Verbo FM

Depressão

No texto de hoje, resolvi falar sobre depressão. Eu sei que esse assunto tem sido muito tocado nas redes sociais e achei importante dar um pequeno depoimento, um testemunho a respeito disso. Eu já vivi uma depressão muito profunda, na época da minha conversão. Junto à essa depressão, embora eu não tivesse o conhecimento desse diagnóstico na época, eu tive transtorno de ansiedade e crise de pânico. Foi um tempo bem terrível e desafiador. Eu não conhecia nada daquele sentimento, não conhecia aquela pressão. 

Na verdade, Jesus foi a salvação literal da minha vida, dando-me a oportunidade de começar um processo novo, em que eu fiquei completamente livre de toda ansiedade, depressão e pânico. Evidentemente, não foi da “sexta para o sábado”; foi um processo longo de envolvimento com a Palavra, com o Senhor, porque, na época, eu não tinha nenhuma outra alternativa, não tinha condição de acessar um médico ou um terapeuta. 

Como novo convertido, também não tinha liberdade e nem sabia explicar direito o que estava acontecendo comigo, mas, de qualquer maneira, com o tempo, tudo isso passou, Deus me levantou, me curou, me deu paz, alegria, estruturou a minha vida emocional, me estruturou como pessoa e me fez crer na minha identidade em Cristo Jesus. 

Às vezes, as pessoas têm um preconceito enorme com a doença. Depressão é uma doença, como qualquer outra. Assim como o seu corpo adoece, a sua mente, as suas emoções e os seus sentimentos também podem adoecer.

Em nosso meio, você pode enfrentar dificuldades até para expressar um sentimento ruim, um momento de angústia, um princípio de tristeza profunda. Eu mesmo já fui abordado por muitas pessoas, alguns líderes espirituais, pastores, alguns bem conhecidos, que tiveram a liberdade de me procurar para comentar comigo o que estavam sentindo; momentos desesperadores e difíceis, em que eles estavam fazendo coisas que não conseguiam compreender e não conseguiam explicar. 

Graças a Deus, eles puderam conversar e expor o que estavam sentindo. Eu, dentro das minhas possibilidades e pequenas experiências, pude orientá-los a procurar um médico, uma terapia, assim como o envolvimento com a Palavra, oração e rede de apoio. Esse é o procedimento que deve ser normal. Evidentemente, alguém pode crer para receber a cura de depressão, alguém pode orar e a unção despedaçar aquele jugo, mas, na minha experiência, ao longo deste tempo de pastoreio, são exceções. Na verdade, a depressão, como doença, deve ser tratada, acompanhada com psiquiatras, terapia, rede de apoio, oração, meditação na Palavra, acompanhamento, porque existem “casos e casos”. 

A depressão tem muitas variáveis e, às vezes, para a pessoa que está com depressão, você fala: “Creia”. Mas ela não tem força para nada, não crê nem para existir. Às vezes, ela quer morrer para se livrar daquela angústia e daquela dor. Se você tem condição de crer, meditar na Palavra e orar e, de alguma forma, restou alguma reserva espiritual para você, dando-lhe a possibilidade de não fazer uso dos recursos terrenos, maravilha, mas esse não é o caso de todo mundo. Às vezes, a pessoa não consegue levantar da cama, não quer tomar banho, não quer conversar com ninguém, quer ficar no quarto escuro. Não é “frescura”, ela simplesmente não consegue, porque depressão é uma doença. 

Segundo todos os psiquiatras que eu conheço e converso, o cérebro é autônomo e, às vezes, assim como a perna quebra e você tem um problema em outro órgão, ele também funciona através de hormônios e químicas que ficam deficientes. Elas “quebram” essa cadeia de sensação, de prazer, de bem-estar, de equilíbrio, de raciocínio lógico. Então, o que nós precisamos, antes de qualquer coisa, na minha maneira de enxergar, é quebrar o preconceito, porque senão vamos colocar um peso sobre as pessoas, achando que todo caso é o mesmo, que toda situação tem que ser tratada da mesma forma, mas não funciona assim. 

Cada pessoa tem um temperamento, uma maneira de lidar com as coisas na vida. Para lidar com a doença, ela vai levar aquilo que tem, de forma sã, de fragilidades emocionais, áreas em que ela é forte, fraca. Então, é importante que você entenda que a fé funciona, sim, e eu sou um testemunho vivo disso. Eu fui curado de depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico; quis morrer, tentei suicídio, desisti das coisas, da vida, mas a boa mão do Senhor me alcançou com seu favor, com sua graça e eu estou aqui completamente livre. Essa enfermidade nunca mais ousou tocar na minha vida.

Hoje, eu tenho plenitude de paz. É algo maravilhoso. Eu estou aqui celebrando a Palavra, contudo, sempre me causa um certo cuidado quando esse assunto é tratado colocando na conta da fé situações em que uma pessoa está passando por depressão, pois, às vezes, ela não tem como nem ler a Bíblia. Ela não consegue, um versículo não para na cabeça, ela não consegue falar, levantar, ela desiste de viver.

Existem alguns casos de depressão que são mais leves, outros são mais agudos. Não é frescura. Perca também o seu preconceito, você que lida com uma pessoa com depressão, e você que passa por esse problema. Se você quebra uma perna, vai ao pronto-socorro e procura um especialista para cuidar dos seus ossos. Se seu cérebro tem uma “quebra” e sua alma se fragiliza, e você tem esse problema químico, isso também é tão real quanto quebrar uma perna. 

Utilize todos os recursos que tiver em suas mãos. Creia no Senhor, creia na Palavra. Jesus me curou da depressão, de todo mal emocional. Eu sei de pessoas que precisaram de um psiquiatra, um psicólogo, de um acompanhamento da família, de um cuidado, porque é um período de muita fragilidade. 

Eu já atendi parceiros ministeriais, chorando com culpa: “Como eu posso ser um homem de Deus e estar sentindo o que estou sentindo?”. Vontade de desistir de morrer, sem conseguir dormir, uma angústia tremenda. É um problema sério. Quantos eu tenho conversado em lugares discretos, chorando como crianças? A primeira coisa que eu procuro fazer é tirá-los daquela condenação, explicando que isso acontece apenas com quem é gente.

No final, a Palavra de Deus funciona. O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, mas volto a insistir e enfatizar: cada um reage de uma forma e nós temos que detectar até onde cada um pode ir. Às vezes, a pessoa chega a um quadro de depressão e eu falo: “Como você está? Você consegue orar? Você consegue frequentar a igreja? Dá para você resolver isso se eu ajudar você com bons livros? Com a Palavra?”, e a pessoa diz “ok”, e fica bem. Outras falam: “Pastor, eu não tenho vontade de viver, de levantar, estou há dias sem tomar banho, não tenho vontade de comer, é tudo uma grande escuridão”. Ajudamos essas pessoas com psiquiatras, terapeutas, rede de apoio da família, um apoio espiritual, cercando-as até que se estabilizem e consigam orar e ler a Palavra. 

Vamos viver sem culpa, sem condenação. Muitas pessoas entram em crises severas, porque, em nome da fé, e para guardar uma suposta reputação, morrem, ou levam uma vida sem graça nenhuma, com coisas não resolvidas, porque não buscam ajuda. Quantos líderes e pastores chegam a tirar a própria vida, sem ajuda?

Todos passam por desafios, por momentos difíceis, mas a Palavra de Deus diz que sobre todas essas coisas somos mais do que vencedores. Deus é bom! Jesus levou sobre si as nossas dores e enfermidades, por Suas pisaduras somos sarados. Assim como muitos creem na cura de um câncer, enquanto fazem quimioterapia, outros podem crer na cura de uma depressão, enquanto buscam recursos dos médicos e terapeutas, envolvendo a sua fé. No final, o que importa é o resultado e não o processo. Cada um vai agir de uma maneira!

Deus é bom. Ele tem me falado que a Igreja, como um todo, deve aprender a desfrutar da paz e alegria, confiando no n’Ele. Os dias passam e você nem vê. É tempo de sossegar um pouco. Priorize você, cuide de você, porque se você não estiver bem, não vai poder cuidar de ninguém. Se você precisa de ajuda, Deus vai colocar alguém para ajudá-lo. Seja um pastor, um líder, um membro da igreja, procure ajuda. Fica mais fácil quando procuramos ajuda e podemos ajudar uns aos outros.

Deus é bom, generoso e misericordioso. Ele tem cuidado de nós. Guarde essa Palavra em seu coração. Se você precisar, busque ajuda e creia: Deus é fiel, justo e bom; e sempre está pronto para estender a Sua mão de misericórdia e graça sobre a sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!