Ansiedade e preocupação são palavras muito parecidas. Ansiedade é a inquietação quanto ao futuro. Já preocupar-se é ocupar a si mesmo com os pensamentos do diabo, dando mais atenção às circunstâncias do que à Palavra de Deus. Geralmente, a preocupação causa estresse, taquicardia e outros sintomas, dependendo do pensamento.
“Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles” (Mateus 6.25-29).
Você vale mais do que um passarinho. Sempre que a preocupação bater à sua porta, diga a si mesmo: “Eu valho mais do que um passarinho”. Jesus está dizendo: “Não fique preocupado, não fique ansioso”. Se vamos contra isso, estamos indo contra o que o próprio Senhor nos orienta. A preocupação é, portanto, um ato de desobediência.
Decida ser livre da preocupação
O irmão Kenneth E. Hagin, fundador do Centro de Treinamento Bíblico Rhema, leu essas palavras na Bíblia e se perguntou se, de fato, estava vivendo como um crente. Afinal, ele nasceu com uma deformidade no coração e tinha crises de taquicardia ao menos três vezes ao dia. De tão assustado, agarrava-se à cabeceira da cama sempre que os sintomas lhe sobrevinham.
Um dia, ao ler as Escrituras, ele tomou uma decisão: “Eu não vou viver mais assim. Não vou viver mais preocupado. Ainda que eu morra, chegarei ao Céu, mas não estarei mais preocupado e inquieto”. Foi assim que, tempos depois, ele teve a revelação da cura que o livrou da enfermidade. Sem largar a preocupação, nada disso poderia ter acontecido.
Deixar de preocupar-se requer mudar a rota e confiar no Senhor. Requer entender que Deus é bom e sempre cuida de nós. Isso não significa que tudo sempre acontecerá como você quer, mas é preciso tomar uma decisão: vou preocupar-me e limitar o poder de Deus na minha vida ou vou descansar n’Ele e deixá-lO agir?
Quando penso sobre isso, lembro-me do povo de Israel. Eles foram libertos, provaram muitos milagres, experimentaram a provisão de Deus, mas, ainda assim, se preocuparam. Eles morreram no deserto. A preocupação vai roubar de você a terra prometida.
É uma escolha diária
O Senhor não tirou você do deserto para deixar você no meio do caminho. Decida pensar: “O Senhor cuida de mim. Ele cuida do meu trabalho. Ele cuida da minha casa. Ele cuida de tudo”. Sem fé, é impossível agradar a Deus e nós devemos agradá-lO com os nossos pensamentos. Ele não nos deixa no meio do caminho, mas nós podemos deixá-lO, se desviarmos o nosso olhar d’Ele, deixando nossa confiança declinar. Isso é uma escolha diária.
Quando estávamos viajando recentemente, nosso filho ficou no Departamento Infantil de uma igreja. Lá, aconteceu um acidente e uma tabela de basquete caiu sobre ele. Meu filho sangrou, ficou com o nariz inchado, mas, no fim, deu tudo certo. Ainda assim, quando estava na cama, o diabo tentou me preocupar com os “e se”. Isso já aconteceu com você? Comigo acontece até que eu me levante contra.
Eu estava deitada e os pensamentos começaram: “E se ele tivesse ficado com sequelas? E se tivesse sido algo mais grave?”. Na mesma hora, levantei-me para repelir esses pensamentos. Comecei a louvar a Deus, dizendo: “Senhor, obrigada! Quando não posso tomar conta dos meus filhos, o Senhor os protege! Obrigada pelo livramento!”.
Largue a preocupação
E assim vivo todos os dias. Oro dizendo: “Senhor, cuida dos meus filhos! Livra-os da própria estupidez e dos estúpidos!”. E descanso, pois sei que meus filhos me foram dados por Deus e Ele cuida deles melhor do que eu jamais cuidaria.
A paz que excede todo o entendimento está disponível para nós. É uma paz que vem da confiança no Senhor e que fortalece a nossa fé. Se tem uma coisa que aborrece a Deus, é a incredulidade. Preocupação e ansiedade são indícios de um coração que não crê. Sei que isso é forte, mas, se não nos corrigirmos, nunca viveremos a manifestação dos milagres que Deus tem para nós.
Arrependa-se
Há pessoas que ainda não provaram certas coisas porque não largaram a cabeceira da cama. Largue a preocupação. Tem gente que implora por uma direção específica para sua vida, mas isso não acontecerá até que você obedeça às direções gerais contidas na Palavra. E não andar preocupado é uma instrução para todos.
Se você quiser interromper esse ciclo na sua vida, arrepender-se é o primeiro passo. Assim como os hebreus olharam para a serpente de bronze e dela veio cura, nós olhamos para Jesus. Talvez você pense: “E quando eu sair daqui, minhas contas estarão pagas?”. Não é sobre isso. É sobre descansar em Deus e saber que, no fim, Ele me ajudará a fazer dar certo.
Por isso, decida e diga a si mesmo todos os dias: “Eu preciso confiar no Senhor!
1 Comentário
Gratidão Jú. Por nos alimentar com palavras sabias e com tanta sensibilidade no Espírito. Sou muito abençoada por sua vida e suas ministraçoes carregadas de poder!