Verbo FM

O verdadeiro empoderamento feminino

por Juliana Borba 

No mundo tem se falado muito sobre o empoderamento feminino. É uma ferramenta que tem gerado muita disputa entre os gêneros. Mas não é isso que Deus tem falado a respeito das mulheres. É preciso saber o seu papel como mulher e, então, entender que não é preciso apagar a luz da outra, quando se sabe qual o seu real papel nos dias de hoje.

Ser mulher é maravilhoso quando se compreende quem é, e para o que nasceu em Deus para ser e fazer. 

Tudo aquilo que se põe o foco, cresce! Se a mulher colocar os olhos em suas limitações, na competição, tristeza ou inferioridade, isso irá crescer e a colocará em um nível abaixo do plano de Deus para ela. Agora, imagine quando uma mulher encontra uma mulher madura e conversa com ela, com certeza ela irá mostrar tudo aquilo que a outra mulher nasceu para ser. É para isso que as mulheres são fortes, para levantar umas as outras e fazer brilhar a sua luz de cada uma.

A graça de Deus está sobre as mulheres para que possam fazer as coisas não mais sozinhas ou de forma limitada, mas na dependência de Deus. Se Deus a colocou em um papel de mulher é preciso entender quem é (plano real) e não deixar de agir em todo seu potencial.

Em Marcos 3.24-27 está escrito sobre a importância de um reino, uma casa não deve estar dividida: Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir. Se, pois, Satanás se levantou contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir, mas perece. Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa”.

Quando Deus criou a mulher, Ele a deu o papel de influência, a fim de auxiliar e ser facilitadora. A mulher empoderada no contexto bíblico é idônea, isso significa que ela é ser moralmente correta. Já uma mulher que não tem noção do seu papel pode trazer o desequilíbrio não somente para sua vida, como também à sua casa e perverter até mesmo os seus filhos. A mulher empoderada é moralmente correta e entende que o seu papel está relacionado a não impedir que o homem faça o papel dele, porque um lar dividido não irá progredir.

Satanás tem começado essa divisão dentro de casa e estendido a outros ambientes, pois ele mesmo sabe que a casa de um valente não prospera, quando opera em divisão. Se Satanás conseguir destruir o homem, irá conseguir perverter a mulher, bem como sua influência. Casa dividida não se trata apenas do marido e da mulher, mas dos relacionamentos de forma geral.

Ter um líder em casa é essencial, e mostrar que o marido é quem tem esse papel é tão importante quanto fazer as demais funções como mulher. Não amarre o seu valente para que Satanás não possa saquear sua casa”.

Em Provérbios 14.1 está escrito: “A mulher sábia edifica a sua casa, porém, a insensata, com as próprias mãos, a derriba”.

A mulher tem o poder de construir ou destruir e isso é ser uma mulher empoderada, é construir, ela investe na família e coopera com o marido. 

A mulher que Provérbios 31.10 expõe é sábia e ultrapassa o valor até mesmo de jóias. Isso é possível para toda aquela que reconhece o seu valor em Deus. Essa mulher virtuosa e empoderada sabe quem é. Muitas são tristes porque vivem se autossabotando e não exploram sua melhor versão, consagrando-se ao Senhor, sabendo seu papel em Deus e entendendo que foram criadas para isso mesmo. Essa mulher empoderada não sabota seu marido, seus filhos, sua casa.

A mulher empoderada é uma mulher de confiança, faz o bem e cumpre o que fala. Para fazer o bem é preciso depender de Deus e saber aproveitar o potencial como mulher em todos os sentidos. A mulher que errou, sabe que pode se corrigir e é bem resolvida quanto a isso.  A mulher empoderada olha para si mesma e sabe que não pode ser sua própria limitação ou resistência para o seu crescimento. Ela resolve logo qualquer tipo de mágoa ou situação ruim que possa acontecer. 

Ser uma mulher empoderada é ser uma mulher de fé e a fé fala! O que você, mulher, está declarando? 

A mulher sábia sabe administrar bem os seus recursos e compreende que não precisa gastar muito para provar alguma coisa a alguém, ela sabe quando deve comprar e quando não deve. 

No livro de Provérbios 31.25-27 está escrito: “A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça”.

Uma mulher empoderada não é aquela que compete com ninguém, mas sabe o seu lugar em Deus e independente da situação, assim como Paulo diz em Filipenses, ela se posiciona diante de qualquer tipo de circunstância, ela é capaz de viver de forma alegre e dançar sobre a escassez.

*Trechos da Ministração de Juliana Borba na Conferência de Mulheres 2020

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados