“Rogo-vos , pois, eu, prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor” (Efésios 4.1 e 2)
Imagine agora, como seria se Deus agisse conosco conforme nós agimos com as pessoas.
É bem interessante meditarmos nisso, porque muitos de nós queremos receber o tratamento no qual não estamos dando, assim como, receber o amor que também não damos. Em outras palavras, queremos colher o que muitas vezes não plantamos.
O apóstolo Paulo no livro de Efésios capitulo 4 verso 1 e 2, nos ensina como deve ser o andar cristão e na parte “B” do verso 2, ele nos fala sobre o SUPORTAR, que podemos traduzir neste contexto como: atender; tornar-se uma base;tornar-se um apoio para muitos. Esse ensinamento entra em contradição com realidade encontrada em grande parte da Igreja (corpo de Cristo) de hoje. Na verdade o que vemos atualmente na maioria da Igreja, é ela voltada muito mais para si mesmo, para seu bem estar, do que para o próximo. Isso se torna incoerente quando vemos que Jesus, nosso Mestre por excelência, nos ensinou com sua vida que mais bem aventurado é dar do que receber, servir do que ser servido.
É muito fácil falarmos palavras de motivações para ajudarmos as pessoas, isso qualquer um pode fazer, sendo Igreja ou não. Parasermos diferentes do mundo nesse contexto, podemos avaliar e perceber, que falta “algo a mais” da nossa parte como Igreja para com o próximo, na verdade, falta aprendermos a SUPORTAR uns aos outros em AMOR!
Há aproximadamente dois anos, nós trabalhamos com pessoas com problemática de uso de drogas e álcool, e podemos observar de certa forma uma discriminação com essas pessoas. Dentro da própria igreja, já ouvimos algumas vezes palavras de preconceitos como: “são todos bandidos; são criminosos; não quero estar perto deles”.
O que eu acho mais interessante de tudo isso, é que o próprio Jesus no livro de Lucas capitulo 23 verso 43, respondeu a um criminoso, a um homem que tinha cometido um crime, crime esse, ao ponto de ter uma morte de cruz, e Jesus após observar arrependimento neste homem, disse para ele: “em verdade te digo ainda hoje estarás comigo no paraíso”.
Observe que, o homem que recebeu essa palavra não era um religioso, não era nenhum tipo de doutor da lei ou algo semelhante, como falei anteriormente, era um homem que tinha cometido delitos, e este, ao reconhecer Cristo teve uma nova oportunidade.
Isso nos ensina que como cristãos, devemos ser os primeiros a estendermos as mãos para o próximo, independente de… Devemos ser os primeiros a dá uma oportunidade, um suporte, um apoio, uma oportunidade, devemos ser de fato aqueles, que resplandecem a Luz de JESUS aqui na terra.
Busque não julgar, busque não criticar, seja um acesso para que as pessoas possam chegar a Cristo de uma forma mais simples.Chega de apenas lançarmos palavras sem ter uma ação correspondente, está na hora de colocarmos as atitudes como evidencia.
O texto continua nos ensinando,quando o apostolo Paulo diz: “SUPORTANDO uns aos outros em AMOR”. É impossível amados, praticarmos a Palavra,servindo como suporte, sem estarmos em amor, pois sem esta essência (amor) carregaremos pesos, fardos uns dos outros, onde na verdade, não foi essa a recomendação do Senhor para nós. Se observarmos um suporte, seja ele pra que for (televisão, caixa de som, micro-ondas…), vemos que ele suporta aquele mesmo peso, o tempo que for preciso (1,2,3…20 anos), sem sofrer nenhum dano, porque ele foi criado para esse fim. Com esse texto, queremos estimular a cada um de nós, a andarmos de forma digna para qual fomos chamados, sem sofrer danos, e essa forma é, praticando essa instrução do Senhor para nós, servindo uns aos outros como SUPORTE e EM AMOR!!!
Façamos a diferença, ajudando as pessoas a terem uma oportunidade, servindo exatamente como Cristo quer que sirvamos, e nos ensinou a servir.
Jairo e Pâmela Pachêco são os fundadores e presidentes da IDE – PROJETOS SOCIAIS, uma ONG responsável por várias boas obras na cidade de Soledade-PB. Dentre eles, o Projeto Pequeninos que têm assistenciado e alimentado centenas de crianças carentes. Clique Aqui e Saiba Mais
1 Comentário
Amém por esta palavra abençoada! Muitas vezes precisamos refletir sobre o amor fraternal e colocar em prática.