“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho” (I Coríntios 9.16)
Ser missionário é uma escolha difícil. Missionários são pessoas que funcionam em freqüências e sob princípios diferentes. Seus sonhos não são pessoais, suas preocupações não envolvem suas vidas, a alegria deles não tem nada a ver com a satisfação própria. O dinheiro que ganham não os enriquece, seus palácios são pequenas cabanas, suas famílias há muito não os vêem e são capazes de dar a vida por quem pouco conhecem.
Acabei de voltar da casa de uma família assim. Tive uma experiência enriquecedora e transformadora. Fui escalado pela liderança do RHEMA para ensinar no RHEMA JAPÃO, mas, ensinar foi o que menos fiz. Na verdade, saí de lá com a sensação de que recebi muito mais do que dei. Fiz amigos, conheci uma cultura riquíssima e minha fé foi desafiada a realizar grandes coisas pra Deus.
O grande missionário William Carey dizia: “Empreendei grandes coisas pra Deus, esperai grandes coisas de Deus”. Penso que foi isso que vi, convivendo com a família Arcanjo. Vi o que a fé pode fazer, quando nenhum recurso natural funciona e você não tem mais nada a não ser o sobrenatural.
Movidos por uma visão tão louca quanto a que trouxe Bud e Jan Wright ao Brasil, empreenderam levar a palavra da fé à nação japonesa. Eles não têm ascendência japonesa ou qualquer parente japonês, têm apenas um chamado e, assim como o apóstolo dos gentios, não foram desobedientes à visão celestial.
Talvez alguém possa pensar que por morarem num país tão desenvolvido e organizado, eles não tenham grandes dificuldades a enfrentar, ledo engano. As dificuldades são esmagadoras e muito desestimulantes. Língua, preconceito cultural, medo de terremotos e tsunamis constantes naquela parte do globo são algumas delas. Imagine-se passar quinze minutos tentando identificar que produto está em uma embalagem do supermercado. Mas, a fé não conhece limites!
Eu sou filho de missionários. Lembro-me de que, quando criança, ouvia as orações de meu pai baseadas no salmo segundo: “Pede-me e eu te darei as nações por herança”. Lembro-me de que vi várias vezes o meu pai orando e pedindo as nações. Hoje, ele e a minha mãe estão lá no Chile, longe de mim, mas próximo ao coração de Deus, assim como a família Arcanjo, Jefter e outros que têm “perdido” sua vida por amor ao evangelho, amando o mundo que Deus ama, sem ser desse mundo.
Assessorados pelo, não menos corajoso, missionário Jefter Marondin, estabeleceram uma escola bíblica naquela nação. Esperando contra a esperança, creram para virem a serem pais de uma grande multidão.
Deixaram tudo por amor ao Evangelho, vivem uma vida de aventura. Nenhum dia é igual ao outro, são milagres cotidianos que poderiam ser escritos em livro. Têm depositado a Palavra da fé no coração de um grupo que pode parecer pequeno, mas eu penso que é uma “pequena nuvem do tamanho da mão de um homem”.
Abaixo, cito o nome dessas pessoas, pra que você saiba que não são um número, mas são vidas valiosas e que já são conhecidas no céu e devem estar no seu rol de oração:
Alunos do Rhema Japão
ANA CRISTINA SALLES TSUTSUI
ANA MARIA OLIVEIRA OGUSHI
CATARINA HITOMI PIMENTEL YOSHIMURA
DEBORA NOZAKI MOURA
ELVIRA CRUZ CAMILO
HENRIQUE YOGHI DO Ó
IRENE MARIKO YASSUDA TSURUOKA
JOCELINA MARTINS DE PAIVA MAKINO
JOCELINO MINOR MAKINO
KARINA SAKAGAMI
LARA YURI FUJII
LUANA KEIKO MIURA
LUIZ CARLOS DO Ó
LUIZ HENRIQUE KANNO MOURA
MARCIA MARQUES SHIWA
MÁRCIA NORIKO TANAKA KADITA
MARGARETH HATSUE YOGHI DO Ó
MARIA ELENA PLASENCIA SATO
MARLENE WATABE
NELSON HIROYUKI KADITA
PAULO MANABUKUBO TSUTSUI
ROSELY MAKINO
RUTE FUJIMORI
SHIRLEI DA SILVA CAVALCANTE
TIAGO DE PAIVA MAKINO
VALÉRIA SCALCO MIURA
YUKI SHIMIZU
ANGELICA OSHIRO OSHIRO
ARISSA MASSAMI KADITA
BRUNO DOS SANTOS MORAES YAMAMOTO
DANILO RIBEIRO NAKASAWA
ELIZA SATOMI MIZUKOSHI
ESTHER TELLERIA
FRANCISCO NUNES OKAWA
IAECO UEDA
JULIANA YUMIKO OTA
MARIO M. ISAYAMA
MAYARA MAYUMI SHIWA
OSVALDO SILVESTRE JUNIOR
PAULO MASAHIRO SHIWA
3 Comentários
Realmente foi um tempo de muito aprendizado, cheio de graça e unção , arigatou junior san, e todos os professores que vieram e compartilharam conosco da obra missionaria.
Amamos ser missionários, isto esta no nosso sangue , corre nas veias, amamos os missionários , amamos o campo seja ele onde for. Amamos vcs que são parceiros e amigos em missões .
Texto lindo! Mensagem inspiradora
Muito bom Júnior, parabéns por sua sensibilidade!
Compartilhando em 3, 2, 1…
Muito show
Essa obra irá crescer cada vez mais