por Manoel Dias
“Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisos pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo” (Efésios 2.11-13).
O que Paulo tentou plantar no coração na igreja de Éfeso é a consciência de aliança. Existem várias alianças na Bíblia e elas comunicam a intenção de Deus, são alianças da promessa. À medida que elas eram feitas, Deus ia comunicando suas intenções. Paulo diz que aquele povo deveria entender sobre uma vida de aliança.
Nós fazemos compromissos e muitas vezes esquecemos, mas Deus vela com aquilo que Ele promete. Muitos querem somente o compromisso e a fidelidade de Deus, mas nós também precisamos nos comprometer com Ele. Antes não conhecíamos a Deus, agora estamos com Cristo, conhecemos a aliança, temos esperança na eternidade, agora temos Deus.
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” (Oséias 4.6).
Faltou conhecimento da Palavra, faltou conhecimento da aliança. A Bíblia está baseada em alianças, pactos. Precisamos conhecer a Palavra de Deus e sua aliança.
“Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito” (I Coríntios 6.17).
No dia que você nasceu de novo, você se tornou uma nova criatura e passou a fazer parte de uma união espiritual com Deus. Quando nossa vida se mistura com a de Deus, nos tornamos um só espírito com ele. Nem a morte natural tem o poder de quebrar essa aliança. Além de entender a Nova Aliança, precisamos não ser estranhos a todo o processo de alianças que Deus fez.
Adão e Eva foram criados debaixo da Aliança Edênica, Adão nasceu debaixo de uma aliança perfeita. De Adão até Noé houve grande multiplicação da humanidade, porém eles se inclinaram as obras da carne. Deus deu livramento a Noé e também livrará a igreja.
Eu declaro poder de aliança na sua vida, ousadia e confiança na Palavra de Deus que é uma palavra de aliança, você vai experimentar do poder dela.
“Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que creem” (I Tessalonicenses 2.13).
Os nossos níveis de entrega vão determinar os nossos níveis de experiência com o que Deus tem preparado para nós, e Deus tem preparado grandes coisas.
Passados os dias de Noé, Deus fez uma nova aliança com Abraão – a Aliança Abraâmica. E os filhos de Abraão se multiplicaram. Mesmo havendo uma pressão, mesmo o diabo se opondo, há um poder da aliança sustentando você.
Deus levantou Moisés por causa da Sua aliança com Abraão. Os israelitas clamaram por socorro, devido à escravidão, e clamor deles subiu até Deus. Ele ouviu os gemidos e se lembrou da aliança que havia feito com Abraão, Isaque e Jacó.
Por causa da sua aliança com Deus, Ele vai levantar pessoas para favorecê-lo, para abrir caminhos e trazer soluções. Por causa da aliança, o mar vai se abrir – o mar das pressões vai ter que se abrir.
Nós não fomos libertos para ficar à toa, fomos libertos para andar na aliança e adorar a Deus. Chegou o tempo de nós não ficarmos apenas na periferia, mas nos levantar no tempo de colocar a Palavra dentro de nós e colocarmos para fora tudo aquilo que atrapalha a nossa vida de fé e nos erguermos naquilo que Deus nos chamou.
Mesmo na babilônia, Daniel tinha uma consciência de aliança que não deixava ele se contaminar, ele foi ousado, tinha revelações, orava com intrepidez e desfrutou de um poder de preservação.
Se orarmos fora da aliança e da consciência da Palavra, nada vai acontecer. Deus só está comprometido com aquilo que Ele falou. Quando a gente retorna à Palavra, a gente se alinha. Chegou o tempo de voltarmos para a Palavra e termos a consciência da Aliança. Chegou a hora da igreja se levantar no poder da Aliança.
Aquilo que você se envolve, afeta você – se você se envolve com Deus, a consciência da Aliança o envolve por dentro e nada vai abalá-lo. Deus disse que no mundo teríamos aflições, mas Ele não disse que ficaremos nas aflições. Nossa vida não está no natural, está no Reino de Deus.