Qual a glória que você mais ama?

por Perilo Borba

“Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. PORQUE AMAVAM MAIS A GLÓRIA DOS HOMENS DO QUE A GLÓRIA DE DEUS” (João 12:42-43)

Há um certo tempo tenho pensado bastante nesta passagem. Em outra versão está traduzido assim: “Tinham medo de ser expulsos. Pressionados, preocupavam-se mais com a APROVAÇÃO humana do que com a de Deus”.

Nessa minha caminhada cristã tenho estado convicto de que, muitas vezes, somos tentados a nos preocupar demais com a aprovação das pessoas e, se não tivermos cuidado, isto nos fará desperdiçar oportunidades e deixar de experimentar o melhor de Deus.

Estes homens creram, mas não confessaram publicamente para não perderem uma posição, um status ou prestígio natural. Isto é sério! Penso que muitas pessoas estão convencidas de que Jesus é, verdadeiramente, o caminho, e de que precisam se comprometer de verdade com Ele, mas estão presas a coisas terrenas ou pressionadas por chantagens emocionais e ameaças seja de amigos, patrões ou, talvez, até familiares.

Decidir-se por Jesus muitas vezes significará abrir mão de pessoas, lugares ou posições. Ele mesmo deixou isso bem claro com expressões como “Tome a sua cruz e siga-me”, “Quem me negar diante dos homens não é digno de Mim”… e até mesmo avisando que poderia “dividir casas”.

Meu pai mesmo foi um exemplo disto. Por meses a minha avó ficou sem nem sequer falar com ele após ele ter se convertido. Muitos “amigos” o abandonaram simplesmente porque nas festas que ele oferecia não servia mais cervejas. Mui “amigos”, não? Mas, quando os frutos começaram a brotar… a história mudou! É sempre assim! Deus já falou: “Honrarei aos que me honram” (I Sm. 2.30). Mesmo que não cheguem a reconhecer ou assumir, as pessoas saberão, no íntimo delas, que você fez a escolha certa.

Qual glória temos amado mais, a de Deus ou a dos homens?

Vejamos o que disse o apóstolo Paulo, um exemplo de quem abriu mão de tantos privilégios e tanta perseguição sofreu por causa de Cristo:

“Por causa daquela cruz, fui crucificado aos olhos do mundo, libertado da ATMOSFERA SUFOCANTE DA NECESSIDADE DE AGRADAR AOS OUTROS E ME ENCAIXAR NOS PADRÕES MESQUINHOS DITADOS POR ELES” (Gálatas 6.14 – Bíblia A Mensagem)

Precisamos ser firmes em assumir o que cremos. Vamos fazer a diferença neste mundo! Seja sal, seja luz, seja cristão! Não se contamine com as finas iguarias do Rei, não faça, pense, fale ou compartilhe na internet porque todos estão fazendo o mesmo. Assuma quem você decidiu ser! Honre a Deus. Sempre será melhor agradá-Lo. Afinal, a glória dos homens é passageira.

Medite nisto:

Se Noé tivesse amado mais a glória dos homens, não teria construído a arca.

Se Abraão tivesse amado mais a glória dos homens, não teria sido pai.

Se José tivesse amado mais a glória dos homens, não teria sido governador.

Se Moisés tivesse amado mais a glória dos homens, não teria salvo o povo de Israel e nem aberto o Mar Vermelho.

Se Davi tivesse amado mais a glória dos homens, não teria derrotado Golias.

Se Elias tivesse amado mais a glória dos homens, não teria sido arrebatado.

Se Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego tivessem amado mais a glória dos homens, não teriam ficado dez vezes mais sábios do que os demais.

E, se Jesus tivesse amado mais a glória dos homens, onde eu e você estaríamos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!