Verbo FM

A confissão ativa a fé

por Rozilon Lourenço

“Porque em verdade vos afirmo que se alguém disser a este monte: ergue-te e lança-te ao mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que se diz, assim será com ele” (Marcos 11.23).

“Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo” (Romanos 10.9).

Podemos observar pela análise desses dois versículos que crer no coração está intimamente ligado a dizer ou falar, que é o mesmo que confessar. De acordo com o dicionário confessar significa notificar o recebimento.

Precisamos confessar a nossa fé na Palavra de Deus e n’Ele próprio. A confissão é o testemunho da fé em nossa boca, é simplesmente concordar com Deus. É dizer a Sua Palavra. Em Apocalipse 12.11 está escrito que aqueles que venceram o diabo o fizeram “pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho”.

Confessar a Palavra é testemunhar ou testificar o que cremos: que Deus é poderoso para cumprir com o que prometera (Romanos 4.21).

Confessar ativa a fé, mas não devemos confessar qualquer coisa ou qualquer pensamento. Devemos ter pensamentos corretos, pois quem pensa corretamente, crê e age corretamente.

Nossa confissão de fé deve estar pautada em 5 verdades bíblicas:

1. O que Deus fez por nós em Cristo no plano da salvação.
2. O que Deus fez em nosso interior pela Palavra e pelo espírito no Novo Nascimento e no enchimento com o Espírito Santo.
3. Quem somos nós em Deus Pai através de Jesus Cristo.
4. O que Jesus está fazendo por nós à direita do Pai.
5. O que Deus e sua Palavra podem realizar através de nós quando a confessarmos.

Há vários testemunhos no Velho e no Novo Testamento a respeito de confissão e resposta. Podemos perceber a confissão correta na vitória de Davi sobre Golias, quando ele desafiou o exército de Israel.

“Tu vens contra mim com espada e com lança, e com escudo; eu porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” e mais “Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel” (I Samuel 17.45-46).

Será que quando temos pedido ou enfrentado alguma luta, temos tido a mesma confissão de fé de Davi? Será que temos crido completamente em nosso Deus?

Outro bom exemplo é o da mulher que sofria, há doze anos, de hemorragia (Marcos 5.24-34). Ela foi curada pelo Senhor Jesus quando tocou suas vestes, pois tendo ouvido a fama de Jesus dizia: “Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada”.

Precisamos verdadeiramente crer que se apenas O tocarmos em oração, crendo em nosso coração, isto é, com o nosso espírito, Ele nos ouvirá e responderá imediatamente.

 

1 Comentário

  • Que o nosso bom Deus seja glorificado por estas Paveas cheias de graça e poder de Deus.
    Que Deus continue iluminado seu ministério.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!