Por: Socorro Quirino
Crianças com necessidades especiais tem chegado às nossas igrejas com uma frequência cada vez maior, esta é uma realidade com a qual precisamos lidar cada vez mais. Será que estamos preparados para isso? Entendemos e temos conhecimento de como receber esses meninos e meninas que, como os outros, fazem parte da nossa sala com expectativas e com vontades próprias.
Bom, ainda não estamos nos relacionando muito bem com esse assunto, porque não é fácil para uma pessoa que nunca teve esse convívio com crianças especiais, de repente, se ver cuidando de uma. A
tendência é você querer superproteger e começar a pensar como cuidarei dela e de todas as crianças? Como farei para que ela me entenda ou participe? Vamos conversar agora sobre o que fazer quando você se deparar com essa situação.
Em primeiro lugar tenha uma conversa franca com os pais, procure saber tudo sobre a criança.O seu comportamento, como ela aprende, que tipo de orientações eles sugerem para o seu trabalho fluir melhor, se ela tem problema de disciplina, em que momento os pais podem ser chamados, enfim, seja o mais franco possível, porque eles conhecem melhor a situação da criança do que você.
Os pais já estão tendo a ajuda de pessoas especializadas, por isso, não se sinta envergonhada de não ter o conhecimento necessário para esse momento especifico, você foi preparado para ensinar a Palavra de Deus as crianças e aconteceu de chegar até você uma criança que precisará de mais atenção. Nesse caso você poderá dar a atenção que for necessária, porém, no que diz respeito a aprendizagem, você ainda precisará se preparar.
É onde entra a segunda etapa. A chegada de uma criança especial demanda um maior conhecimento sobre o assunto. Então, procure pesquisar sobre isso para poder alcançá-la. Não estou dizendo que você deverá agora ter expertise no assunto, mas pelo menos ter uma ideia para poder planejar pensando nela como parte das crianças que recebe.
Veja que para que a igreja possa oferecer uma boa estrutura para situações assim, não podemos ter professores que participem das salas apenas uma vez por mês.Se a cada culto temos uma pessoa diferente e com as mesmas dificuldades, essa criança sempre estará com problemas de relacionamento ou de receber a atenção devida por causa da inexperiência dos professores em relação a esse o assunto.
“Deixai vir a mim as criancinhas pois dela é o reino dos céus”. Note que Jesus não diz que só as crianças saudáveis devem vir, ele diz as crianças. Isso significa que devemos alcançar TODAS as crianças e devemos nos preparar para aquela que tem necessidades diferenciadas.
Não se assuste com o desafio, lembre-se que o Espirito Santo é nosso ajudador e junto com o conhecimento e o amor conseguiremos sim atender a cada uma das crianças com a devida qualidade. Isso só exigirá de nós um pouco do nosso tempo e dedicação para termos conhecimento.
4 Comentários
Bom dia !! Gostaria de saber como adquirir o material para Ministério Infantil!
bom dia !!Como faço para adquirir o material da igreja de crianças?
Olá Kamilla, graça e paz! Encaminhamos a sua mensagem para a coordenação da igreja de crianças!
Fica na paz!
Muito bom esse tema, realmente essas crianças estão chegando e precisamos de informações!