Paulo foi o primeiro missionário a chegar na Grécia. Ele foi de Atenas e lá ficou na companhia do casal Priscila e Áquila. A igreja de Corinto teve início na casa deles. Paulo passou 18 meses em Corinto. Isso deu a ele oportunidade de desenvolver um ministério mais profundo do que em outros lugares.

Corinto se tornou um dos centros mais importantes da igreja primitiva. De lá, Paulo escreveu pelo menos três epístolas: Romanos, 1 e 2 Tessalonicenses.

Depois do afastamento de Paulo, a Igreja declinou de forma alarmante quanto ao seu nível moral e espiritual. E é exatamente por causa desse declínio, das condições existentes, que Paulo foi impelido a escrever essa epístola.

Nela, podemos encontrar práticas que podem realmente destruir uma Igreja.

Divisões, partidarismo, facções

1 Coríntios 1:11-13 – “Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, mas, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. Fui informado por alguns da casa de Cloe que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que alguns de vocês dizem: ‘Eu sou de Paulo’; ‘Eu sou de Apolo’; ‘Eu sou de Pedro’; e ‘Eu sou de Cristo’. Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?”

Paulo explica que essas divisões são um sinal de imaturidade espiritual:

1 Coríntios 3:1-4 – “Irmãos, não pude falar a vocês como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Uma vez que há inveja e divisão entre vocês, acaso não estão sendo carnais e agindo como mundanos? Pois, quando alguém diz: ‘Eu sou de Paulo’, e outro, ‘Eu sou de Apolo’, não estão sendo mundanos?”

Paulo também critica divisões durante a celebração da Ceia do Senhor:

1 Coríntios 11:17-22 – “Entretanto, nisto que lhes vou dizer, não os elogio, pois as suas reuniões mais fazem mal do que bem. Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu acredito. Sem dúvida, é necessário que haja diferenças entre vocês para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados. Quando vocês se reúnem, não é para comer a Ceia do Senhor, porque cada um come a sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que direi a vocês? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!”

As divisões podem destruir uma igreja de várias maneiras, prejudicando sua unidade, testemunho e missão. Divisões criam barreiras entre os membros, resultando em conflitos, ressentimentos e falta de comunhão.

A unidade é um princípio fundamental do cristianismo (Efésios 4:3). Quando há divisões, a igreja perde sua força como corpo de Cristo. Além disso, conflitos internos podem manchar a imagem da igreja na sua localidade. As pessoas podem vê-la como um lugar de contenda, não de amor e reconciliação (João 13:35). A mensagem de amor e perdão pode parecer contraditória quando a própria igreja não reflete esses valores.

“Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, mas, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer” (I Coríntios 1:10)-.

O texto fala de uma “inteira união”, dois elementos são necessários para que isso se torne possível:

  •  Palavras
  •  Pensamentos

Ele fala de um elemento objetivo e outro subjetivo. Muitas vezes falamos que estamos unidos, pegando junto com a visão, mas por dentro pensamos contrário. Quando esses dois elementos não estão combinados; falamos uma coisa e pensamos outra, isso é hipocrisia. Enquanto estivermos afastando esses dois elementos não alcançaremos esse modelo de unidade que é capaz de produzir os resultados que desejamos. Esses são elementos indispensáveis para que o crescimento aconteça. Temos crescido, mas tenha certeza que ninguém esta satisfeito, e para que não haja restrições ao crescimento que desejamos, é necessário que todos estamos unidos…

Efésios 4:1-3 – “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”

Unidade não é um sentimento que surgirá de forma espontânea em nosso coração. O texto fala de esforço, de diligência… As vezes dizemos: “Eu não gosto de fulano”… batalhe para gostar, se esforce, empenhe força, energia. Suportar não é só servir de apoio, mas é também suportar, e é por isso que o texto diz que precisamos faze-lo com longanimidade. Esforço é empurrar um carro ladeira acima, e se soltar ele desce e pode machucar você e outras pessoas. Para mantermos a unidade, há necessidade de um empenho ativo e constante da nossa parte.

Imoralidade

“Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai.2 E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou? Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus]. Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade. Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor” (I Coríntios 5:1-13).

A cidade fora destruída por Múmio, em 146 a.C, e reconstruída 100 anos mais tarde pelo imperador Júlio César em 44 a.C. no tempo de Paulo ela era uma cidade abastada, famosa por sua profunda corrupção, especialmente quanto aos vícios sensuais. O termo “corintianizar” significava praticar imoralidades, como parte da adoração a deusa Afrodite. Essa adoração pagã empregava um grande número de religiosas (aproximadamente 1000) que eram prostitutas profissionais.

Nas palavras de Paulo, a imoralidade na igreja estava superando o mundo ímpio, e Paulo não estava preocupado apenas com o incidente, mas com os efeitos extremamente prejudiciais desse pecado. No verso 11 ele diz: “Não é boa a vossa jactância (orgulho). Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?”

Perceba o cuidado de Paulo comà influência do pecado dentro da igreja. Tolerar ou ignorar o pecado pode levar outros a considerar tais comportamentos aceitáveis.

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