Notícias ruins podem chegar, mas recorra à sua fé! O diabo veio bater à porta, a fé atendeu, e quando a porta se abriu, não havia mais ninguém do lado de fora. Se a sua fé puder responder às más notícias, você verá o bem que a fé pode fazer e não o mal que o medo pode causar.
Em Marcos 11.23, o homem pergunta a Jesus se Ele podia fazer algo, e Jesus responde a essa pergunta com outra pergunta: “Você pode crer?”. Tudo é possível para aquele que crê. Você está em um lugar onde tudo é possível. Se você pode crer, tudo é possível. Jesus é a Palavra, nós O ouvimos, e porque ouvimos, nós sabemos. Saber é muito mais do que ouvir falar, saber é uma convicção do coração: “Jesus é o Cristo!”
Você ficará convicto de que Ele é o Cristo. Se você viaja de avião, está acostumado a ouvir os comissários dizendo: “Não importa se é a sua primeira vez ou se você é um passageiro frequente, tenho instruções valiosas para você”. Da mesma forma, tenho instruções valiosas para você. Não perca uma reunião importante, onde coisas extraordinárias podem acontecer, coisas que não podemos imaginar. Sua convicção será fortalecida. Se você já é um ministro de cura, uma nova unção cairá sobre você, mergulharemos em algo mais profundo, mais intenso, vindo de Deus. Não ignore o que está ouvindo. As coisas mudarão em sua vida, da água para vinho, devido à exposição à Palavra de Deus.
No Novo Testamento, muitas vezes podemos distinguir claramente como Jesus ministrou às pessoas, ensinando para fortalecer a fé delas, capacitando-as a enfrentar situações difíceis e aproveitar o que está disponível. O poder de Deus já está disponível; não precisamos invocá-lo através de intensas orações ou busca. Não! O poder d’Ele já está disponível, mas precisamos aprender a como utilizá-lo. Ter eletricidade disponível em um local não é suficiente; é necessário aprender a usá-la eficazmente.
O poder de Deus está disponível para realizar milagres, mas é fundamental que prestemos atenção, pois ao fazê-lo, aprendemos o necessário para receber esse poder. O poder oferecido deve ser recebido. Muitas vezes, Jesus ministrava operando sob a influência dos dons espirituais e se movia sob a direção do Espírito.
Há um aspecto dessa operação que pode ser iniciado por Deus, mas também existe um aspecto que começa com nossa fé, quando começamos a crer. Não importa quão difícil seja uma enfermidade, desde que possamos crer, não importa se é através dos dons espirituais ou da nossa fé. Precisamos permitir que essa palavra entre e seja compreendida. Não posso ministrar diretamente ao seu espírito sem que as palavras primeiro passem pela sua mente. É importante que você entenda. É por isso que o semeador disse que a semente que não foi compreendida ficou pelo caminho e não frutificou, enquanto a semente compreendida produziu frutos.
“Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo” (Provérbios 4.20-22).
Essa palavra crescerá, frutificará e dará vida, por isso é fundamental que ouçamos atentamente o que o Espírito Santo deseja para nós. Jesus era um homem que vivia pela fé e nos ensina a adotar um comportamento adequado.
“Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta. Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos. Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas. Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado. Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. Quando, pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava. Depois, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judeia. Disseram-lhe os discípulos: Mestre, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá?” (João 11.1-8).
T.L. Osborn diz: “Algumas pessoas sempre querem crer para um milagre no qual elas não têm participação alguma. Em vez de praticar fé para receber, elas aplicam sua fé para crer que Deus fará um milagre que elas não precisam crer.”
É mais fácil crer no milagre do que crer que Deus agirá da maneira que desejamos. Não importa como acontecerá, mas se você estiver pronto para receber, Deus está pronto para dar. Não há problema em sair completamente restaurado e convicto do poder que está operando em você. Precisamos aprender com Jesus, pois muitas vezes começamos com nossa própria fé.
Jesus não está falando sobre o propósito da doença, porque o propósito da doença é único: toda doença carrega o DNA da morte. Até uma gripe pode matar alguém. Não importa se é uma “enfermidadezona” ou uma “enfermidadezinha”, ambas carregam o DNA da morte, porque não nasceram de Deus. O que não vem de Deus não pode carregar o Seu DNA. Jesus não estava considerando o propósito; Ele estava visualizando o final da história. Deus não trabalha com o tempo cronológico; Ele está falando do que já viu acontecer. Falar do passado é o mesmo que falar do começo e do meio; não importa. Ele está vendo tudo ao mesmo tempo. Esteja cheio de boas notícias, e quando o diagnóstico chegar, você estará pronto para dizer: “A glória de Deus está pronta para se manifestar”.
“E por vossa causa me alegro de que lá não estivesse, para que possais crer; mas vamos ter com ele. Então, Tomé, chamado Dídimo, disse aos condiscípulos: Vamos também nós para morrermos com ele” (João 11.15-16).
Tudo o que Deus diz já é ou se torna o que Ele diz, porque Deus só fala o que Ele já viu acontecer. Por que Deus manda falar que estamos curados quando estamos vendo que estamos doentes? Porque Ele já viu a cura em sua vida. Confie mais em Deus do que em seus sentimentos. Deus fala por meio da Palavra; quando você começar a considerar a Bíblia como Deus falando com você, terá notícias para falar sobre si mesmo todos os dias de sua vida. A Bíblia não é um livro de teologia; é um livro de experiência do que Deus quer falar com você todos os dias, de manhã, de tarde e de noite. Esta Palavra vai guiar o seu caminho, afetar o seu corpo físico e tranquilizar a sua alma. Funciona melhor do que qualquer remédio, desde que seja ingerida com a atitude correta, porque Ela carrega o poder do Espírito de Deus. Essa Palavra é cheia de vida, induzida pelo próprio Deus.
A Palavra de Deus vai além de ser um “sossega leão”. Ela carrega a virtude de Deus. Quando você está doente, deve agir como Deus deseja e não como você deseja.
“Marta, quando soube que vinha Jesus, saiu ao seu encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia” (João 11.20-24).
Jesus ser o Senhor é o início mais maravilhoso e tremendo processo que alguém pode experimentar nesta terra. Ter Jesus como Senhor coloca você no caminho da salvação. No entanto, só porque você está desfrutando da salvação no sentido de não ir para o inferno, não significa que você está vivendo a plenitude da salvação. É possível que uma pessoa morra doente, mesmo acreditando que Jesus é o Senhor de sua vida. A questão é que esse senhorio precisa ser estabelecido em todos os aspectos de nossa vida.
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6).
Crer que Jesus é Senhor é a primeira parte do processo. Crer que Ele é o Senhor o livra do inferno, mas crer que Ele é o seu galardoador permite que você viva uma vida plena. A fé é para o agora.
“Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou. Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava. Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse? Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra” (João 11.32-38).
O dom da fé não cai no colo de um incrédulo; Ele opera quando você atinge o seu limite. Não estou dizendo que operará todas as vezes só porque você atingiu o seu limite, mas Ele virá quando você chegar ao limite de seus próprios recursos e Deus disser: “Eu farei o resto!”.
O que a glória carrega? A glória carrega tudo o que Deus é, tem e pode. Se a sua fé pode abrir portas para a manifestação da glória do Senhor, identifique-se com Jesus sobre as áreas de sua vida que dizem “deu errado”. A glória restaura o que o diabo destruiu há muito tempo. Onde a glória se manifesta, a vida deve voltar, o estômago deve ser restaurado, e a cura precisa se manifestar.
*Trechos da mensagem do dia 03 de novembro de 2023, na Conferência de Cura.