Verbo FM

Saia da inércia – Parte I

“… porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17.28a).

A inércia é um princípio da física também conhecido como a Primeira Lei de Newton. Ela é a capacidade ou a tendência natural de um objeto em resistir a alterações em seu estado original de repouso ou movimento. Em outras palavras, um objeto parado sempre tende a permanecer parado, e um corpo em movimento tende a manter o movimento. Ela faz com que um corpo se oponha a qualquer agente que tente colocá-lo em movimento ou, caso se encontre em movimento, altere a magnitude ou a direção de sua velocidade.

Sabemos ainda que a inércia de um corpo é proporcional à força que é aplicada sobre ele, ou seja, quanto maior for a sua inércia, maior será a força necessária para colocá-lo ou tirá-lo do seu atual estado de movimento. Um corpo em movimento continua movendo-se não por causa de sua inércia, mas por causa da ausência de uma força capaz de retardá-lo, mudar sua direção ou acelerá-lo.

Assim, sem a força necessária, se o corpo está parado, ele tende a permanecer parado. Se em movimento, tende ao movimento.

Perceba o que a lei da física diz: é necessário uma força maior do que aquela que está sendo aplicada para mudar a condição daquela matéria.

Talvez você se encontre assim, em um estado de inércia. No seu interior, você sabe que precisa mudar em algumas áreas. Algo que está parado precisa se movimentar, ou algo em movimento precisa parar, e talvez você pense que não possui força suficiente para mudar a condição que se encontra.

Como nossa pauta aqui é sobre saúde, acerca do que a Palavra trata sobre o assunto, iremos abordar o tema dentro desse contexto. Afinal, como diz o texto de referência no início, nós vivemos, nos movemos e existimos n’Ele! Nossa vida é sobre Ele e o que Ele espera de nós, incluindo os cuidados com nosso corpo.

Se pudéssemos começar com uma autoanálise, ou ainda como cristãos com uma análise do Espírito Santo sobre a manutenção da saúde física que Jesus já conquistou para nós, você poderia dizer que se encontra em um estado de atividade ou inatividade? Perceba que não estou falando sobre sua rotina de forma geral, como trabalho, estudos, ministério, etc., mas, sim, especificamente sobre uma atividade física. Você sabe dizer quando foi a última vez que praticou algum exercício de maneira sistemática e planejada? Não falo sobre um bate-bola no fim de semana, mas algo habitual, rotineiro e que vise a um resultado saudável.

Você sabe dizer onde foi que você parou?

Neste texto, estou supondo que você já saiba a importância do seu corpo para cumprir o seu propósito na terra. Imagino que entenda que essa máquina precisa desempenhar suas funções vitais e motoras com maestria para refletir a própria vida de Deus. Assim, você precisa estar em movimento.

Sei que existem momentos em nossa vida que, por razões diversas, podemos acabar desacelerando um pouco. Alguma recomendação médica para uma pausa até concluir algum tratamento específico; uma gestação que requeira repouso; um pós-parto que exija uma pausa; ou uma recuperação muscular. Talvez, na necessidade de se fazer mais presente para cuidar de alguém por um período, ou algum desafio em seu trabalho, estudos, você optou por abrir mão de ser tão regular com seu autocuidado, pensando assim ter mais tempo “livre”.

Não sei onde você parou ou se, na verdade, nunca se comprometeu em fazer algo por você mesmo no que se refere a praticar uma atividade física, cultivar um hábito alimentar saudável, ou ter um tempo correto para o descanso. Mas acredito que você saiba, em seu coração, que deve fazer algo para melhorar.

Pode ser que a força que você tem aplicado não está sendo suficiente para alterar esse estado e, assim, você permanece imóvel, inerte. Às vezes, até sem saber por onde começar. Mas tenho boas novas para você: da mesma forma que Deus tem interesse em sua saúde, Ele também disponibiliza o Espírito Santo como seu auxiliador para ser a “força extra” que você precisa para sair dessa condição. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!