Escrevendo para Timóteo, que era um jovem ministro e pastor naquela época, Paulo falou algo sobre orar e adorar.
Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens. 1 Timóteo 2.
Note que este verso começa com oração e conclui dando graças. Eu quero concluir este pensamento dizendo que a adoração ou o agradecimento estão conectados com a oração! Não é apenas com a oração que concluímos a tarefa.
Por exemplo, o ministro que estava com tuberculose (mencionado no texto anterior) notou que se fosse só pela oração ele já teria sido curado a muito tempo atrás antes mesmo de ficar de cama. Ele começou a ver que estava lhe faltando outros ingredientes, e este ingrediente era a adoração.
O ministro relatou: “Eu mudei o que eu iria falar para o Senhor. Ao invés de dizer que eu iria orar até receber a cura ou morrer, eu falei: Senhor, eu apenas vou me deitar aqui e te adorar até que eu receba a cura ou morra.”
Agora para que o ministro iria adorar a Deus? Para atender a sua oração. Bom, a resposta da oração deste ministro era a cura.
Este ministro continuou, “Eu ajuntei todas as minhas forças para apenas sussurrar, mas eu comecei a sussurrar. Adorando ao Senhor. Glória a Deus. Obrigada, Jesus.”
Depois ele falou para mim, “Quase duas horas, eu estava de pé e gritando tão alto que alguém me ouviu de um lugar bem longe de onde eu estava!”
Ele me contou isso a uns dez ou onze anos depois de sua cura, e ele estava perfeitamente bem. Novamente eu o vi de novo quatro ou cinco anos mais tarde, no nosso encontro de acampamento em Tulsa. Ele estava em seus oitenta anos e ainda estava perfeitamente bem- sem tuberculose! Louvado seja Deus!
O que estou querendo lhe dizer é: A oração tem o seu momento, mas não pare apenas só com a oração. Oração e louvores a Deus. No caso de Paulo e Silas, foi quando as respostas deles vieram. Eles oraram primeiro, mas depois cantaram louvores. Para que estavam adorando a Deus? Eu acredito que eles estavam o adorando para receber as respostas de Deus das suas orações! Eles estavam adorando a Deus antes mesmo de terem recebido as suas respostas. E no caso do meu amigo ministro, a resposta dele chegou, também, quando ele adorou a Deus!
Anos atrás, Eu preguei em uma convenção em uma determinada igreja que tinha mais ou menos duas mil pessoas no auditório. Durante a cerimônia de manhã, um cavalheiro veio até a cerimônia com um oficial e entregou ao responsável do louvor um papel. Depois os dois homens vieram até a plataforma, e todos pararam de cantar. E um dos homens disse para a congregação, “Nós acabamos de receber a notícia de que o pastor está no hospital. Ele teve um grave ataque do coração, ele está inconsciente. Os médicos falaram que ele não sobreviverá.”
O homem continuou, “Eu estou indo perguntar ao irmão para vir até aqui e nos dirigir na oração.”
Agora o ministro que ele chamou para dirigir em oração era conhecido como o evangelista da cura e tinha um grande ministério de cura. Este evangelista veio até a plataforma e leu uma das suas escrituras favoritas em Hebreus, no qual ele sempre usava nos encontros:
“Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.” (Hebreus 4.3)
Então nós todos vamos orar. Bom, quando você tem por volta de duas mil pessoas erguendo suas vozes a Deus em uma só oração, isto parece como águas fluindo poderosamente!
Mais tarde, o evangelista falou, “Vamos levantar nossas mãos e adorar a Deus pela cura.” Então todos nós levantamos nossas mãos e adoramos a Deus em voz alta pela resposta recebida das nossas orações! Foi em um som maravilhoso.
Posteriormente, nós terminamos de adorar a Deus. E o responsável do louvor foi até o microfone e continuou a louvar, e o evangelista começou a descer da plataforma. Mas aí, de repente, ele se virou e correu para o microfone. Ele falou para toda a congregação, “Quantos de vocês aqui irão continuar a orar pelo pastor?” Eu olhei a minha volta e vi que por volta de noventa por cento das pessoas levantaram as suas mãos.
Eu não levantei a minha mão, porque eu não iria continuar a orar por aquele pastor. Por quê? Porque se eu acreditasse que Deus tinha me escutado, eu apenas iria continuar a agradecer a Deus pela sua resposta!
Quando todos levantaram suas mãos, o evangelista disse, “Por que vocês querem fazer isto! Eu pensei que vocês já sabiam que Deus tinha te escutado.”
Quase ninguém entendeu o que o evangelista queria dizer- até alguns pregadores que estavam presente! Você vê, se você não foi ensinado a ter fé, então você não iria entender que a resposta da oração vem quando você está adorando.
Enfim, este pastor foi curado, e mais ou menos sete anos mais tarde eu ouvi sua pregação. Na sua mensagem, ele contou sobre a sua cura. Ele disse que quando estava no hospital, inconsciente, Jesus apareceu para ele e disse, “Eu sou o Senhor que te cura.” O pastor disse que Jesus aproximou- se dele até alcançar a sua mão e o tocou, foi quando ele acordou- ele acordou do coma!
O pastor testificou, “Sete anos se passaram, e eu nunca mais tive problema algum com o meu coração!”
Alguém falou, “Não é maravilhoso que todas aquelas duas mil pessoas oraram. Ah, se nós pudemos juntar um número suficiente de pessoas para orar.” Mas este tipo de atitude não é nada mais do que a natureza humana tentando resolver problemas espirituais.
Vocês já pararam para pensar sobre o fato de que Jesus falou, “Duas pessoas podem terminar a tarefa” (Mateus 18.19). Apenas duas! Mateus disse 18.19:
“…Se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.”
Não fala que “Se duas mil pessoas concordarem na terra…” Mas, você vê, a razão dos homens concluírem que precisa-se de um grande número de pessoas para orar para que consiga obter um resultado ou receber uma resposta de oração.
Muitas pessoas que não entendem a fé irão dizer, “Eu não entendo tudo isso, este negócio de fé”. Mas tudo que eles teriam que fazer é ler o Novo Testamento para ver que a adoração caminha junto com a oração.
Paulo escreveu novamente para Timóteo e falou outras coisas sobre oração e adoração.
Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, [não apenas em lugares como círculos de orações],levantando mãos santas, sem ira nem contenda. 1 Timóteo 2.8
Você vê, são as escrituras que dizem para levantar as mãos e orar, e as escrituras que dizem para levantar suas mãos e adorar. Como isto é verdade, porque nós não fazemos o que o Senhor falou para nós fazermos- orar e agradecer e adorar a Ele? Quando nos fizermos, nós vamos obter resultados de acordo com a Palavra. Tem poder na adoração!