Verbo FM

Dicas de nutrição

Olá queridas,

Estamos de volta com mais um post especial contando com a participação de uma querida amiga, a nutricionista Iara Diniz. Ela nos traz uma ótima explicação do que é a celulite e nos dá dicas de um cardápio que nos ajudará a amenizar os efeitos deste mal odiado por todas as mulheres. Espero que gostem.

Um abraço e até o próximo!

Que tal fazer uma “faxina” no organismo e se livrar da famosa celulite? 

Iara Diniz – Nutricionista

por Iara Diniz

Nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Nutrição Aplicada a Estética (CRN 5276)

Fibroedema gelóide, lipodistrofia ginóide, ou simplesmente, celulite. Está aí uma das principais queixas do público feminino.

A celulite é uma desordem de causas múltiplas, mas que tem na dieta hipercalórica, rica em açúcares refinados, alimentos gordurosos, chocolates e refrigerantes, ou mesmo pobre em fibras, vitaminas, minerais e água, além do uso de álcool e do sedentarismo alguns dos fatores desencadeantes. Recursos eletroterápicos, cosméticos, manuais e nutricionais são apontados como opções de tratamento.

No tocante a parte nutricional a dieta desintoxicante é totalmente indicada para combater as famosas celulites. A dieta “detox” como é mais conhecida tem como principal objetivo eliminar substâncias prejudiciais ou minimizar o efeito destas no nosso organismo.

Mas afinal que substâncias prejudiciais são essas? Existem vários compostos químicos que são estranhos ao nosso corpo como os corantes, conservantes, agrotóxicos, aditivos, além de substâncias encontradas em plásticos e poluentes, que sua grande concentração está relacionada não só as indesejadas celulites, mas também à dificuldade de se perder peso, ao mau funcionamento do intestino, cansaço excessivo, dificuldade de concentração, menor capacidade de defesa imunológica contra doenças, inchaço, envelhecimento e outros sintomas indesejáveis a nossa saúde.

Segue abaixo um cardápio (para um dia) sugerido para limpar o seu organismo e eliminar as indesejadas celulites:

DESJEJUM:

  • Porção de fruta
  • Tapioca com queijo branco
  • Chá de hortelã sem açúcar

LANCHE DA MANHÃ:

  • Suco de abacaxi com hortelã e gengibre

ALMOÇO:

  • Saladas cruas: mínimo de três cores diferentes; amarelo (betacaroteno), verde (magnésio), vermelho (licopeno)
  • Legumes com alho e cebola: ricos em antioxidantes e antibióticos naturais
  • Arroz integral com brócolis
  • Peixe grelhado: fonte de ômega 3, antiinflamatório natural indispensável para o bom funcionamento do coração
  • Laranja: fonte de vitamina C e fibras
 LANCHE DA TARDE
  • Salada de frutas: fonte de vitaminas, minerais e fibras
JANTAR
  • Legumes no vapor
  • Saladas cruas à vontade (vitaminas antioxidantes) + castanha-do-pará (fonte de magnésio e manganês)
  • Peito de frango grelhado
CEIA
  • Porção de fruta

É preciso destacar que a ideia da dieta detox é de uma limpeza no nosso organismo de dentro para fora e não deve ser utilizada como um plano alimentar a ser seguido por muito tempo. Não se deve também confundir a detox com alguns programas de dietas líquidas extremamente restritas que podem prejudicar a saúde das pessoas. Por isso é tão importante que este processo seja orientado por um profissional nutricionista, que analisará a atividade física e o esforço diário de cada um e elaborará um cardápio desintoxicante personalizado às suas necessidades diárias, indicando, portanto, o qualitativo e quantitativo dos alimentos e a duração do processo que vai desde sete a quinze dias.

 

1 Comentário

  • Amei a dica,Irmã Iara! Você é uma profissinal de excelência! Que o Senhor continue concedendo mais e mais sabedoria em todas as áres da sua vida.
    Parabens Ana e obrigada pelas dicas que você sempre deixa para nós mulheres! Afinal devemos ser cuidadosas em tudo!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!