Apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa” (Hebreus 10.23 NVT).

Jesus está voltando. Nosso tempo aqui é passageiro. Somos peregrinos e forasteiros nesta terra. Até que esse dia chegue, devemos nos motivar uns aos outros pelo amor e pelas boas obras. Servir ao Senhor servindo uns aos outros.

Nós precisamos entender isso e servir. Servir é aplicar os recursos que Deus nos deu para fazer outras pessoas serem abençoadas. Seu tempo, seu conhecimento, são recursos que Deus nos dá para nos abençoar, para ser bênção para outros.

Nós servimos em todos os lugares onde estamos, e não apenas na igreja. No nosso trabalho também podemos servir aos outros, e isso vai além do que recebemos financeiramente para fazer. Servir é quando você usa esses recursos para abençoar alguém. Esta é a base da igreja: servir, fazer algo pelos outros.

Ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia. Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. Fiel é esta palavra, e quero que você fale ousadamente a respeito dessas coisas, para que os que creem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas para todas as pessoas” (Tito 3.5-8 -NAA).   

Jesus nos salvou, não por uma obra que tenhamos praticado. Nenhuma obra nos fez merecer isso. Mas é importante que aquele que já crê em Deus se esforce para fazer boas obras.

Nós fomos criados em Cristo Jesus para andar nas boas obras. Deus espera que façamos alguma coisa. Não são obras para a salvação, mas da salvação. Deus não espera que fiquemos parados, mas que frutifiquemos. 

Sem Ele não podemos fazer nada, mas em Cristo podemos fazer todas as coisas. E como ramos, precisamos dar fruto.

Dessa maneira, poderão viver de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus” (Colossenses 1.10 – NAA).  

“E, quanto aos nossos, que aprendam também a se empenhar na prática de boas obras a favor dos necessitados, para não se tornarem infrutíferos” (Tito 3.14 – NAA). 

Frutificar tem a ver com nossas obras. Nossas ações, porque já estamos conectados à Videira, agora temos a responsabilidade de dar frutos. 

É importante ficarmos atentos às exortações da Palavra de Deus. E isso tem a ver com nossas obras, nossas ações, em favor dos outros. Se não estamos praticando boas obras, estamos ficando infrutíferos, e ramos infrutíferos precisam ser cortados.

Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por meio dos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2.41-47 – NAA). 

Essa era a atitude da igreja primitiva, e enquanto isso Deus operava sinais, prodígios e maravilhas entre eles, porque estavam dedicados às práticas de boas obras. Essa igreja valorizava o serviço. 

Você tem algo que outros precisam. Você é resposta de Deus para a necessidade de alguém aqui na igreja, ou lá fora. E alguém terá resposta das suas necessidades. Precisamos uns dos outros. 

A viúva incluída na lista para receber sustento deve ter pelo menos sessenta anos e ter sido esposa de um só marido. Deve ser respeitada pelo bem que praticou, como alguém que soube criar os filhos, foi hospitaleira, serviu o povo santo com humildade, ajudou os que estavam em dificuldade e sempre se dedicou a fazer o bem” (I Timóteo 5.9-10 – NVT). 

Não se trata só de recursos financeiros. Tem coisas que o dinheiro não vai nos servir, mas existe conhecimento, tempo de oração e o que Deus tem tratado com você que pode abençoar outras pessoas.

“Mas essa cultura da igreja primitiva não durou muito tempo. Posteriormente Paulo demonstra em suas cartas algo diferente do que é visto em Atos. Depois de alguns anos, o comportamento dos crentes estava mudando. Havia muitas pessoas que diziam ser de Jesus, mas suas obras não eram condizentes com a sua fé” (Tiago 2.14-26 – A MENSAGEM).

Nós não fazemos para ser salvos, mas uma vez que cremos, precisamos fazer algo.

Se você crê em Deus, as suas obras devem corresponder às de Jesus, ao que Jesus fazia, a como Ele andava. Ele veio para nos servir e dar sua vida para a humanidade. Se nos dizemos cristãos, os serviços uns aos outros estão no centro do cristianismo. Não existe cristianismo sem colocar os outros antes de nós mesmos. 

No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra” (Tito 1.16 – NAA). 

Não adianta eu dizer que sirvo a Deus se minhas ações também não dizem isso. Servir a Deus é servir aos filhos d’Ele. Não dá para servir a Deus sem servir a quem está ao nosso lado, quem está precisando de algo perto de nós. Não podemos viver esse cristianismo de estar de braços cruzados, virando um ‘obeso espiritual’. 

Não somos esse tipo de Igreja! Somos crentes que servem! E quero exortá-lo a continuar servindo e dando seu melhor. O melhor lugar para começar a servir é dentro da igreja, para você começar a entender como se doar às causas uns dos outros. Tudo que precisamos fazer é imitar Jesus, e não viver apenas para nós mesmos. Somos abençoados e precisamos querer que outros também sejam abençoados através de nós. 

Precisamos praticar essas boas obras, pois Jesus nos salvou para isso. E as obras que Jesus fez inclui tudo, inclusive o serviço dele aos santos. 

E depois que Jesus subiu aos céus, agora são muitos ‘Jesus’. Somos eu e você e, como Ele mesmo disse, fazendo obras ainda maiores do que as d’Ele. Jesus nos chamou para fazer mais do que Ele podia fazer naquela época. Nós podemos fazer mais ao aplicarmos os recursos que Deus nos deu, através do Espírito Santo. 

Cada um deve servir com o dom que Deus o deu. 

Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres. Eles são responsáveis por preparar o povo santo para realizar sua obra e edificar o corpo de Cristo, até que todos alcancemos a unidade que a fé e o conhecimento do Filho de Deus produzem e amadureçamos, chegando à completa medida da estatura de Cristo” (Efésios 4.11-13 -NVT). 

Os cinco dons ministeriais não são os responsáveis para fazer as obras de Deus, em sua totalidade. Eles preparam o povo para que faça algo. Tem algo que Deus está esperando de você, boas obras para fazer a igreja crescer, ser edificada. 

Você já descobriu sua obra específica no Corpo? Qual a sua função específica? Tem uma especialidade que Deus o chamou para ela, e a melhor forma de descobri-la é experimentando, é servindo, se colocando à disposição dos líderes. 

À medida que vemos que o tempo se aproxima, precisamos estimular uns aos outros ao amor e às boas obras. 

Cada um preste muita atenção em seu trabalho, pois então terá a satisfação de havê-lo feito bem e não precisará se comparar com os outros” (Gálatas 6.4 – NVT).  

Examine a sua própria vida. Até onde você tem se doado à obra de Deus, e aos outros? Só quem pode saber e avaliar isso é você. E você não pode comparar isso com o que o seu irmão está fazendo. Isso não está limitado apenas ao culto, mas às necessidades das pessoas ao nosso redor no nosso dia a dia. 

Às vezes, colocamos nossas expectativas em Deus para aquilo que precisamos, mas Deus sempre vai usar pessoas. Ele faz através de outras pessoas, de nossa disponibilidade. A falta de disponibilidade é uma das características mais em falta no meio da Igreja, pessoas que estão tão ocupadas com suas vidas que não têm tempo de servir mais aos outros. Mas não vamos cair nesse erro!

Vamos prestar contas não apenas com o que fizemos com nossa vida, mas o que fizemos pelas outras pessoas. O que você vai ter para prestar contas lá em cima? 

Jesus decidiu se doar por nós. Paulo disse que não tinha sua vida preciosa para si mesmo. Tem coisa melhor do que ouvirmos: “Você é resposta de Deus para minha vida?”.

Você está pronto para servir mais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!