Quero compartilhar um pouco sobre um assunto bem diferente. Mas um assunto bíblico que devemos atentar: Disciplina. Como ela é aplicada na Bíblia?
“E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos”. (Lucas 17.1-2)
Jesus está falando sobre uma pessoa que erra e leva outras pessoas a errarem.
Você sabia que pecado é uma coisa que pode ser contagiosa? Paulo quando escreve em Coríntios sobre aquele homem que estava em pecado no meio da igreja, ele diz assim: “Cuidado, porque um pouco de fermento pode levedar toda a massa”.
A disciplina vem não para desprezar a pessoa que errou, mas vem como um cuidado tanto para a pessoa que errou como para as outras pessoas não erraram. É semelhante a uma pessoa que pegou um vírus e está em quarentena, separada para que aquele vírus não chegue para outras pessoas.
A disciplina tem o caráter de zelo pelas pessoas da igreja, mas também zelo pela pessoa que errou, que pecou. É importante pensar nisso, porque as vezes, queremos pensar em disciplina como se fossemos justiceiros. Ou seja, pensa em aplicar a disciplina para se vingar do que a pessoa fez. Ou melhor, pra se vingar por Deus, pelo que aquela pessoa fez.
Mas, o primeiro objetivo da disciplina é RESTAURAÇÃO.
Por que é necessário corrigir pessoas? Exatamente por isso, porque o pecado no meio da igreja pode ser contagioso e também porque uma pessoa em pecado ela faz com que o nome de Deus seja blasfemado dando assim um mau testemunho cristão no mundo e isso não é algo positivo para Deus.
Quando Davi errou o profeta Natã foi ter com ele e disse: “Olha, você fez com que os inimigos do Senhor desprezassem o nome dele”, por causa da atitude de Davi. Isso é muito sério.
Em Romanos capitulo 2 quando Paulo escreve aos ministros ele diz que quando o ministro prega uma coisa e vive outra ele faz com que o nome de Deus seja blasfemado no meio dos gentios, isso é muito sério.
Por isso, a disciplina tem grande importância no meio da igreja. Para que essas pessoas que erraram possam voltar para aquele lugar de santidade, a restauração a santidade.
“Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.” (Gálatas 6.1)
Paulo disse que até quem está corrigindo pode ser tentado a cair no mesmo erro. Para você perceber que o pecado pode sim ser contagioso. Mas é interessante essa palavra “CORRIGI-O”. Essa palavra não tem o sentido de uma disciplina brava, mas tem sentido de RESTAURAÇÃO, conserto, reparo.
É como um osso que foi quebrado no seu corpo e precisa agora ser engessado, precisa de cuidados para que ele seja restaurado novamente. É nesse sentido que Paulo está dizendo.
Se alguém for pego em algum erro, você deve restaurá-lo. Você que é mais espiritual.
A disciplina é sempre restaurativa e não punitiva.
Você não pode pensar em uma disciplina como uma punição simplesmente, ela tem um objetivo: restaurar a pessoa em amor.
2 Comentários
Muito Bom.
Muito bom texto homem de Deus!!!