por Perilo Borba

“Fugir é para os fracos”. É o que muitos dizem e, em algumas situações, é verdade. Porém, há ocasiões em que fugir é para os fortes… os espiritualmente fortes!

Vejamos o que o apóstolo Paulo escreveu:

“Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (I Coríntios 10.14)

“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas” (I Timóteo 6.11)

“Foge também das paixões da mocidade” (II Timóteo 2.22)

”… Foge também destes” (II Timóteo 3.5)

Temos que estar fortes espiritualmente para podermos praticar estas instruções: fugir da idolatria, fugir do amor ao dinheiro, fugir de pessoas enganadoras e hipócritas, bem como fugir das paixões da mocidade. Muitos caem porque tentam resistir, mas as Escrituras são claras: é preciso fugir.

José foi bom nisto. Quando a mulher de Potifar diariamente lhe cantava para se deitar com ela, ele não lhe dava ouvidos. No dia em que ela o agarrou, ele, literalmente, se soltou e fugiu (Gn. 39.12). Deus o abençoou e o justificou!

Recentemente, assisti um filme bem legal, chamado “Rota de Fuga”. Nele, o personagem principal, Ray Breslin (interpretado pelo ator Sylvester Stallone) é especialista em fugir, até mesmo de cadeias de segurança máxima. Vou parar por aqui para não acabar contando a história toda aos que ainda não o assistiram (perde a graça né?). Porém, uma fala desse personagem durante o filme me chamou bastante a atenção: “Uma fuga bem-sucedida depende de três coisas: conhecer a estrutura do lugar, compreender a rotina e encontrar ajuda fora da prisão”.

Do que ou, talvez, de quem, hoje, você precisa fugir, segundo as instruções do apóstolo Paulo? O que tem sido uma prisão para você?

Peço licença ao roteirista do filme e usarei desta fala do personagem para lhe ajudar a ter uma fuga bem-sucedida, “espiritualmente falando”:

1-  Conhecer a estrutura – Onde você está? Em que situação se encontra? Quais brechas têm dado? Seja sincero, reconheça suas fragilidades, quais fundamentos ainda estão frágeis e precisam ser fortalecidos? Também conheça quem você é em Cristo, buscando a Palavra de Deus. Fortaleça-se!

2-  Compreender a rotina – Qual a sua rotina? O que você tem feito corriqueiramente? Quais destas coisas serão úteis para a sua fuga e quais estão a impedindo? Será preciso deixar de fazer algumas coisas e começar a fazer outras. Coisas simples, mas poderosas, como não ir para alguns lugares, gastar menos tempo com algumas atividades, estudar a Palavra de Deus, orar mais, etc.

3- Encontrar ajuda fora da prisão – Busque pessoas que possam lhe ajudar, pessoas mais maduras, talvez que já passaram por situação semelhante (já estiveram na mesma prisão), seus líderes espirituais que terão conselhos sábios. Só receberão ajuda aqueles que buscarem ajuda, ao menos, admitindo que precisam dela.

Se você está em alguma prisão, priorize FUGIR dela!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!