Por que precisamos de redenção?

por Thiago Borba

Muitos ainda não entendem a importância da redenção. Alguns perguntam: já nascemos pecadores? O que o pecado de Adão ocasionou na humanidade?

A Bíblia fala das consequências do pecado de Adão. Em Romanos 5.18 relata: “Portanto, assim como uma só transgressão determinou na condenação de todos os seres humanos, assim igualmente um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens”.

É notório, na Palavra, que até hoje a atitude de Adão se repercute. Mas nós também temos nossa responsabilidade.

“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne; vos deu vida juntamente com Ele, perdoando todos os nossos pecados” (Colossenses 2.13).

A salvação de Jesus nos trouxe redenção. Somos eternos. A morte não é o final, é uma nova estação em nossa vida. Alguns de nós nem morreremos, mas seremos arrebatados.

O pecado trouxe a condenação da humanidade, mas o sacrifício de Jesus trouxe reconciliação com Deus, o pecado trouxe a morte sobre todos, mas pela redenção de Jesus veio para dar vida a todos.

Um dia teremos um corpo imortal. O nosso corpo será transformando em um corpo de glória, assim como o corpo de Jesus depois de ressuscitado. O pecado nos tornou mortais devido a atitude de desobediência de Adão. O pecado entrou no mundo devido a essa situação, onde o homem resolveu infringir uma ordem de Deus, que falou: “Não comerás do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal”.

“Concluindo, da mesma forma como o pecado ingressou no mundo por meio de um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte foi legada a todos os seres humanos, porquanto todos pecaram” (Romanos 5.12).

“Estou absolutamente convencido de que os nossos sofrimentos do presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. A própria natureza criada aguarda, com vívido anseio, que os filhos de Deus sejam revelados. Porquanto a criação foi submetida à inutilidade, não por sua livre escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou” (Romanos 8.18).

Toda a criação ficou sujeita às consequências do pecado e, por isso, existem tantas situações difíceis no mundo, a maldição entrou no mundo por consequência do pecado, a criação se tornou maldita. Deus determinou a terra maldita devido ao pecado, mas no mesmo texto de Romanos 5.21 diz: “na esperança de que também a própria natureza criada será libertada do cativeiro da degeneração em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade outorgada aos filhos de Deus”.

A redenção do nosso corpo é o resumo desse versículo. Um dia seremos como Jesus tendo um corpo glorificado. Essa é a doce esperança daqueles que são filhos de Deus.

“No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha caminhando em sua direção, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1.29).

Jesus veio para acabar com o problema que Adão criou. Um dia o próprio Deus criará novos céus e nova terra.

Nós temos a descendência de Adão. Nós somos mortais pela consequência do pecado, mas o nosso Espírito não faz parte da criação física. Ele vem de Deus, e, assim, não sofre as consequências do pecado de Adão.

“Da mesma forma, está escrito: “Adão, o primeiro homem, foi feito alma vivente”; o último Adão, no entanto, é espírito vivificante! Éramos mortos por causa dos nossos pecados, que gera morte espiritual, essa morte espiritual não é culpa do pecado de Adão, mas sim dos nossos pecados, vivíamos debaixo dessa lei, mas Jesus nos libertou da lei do pecado e da morte, por isso que Jesus teve que vir” (I Coríntios 15.45).

Não precisamos sofrer as consequências do pecado, pois somos redimidos do pecado. Todo aquele que confessar Jesus como único e suficiente salvador recebe de Deus essa tão gloriosa salvação e liberdade.

Tiago 1.14-15 mostra uma responsabilidade individual. Veja: “Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado. Em seguida, esse desejo, tendo concebido, faz nascer o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte”.

Essa vida de pecado nos condenou à segunda morte, longe de Deus, mas Jesus veio pra solucionar definitivamente nossa situação. Redenção significa trazer algo de volta. Foi isso o que Cristo fez. Em Colossenses 1.14, Paulo diz exatamente isso: “Em quem temos a plena redenção por meio do seu sangue, isto é, o perdão de todos os pecados”.

Fomos redimidos espiritualmente. Cristo fez de nós uma nova criação. Deus não nos remendou. Ele nos fez de novo. Ele não leva em conta o que fizemos antes. Temos a redenção em Cristo!

“Entretanto, nesses últimos tempos, se manifestou uma justiça proveniente de Deus, independente da Lei, mas da qual testemunham a Lei e os Profetas; isto é, a justiça de Deus, por intermédio da fé em Jesus Cristo para todas as pessoas que crêem. Porquanto não há distinção. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação por meio da fé, pelo seu sangue, proclamando a evidência da sua justiça. Por sua misericórdia, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que deposita toda a sua fé em Jesus” (Romanos 3.21-26).

Você foi alcançado, redimido e abençoado. A Bíblia fala também de uma redenção futura. O problema de Adão será resolvido. A morte será banida, tragada pela vitória.

“Sendo assim, quando esses fatos começarem a surgir, exultai e levantai as vossas cabeças, pois está muito perto a vossa redenção!” (Lucas 21.28).

Somos selados e marcados no Espírito Santo. Pertencemos a Deus e Jesus virá nos resgatar. Já somos filhos de Deus. A redenção que alcançamos em Cristo nos fará vê-lO como Ele é.

Quando nascemos, não somos pecadores. Nascemos um espírito da parte de Deus. Mas à medida que nos desenvolvemos e pecamos, nos tornamos pecadores. Não podemos medir nossos pecados para nos justificar. Mas Jesus deu a sua vida para nos resgatar. Quando reconhecemos esse sacrifício, nos tornamos limpos e filhos de Deus. Somos a justiça de Deus!

Não somos mais escravos do pecado. Nossa vida é para agradar o Senhor. Nunca conseguiremos vencer o pecado sozinhos, por isso Deus nos deu o Espírito Santo.

Essa é a redenção que Cristo disponibiliza para toda humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!