por Socorro Quirino
O Departamento Infantil precisa de você, professor, com o coração, a mente e o espírito envolvidos na hora de servir a Deus através das crianças, mas, para isso, é preciso que você seja PROATIVO. Mas o que seria exatamente ser um professor proativo na igreja local?
Que características você teria para que fosse identificado como tal? Sabe aquelas pessoas que se antecipam para resolver situações antes que elas se tornem um problema? Elas estão vendo as necessidades antes mesmo de se estabelecerem como uma dificuldade a ser enfrentada. Esse professor, por sua própria iniciativa, busca melhorar o seu ambiente, sua aula, ele está com o olhar sempre à frente, sem que haja estímulos das pessoas que estão como autoridade sobre ele. Porém, ele deve saber se colocar na posição que lhe foi confiada. Ser proativo não significa ser insubmisso ou desrespeitoso com quem está acima dele como líder, mas é ter atitudes para melhorar o seu ambiente de trabalho.
O professor proativo é rapidamente identificado no seu grupo, porque é aquele com quem sempre se pode contar, pois está disposto a servir com qualidade e presteza. Ele é ágil e dinâmico. Você se encaixa nessas características? Não? Mas você sabia que pode desenvolver a proatividade como professor?
Comece sendo mais observador; olhe ao seu redor; observe a sua sala e as suas necessidades; observe o seu público; a faixa etária; a classe social; o ambiente disponível na igreja para o seu trabalho; os recursos disponíveis e faça anotações do tipo: o que eu preciso fazer para melhor, o que eu tenho como recursos, o que devo aperfeiçoar, onde eu preciso me organizar para melhorar o meu trabalho. Faça autoavaliações sobre a sua disponibilidade e o seu relacionamento com a equipe que trabalha com você, seja monitor, professor ou líder. Uma pessoa proativa é disciplinada porque ela quer sempre fazer mais e melhor e, para isso, ela vai precisar estar atenta às suas atitudes não como algo pesado, mas como ações dentro do seu cotidiano.
Agora vamos fazer um exercício em duas partes:
Primeiro: pense no que foi exposto no texto como características para um professor proativo e analise em você mesmo quais delas você teria ou poderia vir a ter.
Segundo: pense em duas pessoas com as quais você trabalha (em qualquer função) que você poderia nomear como proativas.
Então, foi fácil fazer esse exercício? Significa que temos pessoas assim ao nosso lado e que podemos sim ser proativos.
O sinônimo de proatividade também é diligência. Na Bíblia, em I Timóteo 4.15, diz o seguinte: “Seja diligente nessas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso”. Portanto, sendo um professor proativo, estamos apenas obedecendo à Palavra e fazendo bem o nosso papel, ensinando meninos e meninas sobre a vida espiritual e seus fundamentos.