Verbo FM

Somos a luz e o sal da terra

por Renato Gaudard 

Viver o contexto de Igreja somente dentro dela é muito confortável, mas Deus nos chamou para sermos luzeiros nas trevas, influenciar para o bem do mundo. Onde você estiver, crente, você faz a diferença. Por você estar em determinados lugares, você traz luz, funcionando como alguém que bloqueia a força do mal.

Em Mateus 5, Jesus fala sobre o sal e a luz. Somos levantados por Deus para iluminar, salgar e exercer influência! A igreja como influência serve como modelo, funcionando como exemplo. Somos agentes de influência!

Muitos cristãos estão se indagando se são influência, mas isso não muda sua capacidade de influenciar. Você afeta o modo de viver e pensar de outras pessoas, você faz diferença. 

A maneira como eu me comporto afeta a forma das pessoas se relacionarem a Deus. Pessoas não teriam acesso ao Senhor se não estivéssemos em determinados lugares. 

As pessoas precisam ver nossas boas obras, porque estão olhando para nossas atitudes e nosso testemunho. 

Glorificado seja Deus por nossa vida, pelo nosso comportamento!

Mateus 7.8 diz que as multidões se maravilhavam pela maneira como Jesus falava. Não subestime sua influência, sua vida não é comum, você tem um brilho diferente: a glória de Deus, a vida de Deus, expressa através de sua vida. 

Nossa influência não é determinada pela posição que ocupamos na sociedade ou pelo nosso cargo. Não tem relação com nossas remunerações, mas sim por nosso comportamento cristão. 

A função da igreja também é de conservação assim como o sal, que era usado para conservar alimentos e até hoje é assim. A nossa presença, como sal, evita os lugares onde estamos de apodrecer. Só precisamos estar dispostos a viver de forma íntegra, pois onde estamos o mal não pode avançar. O diabo é limitado por nossas ações, quando agimos como filhos de Deus. 

Existem áreas na sociedade onde a influência do cristianismo é menor, por exemplo, nas universidades. Precisamos avançar com essa influência de Deus. A maneira mais bíblica de influenciar o mundo é quando os filhos de Deus estão inseridos nos lugares, e o processo de apodrecimento é freado.

Precisamos ter um posicionamento definido para que possamos ser uma influência, porque ninguém indeciso influencia outra pessoa. 

Sabia que pessoas indecisas influenciam de forma negativa? A igreja não pode ser assim, pois o indeciso está sujeito a qualquer tipo de influência. Precisamos ter posicionamento firme, seguro, sempre guardados e convictos do que cremos.

A igreja é o lugar de fortalecermos nossas convicções, é o lugar de sermos afiados e preparados para ser sal e luz da terra. 

Nossa cartilha é uma ferramenta para estarmos preparados nessa época tão importante que vivemos, precisamos de segurança para nos posicionarmos de forma segura. 

Em Gálatas 5.13, vemos a maneira como precisamos nos posicionar. Vivemos uma calmaria aparente de pregar o Evangelho, mas no nosso país já existe perseguição a pastores que se negam a realizar algumas celebrações que são contrárias à Palavra de Deus. 

Nos últimos 20 anos, foram apresentados projetos de lei para limitar a atuação de pastores em rádios e TVs. Somos contra o preconceito, mas existe um preconceito contra a Igreja. Timóteo 2.1-4 nos ensina que um ambiente tranquilo traz propagação do Evangelho. 

Salmos 139.15-16 nos mostra como a vida é importante desde a concepção, mas existe um posicionamento do mundo contra a vida. Somos a favor da vida, a política pública precisa trabalhar em favor da vida não da morte, precisamos nos posicionar quanto a isso. 

Outro ponto é sobre a família. Em Provérbios 17, está escrito que os filhos dos filhos são coroas. Cremos no casamento em uma expectativa bíblica. O diabo tenta destruir a família, pois a influência da família de maneira correta faz indivíduos saudáveis. 

Sobre drogas, nós entendemos que somos templo do Espírito Santo e combatemos tudo que é contrário à Palavra de Deus. As drogas destroem famílias e as igrejas são os maiores trabalhadores para ajudar dependentes químicos. Quem financia a restauração das pessoas que sofrem deste mal é a Igreja, nunca iremos nos posicionar a favor de qualquer tipo de legalização as drogas. 

Não subestime sua capacidade de trazer saúde espiritual onde estivermos. Filipenses 1.12 mostra que, mesmo em um ambiente desafiador, Paulo influenciou a igreja para se alegrar, torná-los confiantes, essa é a nossa influência no nome de Jesus. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!