Deus acredita em nós, investe em nós, esticando-nos além dos nossos limites, fazendo, muitas vezes, por nós, aquilo que talvez nem mesmo nós estivéssemos prontos para fazer. Esse é o nosso Pai. Nós podemos ir e fazer mais por Deus. 

É preciso respeitar cada sinalização. O código de trânsito brasileiro distribui as sinalizações entre horizontais e verticais; as horizontais são as faixas pintadas no asfalto e as verticais são as placas que temos ao longo da estrada. Dentro da sinalização vertical, temos placas de regulamentação, que são brancas, pretas e vermelhas; elas ditam coisas que devem ser feitas, a respeito do que não se tem opção. Por exemplo: proibido conversão à direita; sentido obrigatório. Essas placas ditam coisas que precisamos realizar.  

Por outro lado, temos também as placas de advertência, as placas amarelas e pretas. Por exemplo: as que indicam zona de perigo ou lombada que se aproxima. Muitas vezes, quando uma dessas placas é negligenciada, embora não seja de cunho obrigatório, pode levá-lo a sofrer algum percalço. Além dessas placas de advertência, temos também as brancas, azuis ou verdes, que são placas de indicação; elas habilitam a programar o trajeto. 

Deus, nesses dias, tem nos cercado de instruções a respeito de coisas que precisamos prestar atenção; são instruções de regulamentação a respeito das quais não temos muita opção. Precisamos seguir dessa forma aqui no Verbo da Vida. Estamos sendo noticiados e informados a respeito de placas que são de advertência, para que o nosso esforço não seja inútil e não sejamos prejudicados ou soframos danos, e, assim, possamos otimizar aquilo que Deus espera que nós realizemos no lugar onde estamos inseridos. Também recebemos placas para orientar o planejamento.

Aonde você quer chegar? O que Deus tem colocado em seu coração para realizar? Para chegar nesse lugar onde Deus tem apontado, você precisa prestar atenção na sinalização. Por isso, ficamos tão confortáveis e felizes em saber que vivemos em uma família onde estamos cuidando uns dos outros, que nos orienta e nos traz instruções, otimizando o resultado daquilo que vamos fazer para Deus. 

No Verbo da Vida não temos opção de caminhar para um outro lugar. Deus o plantou no Verbo da Vida e você precisa estar comprometido com essa visão: alcançar o Brasil com a Palavra da Fé e do amor. Foi para isso que Deus nos chamou. 

Perceba que essa visão carrega consigo alguns componentes dos quais não podemos negligenciar. Talvez você não vá viajar para algum país do Oriente Médio, da Ásia , da Europa, da África, mas você precisa orar e semear, ser um encorajador e levantar essa visão missionária dentro da sua igreja, porque, talvez você não vá para o campo, mas alguém lá vai, e vidas do outro lado do planeta serão alcançadas com a sua fidelidade à visão. 

Temos componentes que estão ligados à palavra da fé, que é o amor. Às vezes temos uma mania errada, de, à pretexto de apreciar algo, depreciamos outra. 

Qual é a asa mais importante do avião? Não precisamos depreciar o amor para sobressair a fé. Nós somos da fé e do amor! Se vamos fazer a visão acontecer, o principal ingrediente que precisaremos serão as pessoas. Não iremos alcançar o Brasil e as nações com igrejas, mas sim com pessoas!

Faz parte da nossa cultura levantar, edificar, treinar, acreditar e investir em pessoas. Chegou o tempo de nós acreditarmos e investir em outras pessoas também. O amor faz parte do nosso sistema. O sistema tem a condição de produzir os seus próprios resultados a partir dos parâmetros que nós inserimos

A Palavra de Deus expressa a expectativa que Deus tem ao nosso respeito, ou seja, Deus espera que nós sejamos pacientes, gentis, bondosos, mas Ele também espera que rejeitemos a inveja e não estejamos estufados com a nossa própria importância e realizações, não somos nós que mais importamos, as pessoas são mais importantes que nós, nosso trabalho não é para que possamos parecer melhores, mas sim para acreditar nas pessoas que Deus tem desejado, para investir e levantá-las. Você não é o centro!

O sistema é um conjunto de partes organizadas e relacionadas entre si, ele recebe a entrada de dados ou o recebimento de um material e entrega uma saída, após o processamento que se manifesta como um resultado. O primeiro passo, que representa a entrada, em que algumas informações são inseridas e esses elementos são combinados dentro de um processamento, e a partir dessa combinação, temos a saída que se apresenta como resultado que se imagina dessa combinação. 

Um exemplo de sistema seria um bolo, que para ser feito é preciso a entrada de uma série de ingredientes, o processamento desses ingredientes, que são adicionados de forma sequenciada, para que aquela massa seja bem preparada, em seguida o aquecimento do bolo, para que ele possa ser comido. Em sequência, a saída, que é quando aquele bolo está pronto. 

Muitas pessoas, quando não tem o resultado que desejam, querem alterá-lo, quando, na verdade, deveriam ter mudado o processamento. É por isso que é importante reconhecer que existe algo em andamento, porque se os resultados não estão sendo produzidos como gostaríamos, precisamos ajustar a forma como nós fazemos a coisa. 

Existe uma fórmula que pode nos ajudar na edificação das pessoas: edificar pessoas é = identificar + treinar + delegar / amor (sempre como um denominador comum). Todas essas iniciativas competem ao líder. Não é sobre pessoas “serem edificadas”, mas sim sobre “edificar pessoas”. “Edificar pessoas“ coloca a responsabilidade da iniciativa sobre nós, os líderes. Precisamos edificar pessoas. 

Nem todas as pessoas serão pastores presidentes. Se o plano de Deus para você, é ser um bom “segundo”, não queira ser um “primeiro” frustrado. Não estamos em um plano de cargos, carreira e salário, em que primeiro é licenciado, depois ordenado, para ser um pastor e em seguida pastor presidente. Onde estão os “segundos”, os “terceiros”, a equipe ministerial que será o suporte? Alcançar o Brasil e as nações não se faz apenas com pastor presidente, se faz com o corpo, com a família em movimento, cumprindo aquilo que Deus deseja. 

Na Bíblia, vemos os espaços sendo retratados na forma por meio da qual Jesus levantou a sua equipe. Para identificar, muitas vezes, esse é o maior dos nossos problemas. Precisamos estar prontos para identificar as pessoas que estão ao nosso lado. Deus está soprando e falando, mas, muitas vezes, estamos sendo muito rigorosos. Se alguém lhe diz que está disponível para servir, a questão é “onde ela irá servir?”.

Temos que utilizar e oportunizar as pessoas para que elas possam, de fato, ser treinadas. Não precisamos esperar que as pessoas já tenham sido graduadas ou treinadas, porque estamos chamando-as para isso. Não podemos esperar que as pessoas tenham o treinamento que nunca demos a elas. Não precisamos que as pessoas sofram tudo o que sofremos. Nossa vivência serviu para construirmos um caminho para que os nossos liderados pudessem correr por elas. Jesus treinou pelo Seu exemplo. Nós precisamos ser exemplos. 

Jesus envolveu os discípulos em suas realizações, eles não eram espectadores. A multiplicação de pães e peixes aconteceu na mão dos discípulos. As pessoas precisam receber o pouco para serem aprovadas no processo de fidelidade. Estamos no cristianismo, dentro desse meio não existe bola de cristal, não tem adivinhação. Precisamos comunicar o que queremos para os nossos liderados. As pessoas estão prontas para ouvir, para aprender, mas precisamos dar uma resposta a elas. O treinamento é o mesmo, os frutos serão diferentes, porque as pessoas irão frutificar de acordo com a fidelidade delas. Precisamos multiplicar líderes, não apenas seguidores.

Se você tem uma boa comunicação e não tem confiança, você produz liderados passivos e inseguros. Se você tem confiança e não tem comunicação, você produz um trabalho sem direção. Estamos usando o ministério para construir grandes pessoas!


*Trechos da mensagem de 15 de julho de 2023, na Conferência de Ministros Nordeste.

1 Comentário

  • Foi profunda essa palavra, gostaria de ter-la na intrega. Ou pelo menos a intrega final da mensagem. Um pessoa cedo Edificada

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!