Por: Rachel Bichusky Garcia
Olá queridos, graça e paz!
Considero-me um pouco “suspeita” para falar sobre a hidroginástica, já que fui professora e praticante da modalidade por uns bons e divertidos anos, ou seja, sou apaixonada pela atividade!
Eu poderia iniciar este texto dizendo que a hidroginástica é uma atividade na qual temos como base a água e os benefícios que ela pode oferecer. É uma atividade democrática, praticada por homens, mulheres, crianças, jovens, idosos e equipes de treinamento em outras modalidades. Respeitando-se sempre os objetivos e limitações de cada grupo.
Algumas pessoas pensam que o público alvo da hidroginástica é a turma da terceira idade. Isso é um equívoco! Embora a atividade seja altamente benéfica para esse público, sua esfera de benefícios para pessoas mais jovens é muito rica.
Toda atividade física implica em alguma forma de exercício que pode ter contribuição tanto preventiva como terapêutica, que de modo geral permite melhorar a qualidade de vida. Como é uma atividade praticada na água, pode facilitar para que cada indivíduo mantenha seu ritmo, intensidade e energia.
A hidroginástica, além de trazer condicionamento para o próprio corpo, também traz vários benefícios secundários que o indivíduo poderá conquistar, como: aliviar o estresse, dormir melhor, controlar o peso, etardar o envelhecimento, melhorar a aparência e fazer amigos (visto ser uma atividade realizada em grupos).
A hidroginástica se define como a soma de exercícios com movimentos precisos e bem orientados a um meio onde a ação de gravidade incide brandamente evitando dessa maneira os microtraumas comuns à prática física, resultando em uma atividade que interage automaticamente os domínios afetivos, cognitivos e motores. O exercício ajuda o indivíduo a desenvolver ossos mais fortes, uma atividade mental positiva, melhor circulação sanguínea e maior proteção contra doenças cardíacas.
Em uma pesquisa realizada no ano de 2004 pela equipe ABC do Corpo Salutar concluiu que ao todo, no mundo, 4 milhões de pessoas procuram a hidroginástica por ano!
Em comparação com os exercícios de solo, a hidroginástica pode ser:
- Mais divertida e agradável;
- Mais eficaz e estimulante;
- Mais cômoda e mais segura.
Praticar hidroginástica regularmente melhora todos os cinco componentes do condicionamento físico:
- Aeróbico, melhorando o coração, os pulmões e o sistema circulatório;
- Força muscular;
- Resistência muscular;
- Flexibilidade;
- Composição corporal (Proporção da gordura em relação à massa magra).
Algumas vantagens da prática da hidroginástica podem ser:
- Ausência de impacto;
- Articulações, músculos e coluna trabalhando com maior segurança;
- Ausência do desconforto da sensação da transpiração (lembrando que a transpiração ainda pode ocorrer, mediante a intensidade empregada)
- Diminuição das dores musculares devido ao efeito massageador da água;
- Sobrecarga natural: resistência da água;
- Melhora do tônus muscular;
- Auxilia o trabalho aeróbio e anaeróbio;
- Proporciona relaxamento;
- Ambiente descontraído;
- Proporciona a integração e a socialização;
- Estimula a autoconfiança.
O corpo perde uma porção considerável de seu peso quando mergulhado na água até a altura dos ombros, em razão do empuxo. A pressão tranquilizante da água alivia o inchaço e dor nas articulações e aumenta a flexibilidade e mobilidade. A água tanto pode proporcionar um treinamento leve e fácil quanto um duro e enérgico, dependendo da força do movimento utilizado.
Muitas pessoas podem estar se perguntando: “Hidroginástica?! Piscina, nesse frio?!”
Para aqueles que já são praticantes, minha sugestão é: Não parem! A continuação da atividade em estações mais frias, pode auxiliar no combate à alergias, aumentar a resistência às alterações climáticas, entre outros.
Para os que desejam iniciar uma atividade, e pensam que esta não seria uma boa opção para iniciar no inverno, não esqueça que a água das piscinas em academias são aquecidas, em torno de 31º C. Além do mais, durante a atividade o corpo se aquece, e com a temperatura da água podem dar uma imensa sensação de prazer e bem estar, e muito conforto.
Algumas academias possuem secador de cabelos nos vestiários. Caso a sua não forneça, leve o seu, assim, você sairá aquecido da academia, e não com os cabelos molhados.
É importante ressaltar que antes de qualquer atividade física deve-se fazer uma avaliação. Com a hidroginástica essa “lei” não é diferente. Antes da prática desta atividade devem ser feitos testes de capacidades físicas, anamneses, entre outros.
Quando se trata da nossa saúde, sempre é tempo de começar!
Nota: Parte desta matéria foi extraída de um trabalho acadêmico que desenvolvi no período da graduação.
Fiquem conectados, fiquem em forma!
No amor do Senhor,