Clique aqui para ler a 1ª parte.
3. O líder imperfeito não demonstra apenas força, também demonstra amor
Quando lemos sobre liderança, percebemos que um líder precisa de força, ousadia e perseverança. Porém, quando aceitamos nossas imperfeições e limitações, reconhecemos com mais facilidade que os outros são imperfeitos.
Observação: esta mensagem não é uma justificativa ao comodismo. Deus quer que você melhore! Por exemplo, tem coisas na igreja que acontece através de mim e outras que acontecem apesar de mim.
Acredite nas pessoas
Não devemos colocar critérios tão altos para levantar as novas pessoas, os novos líderes. Provavelmente, se voltássemos no tempo, não escolheríamos a nós mesmos com o mesmo crivo que temos hoje, para os nossos primeiros dias.
O líder imperfeito tem facilidade em dar segundas chances e acreditar nas pessoas. Ele sabe com mais facilidade que pode falar mais de uma vez com outra pessoa sobre o mesmo assunto, e está tudo bem sobre isso.
“Também exortamos vocês, irmãos, a que admoestem os que vivem de forma desordenada, consolem os desanimados, amparem os fracos e sejam pacientes com todos” (ITessalonicenses 5:14).
Nem todo mundo precisa de uma correção, mas precisam também de compaixão e de conforto. Tem gente que, às vezes, vai precisar da voz de um Paulo, mas tem vezes que a voz precisa ser a de um Barnabé.
Jesus não vai esmagar a cana quebrada, nem o pavio que fumega (ver Isaías 42:3). Quem está quebrado não precisa ser esmagado, mas precisa ser ajustado.
Tem gente que tem a “qualidade” de chegar perto de alguém quebrado e querer esmagar, para “mostrar algumas verdades”.
Para corrigirmos alguém, precisamos estar cheios de bondade e compaixão.
“As pessoas não se importam sobre o quanto você sabe, até que elas saibam o quanto que você se importa.” (John C. Maxwell)
Antes de você estar com os argumentos certos para corrigir, você tem que estar com o coração certo.
- O líder imperfeito costuma fazer promessas públicas daquilo que ele almeja alcançar
Declarações públicas nos deixam vulneráveis.
A prestação de contas com as pessoas ao seu redor vai impedi-lo de desistir, porque você sabe que todo mundo está vendo o que você está fazendo. Coloque-se em posições que as pessoas possam cobrar de você algumas metas que você estipulou para sua vida ou comunidade.
- O líder imperfeito reconhece os seus erros e administra o seu ego
Abaixo estão algumas das formas erradas de errar:
- Negando: exemplo da história de Adão – “A mulher que tu me deste”;
- Culpando/transferindo responsabilidade: você culpa a todos sobre o que você vive. Quando você não encontra alguma coisa para culpar, você culpa o sistema;
- Justificando: quem se torna bom em desculpa não é bom em mais nada;
- Minimizando: “Não é nada demais”;
- Vitimizando; A forma certa de errar é reconhecendo o erro e melhorando;
- O líder imperfeito vai ser um aprendiz incansável;
- Sempre tenha um coração para aprender mais;
- Ninguém é sábio o suficiente que não precisa aprender algo de alguém.
- O líder imperfeito vai projetar outros para liderar;
- Quando você é imperfeito, você reconhece que pessoas imperfeitas também podem liderar;
- O líder imperfeito pede ajuda;
- Luciano Subirá fala que “os dois caminhos mais perigosos para um líder: ouvir todo mundo e não ouvir ninguém”;
- Devemos entender a diferença entre conselho e opinião. Opinião todo mundo pode dar, conselho nem todos podem dar, apenas pessoas com sabedoria e experiência. A multidão de conselhos traz sabedoria para o homem;
- Precisamos parar de dar desculpas para não liderar.
Qual a desculpa que você está dando para dar um passo de liderança que você precisa dar, mesmo com todos as imperfeições que você tem?