Às vezes, nós estamos esperando alguém fazer algo. E o Senhor dizia para mim que alguns jovens se perguntavam: “Por que nós não temos isso? Eu gostaria tanto de ter isso na minha própria igreja”. E o Senhor me manda dizer: não espere alguém, seja você o movimento.
Talvez começará pequeno, mas seja o movimento. Às vezes poucas pessoas vão escutar o que você tem a dizer, mas seja o movimento. Talvez sejam poucos de você orando numa sala, mas seja o movimento. E o Senhor que dá o aumento, Ele vai aumentar, Ele vai adicionar pessoas, Ele vai trazer pessoas. E a chama da influência do Espírito Santo vai aumentar. E, de repente você olha ao seu redor, algo está acontecendo aqui. Está pegando fogo! O fogo do Espírito.
Seja o movimento, não espere o movimento!
Smith Wigglesworth dizia: “Se o Espírito Santo não se mover, eu movo o Espírito!”. Não espere o movimento, não espere a sua música favorita, não espere alguém da liderança fazer algo, seja no movimento.
É por isso que investimos tanto nisso, porque nós cremos que o Espírito está se movendo através de jovens e vai aumentar. O fogo do Espírito Santo em você e através de você. De repente, você vai andar nas ruas, no seu colégio, na sua universidade, na sua escola e de repente será maior que você mesmo.
Deus está mostrando você a alguém e, de repente, o dom do Espírito Santo chega, e a palavra de sabedoria, palavra de conhecimento. E Deus vai dizer que tal pessoa está passando por isso. E você se aproxima daquela pessoa e fala com ela, debaixo do fogo do Espírito Santo. Você fala palavras de vida, que vão mudar a vida daquela pessoa. E, de repente, você sabe o que acontece? Pega fogo na sua escola, e começa a pegar fogo na sua universidade.
Isso não vai parar, isso não pode parar! Um dia Jesus encontrou um cara, e a Bíblia diz que esse cara era muito rico. E Jesus perguntou: Você é um cara religioso? E ele diz: “Eu sou sim, eu cumpro tudo o que a lei manda”. E a bíblia diz que Jesus perguntou: “Você é bom o bastante? Então vá, vende tudo e me segue”. E aquele jovem ficou muito triste. Se você olhar o contexto, o problema lá não era dinheiro. Jesus não queria o dinheiro dele, Jesus queria o coração dele. Jesus sabia que o coração daquele homem estava no dinheiro. Jesus estava querendo identificar o coração dele para que ele mesmo pudesse fazer as escolhas corretas.
Como aquele jovem, nós somos tentados a viver pelo hoje. Os problemas de hoje, o que alguém me disse hoje, as pressões do hoje, as turbulências nas minhas emoções hoje. Mas nós podemos olhar para a eternidade, nós podemos operar a partir da eternidade.
“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:1).
Nos Estados Unidos, havia um atleta de corrida rápida que era muito bom. Certa vez, ele estava correndo a corrida de bastão, quando o bastão caiu. Mas em vez de desistir, ele voltou lá e pegou o bastão. A equipe que estava em primeiro lugar era a última, mas esse cara não era um que desistia fácil, e ele correu, estava em sétimo lugar. Sexto, quinto, quarto e a multidão agora estava enlouquecida. Quando a corrida estava para acabar, ele se inclinou para frente e terminou em primeiro. Não estou falando para descartar os velhos, mas existe um passar de bastão que está acontecendo e parece que esse bastão havia caído no chão e nós perdemos a esperança e as pessoas iam de mal a pior.
Quando eu olho para essa nuvem de testemunhas, eu penso nesse povo que está olhando para você, e torcendo por você. E a razão pela qual eu penso assim é por causa do fim do capítulo 11.
“Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados” (Hebreus 11:37-40).
Nós, às vezes, pensamos que Deus está preso ao tempo, mas o tempo está dentro de Deus. Deus vê tudo como uma régua. Então, a promessa que está sendo cumprida agora para esta geração, mas que já foi prometida na geração passada, não é Deus quebrando a promessa, é Deus cumprindo a promessa..
Eternidade
Eu não sei se Jesus voltará na nossa geração, mas eu sei uma coisa: precisamos pensar na eternidade. Pessoas entram em enrascadas porque somente pensam no seu próprio umbigo. Hoje, hoje, hoje. Eu quero ficar rico hoje, eu preciso fazer isso hoje, eu preciso disso hoje. Não, Deus está nos chamando para olhar tudo da perspectiva d’Ele: eternidade.
Quando eu vim para a Europa, 15 anos atrás, alguém disse para mim: “Não vá à Europa. A Europa é um cemitério de missionários”. Imediatamente, eu respondi a essa pessoa: “Eu vou, porque se a Europa é um cemitério de missionários, nós sopraremos e o vento poderoso do Espírito Santo vai colocar carne nesses ossos, vai colocar vida nesses corpos”. Eu vi como um grande exército de pessoas, que não tinham armas nas suas mãos, tinham a Palavra e o Espírito.
Sabe de uma coisa, o diabo o conhece, ele sabe que quando você pega uma palavra da parte de Deus você não desiste, você não vai para trás, mas só avança. Não importa o que você vê aqui, não importa o que você sente aqui, o que importa é o que o Senhor lhe disse. Você sabe que uma Palavra da parte de Deus nunca volta vazia.