavra? Ensinamos só porque estamos na escala? Quero lhe inspirar a se tornar um mestre melhor, mesmo que você ensine apenas a uma pessoa.

Tem gente buscando o ministério pelo status e fama, mas devemos estar por amor a Deus e a sua Palavra. Precisamos conviver com o pastor, para aprender a amar as pessoas. Às vezes, ensinamos de tal forma que nos afastamos das pessoas, porque achamos que sabemos tudo e o povo não sabe de nada.

Quando a pessoa tem uma “trava” com você ela não recebe a palavra através de sua vida quando você ensina. Isso é muito sério. Aprenda ter compaixão pelas pessoas, se mova nessa compaixão e transmita o conhecimento.

Lembro bem de que o Ap. Bud ministrava debaixo de uma compaixão tão grande que, muitas vezes, ensinava e chorava o tempo todo. Você precisa ensinar com compaixão.  Você precisa ensinar com compaixão a correção que fará será amaciada, você vai “bater firme” e o povo vai lhe amar.

Se observarmos os  Evangelhos veremos que Jesus se dedicou ao ensino mais do que a qualquer outro dom. Existem pessoas que são curadas no corpo e continuam aprisionadas na mente , por isso Jesus ensinava de maneira contínua.

O que e que você tem no seu bom depósito? Observe que Jesus quando abria a boca o povo ficava maravilhado, não era porque Ele tinha um holofote na cabeça,  mas porque a revelação que tinha através das palavras atraia a atenção do povo.

Temos que aprender mais e mais a nos render na unção do ensino e ao Espírito.

Ensinar é algo exaustivo, porque leva um tempo para as verdades serem impregnadas. O nosso desejo deve ser de que as pessoas fiquem persuadidas acerca do Reino de Deus. Precisamos falar com tanta convicção que as pessoas ficarão persuadidas das verdades da Palavra de Deus.

Não tenha medo de se render a unção do Espírito.  Existe no mestre uma capacidade de derramar a Palavra de Deus,ao ponto de quebrar barreiras e romper coisas no coração das pessoas até que a luz possa brilhar.

Pode ser que a pessoa até fique “desnorteada” em seu espírito por um tempo, mas ela vai entender depois. O resultado não é produzido na hora, mas logo vai dar fruto.

Deus não lhe deu espírito de medo, mas de poder, amor e moderação. Seja ousado e convicto ao ensinar a Palavra de Deus.

A chamada para ensinar é nossa, mas está nas pessoas a decisão de abraçar essas verdades ou não, creia que a convicção do espírito vai cair no coração delas.

Nós não estamos buscando a nossa glória, queremos ser simplesmente as vozes que manifestam a Palavra.

Vital do Rego, que foi um renomado advogado e político na nossa cidade, um dia disse uma frase que me marcou: “De um pouco você tem que saber tudo e de tudo você tem que saber um pouco”. Você precisa ser especialista em uma coisa, mas não pode esquecer-se das outras coisas para te manter equilibrado.

Eu entendo a minha chamada no ofício profético. Eu amo ensinar a matéria “Aliança de Sangue”vou atrás de todos os livros sobre o assunto, porque quero ensinar com excelência.

Às vezes, estudo um assunto e depois vou para outro. Tem verdades que levam um tempo para serem digeridas. E algumas levam semanas, meses e ate anos.

O Rhema é um banquete em que verdades são debruçadas, já a Escola de Ministros é diferente, são ensinos para os que preparam a comida, servem e aprontam a mesa. Aquilo que vamos ministrar e aquilo que vamos servir. Existe a comida do dia a dia e existe a comida da noite de Natal que é um banquete.

O que você está servindo as pessoas? Só queremos o melhor. Por isso, eu lhe incentivo a ser diligente e intenso. Se provoque a estudar mais. A vida do mestre fala mais alto do que as suas palavras.

4 Comentários

  • “Jesus estudava… Por isso, a Palavra estava dentro…” dele (ou “dela” mesma, no sentido de Jesus ser o Verbo que se fez carne, a Palavra sendo Luz dos homens desde o princípio), e ser dedicado estar cabível ao mestre de fato!

    Resposta
  • “Jesus estudava… Por isso, a Palavra estava dentro…” dele (ou “dela” mesma, no sentido de Jesus ser o Verbo que se fez carne, a Palavra sendo Luz dos homens desde o princípio), e ser dedicado estar cabível de fato!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!