Dando sequência ao assunto do mês anterior sobre o trabalho desenvolvido no berçário falaremos sobre o período de adaptação que é importante para o bom desenvolvimento das crianças e da sala.
A palavra adaptar significa, acomodar, conformar, adaptar-se as circunstâncias e condições diferentes, também aprender a conviver e é isso que acontece quando os pais levam os seus bebes de 0 a 2 ou 3 anos pela primeira vez para a sala na igreja, elas precisam de todas essas definições por ser um mundo novo.
Imagine aquela criança que está acostumada com pessoas e lugares bem familiares com quem ela vem convivendo até aquela idade e, de repente, é levada para um espaço onde tudo é estranho ao seu ambiente, as pessoas, as crianças, nesse momento ela pode apresentar inúmeros sentimentos como tristeza e insegurança, medo entre outros. Mas mesmo assim podemos ouvir algumas vezes a frase “Não tem problema, pode deixar que ele acostuma”. Sim isso certamente vai acontecer, mas não será do dia para a noite. É necessário um período para essa adaptação.
Um tempo onde a criança vai aprender a reconhecer aquele espaço e aquelas pessoas como familiares e ai sim ela chegará à sala com a disposição de ficar sem os sentimentos de insegurança e medo anteriores. Você vai perceber que essa separação não será mais dolorosa para criança.
Sabemos que nós professores de igreja não temos um contato diário como na escola secular, onde é mais fácil essa adaptação no sentido de que a criança passará mais tempo no ambiente e com os professores fazendo que esse processo seja mais rápido. Como professora de berçário já tive crianças de adaptação imediata como também de um mês, mas enfim tudo tem seu tempo.
É muito importante que os professores do berçário não façam escalas aonde ele vá pra a sala uma vez por mês, como podemos querer que a criança se familiarize, se ela quase não vê a professora?
Permita que a mãe fique com ela por um tempo para que a criança veja que você professora e a mãe dela se comunica, conversem entre si e com o bebê. Não estipule tempo para esse contato entre vocês. Aos poucos esse relacionamento vai acontecendo , ele demora certo tempo mas, vai acontecer.
Atenda as necessidades da criança, no sentido de sempre verificar se há algum incomodo na hora daquele choro, pode ser uma fralda molhada, fome ou até mesmo só o desejo de um colinho.
Fale sempre com voz agradável, sem gritar, se dirija a todos da sala, chame-as pelo nome e não por bebê, apelidos pejorativos etc.
Aos poucos você vai começar a criar certa intimidade com a criança que está nessa fase de adaptação e é natural que algumas crianças se apeguem mais a uma professora que a outra. Então, deixe que nesse tempo ela fique mesmo com quem está se sentindo confiante, mas depois da criança adaptada tente fazer com que ela sinta confiança em todas as pessoas da sala, Porque do contrario ela só ficará na sala se o professor escolhido estiver senão, poderá criar dificuldades na entrada mesmo depois de adaptada, porque naquele momento ela deixa a mãe, mas só confia em você e isso poderá dificultar a adaptação como um todo. Então vá sempre direcionando a criança para outros professores para que elas também possam brincar trocar fraldas e dar carinho.
Lembre-se você está na igreja e mesmo que a criança ainda seja um bebê, precisará ser ensinada pela Palavra. Então crie uma ambiente agradável para todos e diferente da escola secular você sempre terá um visitante que estará dentro desse processo. Por isso, esteja sempre pronto para receber crianças que irão chorar nesse momento de separação, contudo deixe que a sua experiência fale mais alto e muito carinho é imprescindível para que você possa ter uma adaptação mais rápida.
E se a criança é visitante e os pais até são de outra igreja, o que fazer?
Você irá receber a criança e todas as instruções sobre ela, tentará acalentá-la da melhor maneira possível, porém se depois de você ter tentado tudo, ela ainda estiver inconsolável deverá chamar a mãe do bebê, pois a criança não conseguirá em um único culto adaptar-se e sendo assim o choro constante só fará mal a ela. Zelando pelo seu bem estar o melhor será pedir a mãe que fique com ela no culto, ou se ela quiser na sala com sua criança.
Seja abençoada e deixe que o Espírito Santo lhe guie em todas as coisas. No próximo mês falaremos sobre as atividades adequadas para essa faixa etária.
1 Comentário
Bom dia amados, a graça e a paz do senhor Jesus, gostaria de falar da importancia do treinamento para os cuidados do bebe, na igreja, precisamos estar atento em todas as áreas e treinados para sermos aprovado por Deus para toda boa obra que ele venha nos confiar. Amém!